Linha Verde

Há tempos, ouvindo um típico pessimista a falar, ocorreu-me um pensamento primário mas que me parece fazer sentido.
Dizia ele algo como isto: "De que adianta ter momentos de alguma felicidade, em que estamos bem, se a seguir há-de acontecer algo de mau que vai estragar tudo e nos deita abaixo? Por isso prefiro não me entusiasmar muito com nada, porque já sei que a seguir alguma coisa vai correr mal."
E o meu pensamento foi: A vida é como aquelas máquinas dos hospitais. Aquelas máquinas com ecrã negro e linha verde que indicam se o doente está vivo ou morto.
Ora eu prefiro viver a vida a descer, sabendo que horas, dias, semanas, meses depois vou subir (pelo menos acreditar e fazer por isso), do que vivê-la na monotonia diária da horizontalidade. Isso é sobreviver, quanto muito. E não posso crer que estou aqui para me resignar a tal verbo.
Quem a vive assim, linearmente, pode até não sofrer, não saber o que é a dor, mas certamente não saberá o quão boa é a subida, o quão bom é afastarmo-nos do fundo, o quão bom é ver e sentir a linha verde a subir. O que sabe da vida aquele que a vive de forma recta? Esse percorre o ecrã negro de forma rápida e linear. Eu prefiro percorrê-lo de um lado para o outro, para cima e para baixo. Fica mais iluminado.
Se a linha for recta, horizontal, a pessoa não vive. Não vive, pelo menos, como eu ainda entendo a vida. Está ali, apenas um corpo, um corpo sem efectiva vida. Se a linha subir e descer, a pessoa está viva.
Se alguma coisa levamos da vida é ela mesma. O que vivemos é a única coisa que levamos connosco quando da vida saírmos.

8 comentários:

TheTalesMaker disse...

Neste momento, a tua vida está de facto a passar um mau bocado. Sozinho, familiares doentes, a pequena camila doente, tu a teres que fazer um horário de loucos por causa do teu trabalho.
Mas certamente será por pouco tempo. Como tu dizes a linha sobe e desce e certamente vai subir de novo e talvez em breve.
Um beijo

Anónimo disse...

Olha que bela metáfora.

E falando em viver...vamos tomar um copo ou não vamos?

Anónimo disse...

Espectacular ... concordo plenamente ... embora tema que a pessoa a que te referes seja eu ... também concordo com esta perspectiva ... isto é muito dificil de avaliar linearmente como a linha que, percorrendo o ecrã na horizontalidade, mostra menos cor e ... menos afirmação claro

Anónimo disse...

Quando é que páras de escrever coisas interessantes?

Anónimo disse...

A minha linha hoje está em baixo mas sei q vai subir pq tenho mto presente pessoas mto pior do q eu.
E deviamos todos pensar nisso.
Adorei este texto, adorei.

Anónimo disse...

Espectacular imagem. Até fiquei um pouco aparvalhada, mas é mm verdade.

Anónimo disse...

Tal e qual. Grande mensagem.

Anónimo disse...

Há pessoas q a máquina devia ter a linha sempre horizontal ou seja parada.