Algo de novo na escola da margem sul

Pois bem, durante anos fui professor de alunos surdos. Hoje, após uma reunião em que passei o tempo a desenhar, tal era a barulheira e desorganização vigente, descobri que não só vou ser professor de alunos cegos, como director de turma dos mesmos. Calha-me cada uma!
Mas não me importo. Se ficar nesta escola nova, não me importo de ter estes alunos. Já fiz tantas coisas no ensino, é mais uma. E, sinceramente, até acho aliciante. Vai ser complicado, tenho a certeza, mas é, mais uma vez, algo de diferente onde farei o melhor que conseguir.
Consegui contactar a mãe de um dos alunos que veio à escola em pânico com a situação do filho que, tal como eu, entrou para uma escola nova. Se para mim é uma confusão com tantas coisas novas, imagino para uma criança destas.
"Ele precisa de materiais próprios, ele dá muito trabalho, é um rapaz muito revoltado com o mundo, precisa de alguém que ande com ele pela escola, o leve aqui e ali, lhe dê muita atenção e carinho. O professor poderia fazer-me isso? Ele precisa tanto de ajuda. Por favor..."
Perante isto, perante o olhar quase suplicante daquela mãe, como iria dizer que não? Que sou professor e estou ali para ensinar, não é para andar a dar carinhos, para andar a passear com os meninos pela escola, levá-los à casa-de-banho e por aí fora? E os meus intervalos? E o meu cigarrinho?
Lá conversámos um bom bocado, tentando minorar a angustia daquela mãe. Lá fiquei com umas luzes sobre a situação. Assusta-me, mas alicia-me ao mesmo tempo.
Agora é convencer os meus colegas a trabalhar convenientemente com estes miúdos. Já vi que a reunião de conselho de turma de amanhã não vai ser fácil. A ver vamos...

10 comentários:

TheTalesMaker disse...

Sim, de facto deve ser um motivo de muito trabalho e orgulho trabalhar com crianças assim, com causas idênticas a estas. E conhecendo-te já daquilo que te conheço sei que eventualmente se ficares, saberias dar conta do trabalho.
Mas agora sendo eu um pouco egoísta, desculpem lá, e espero que não me caiam em cima por causa disso, gostava e espero que ficasses aqui na escola mais perto. Mesmo porque terias uma qualidade de vida melhor, dormias mais, estavas mais perto de casa e sei lá, acho que assim poderia ver-te mais vezes...

x-)

Anónimo disse...

Eu morria de susto se me visse numa situação dessas.

É só projectos atrás de projectos.
Tu daqui a pouco já fizeste de tudo numa escola, meu lindo.
Grande currículo, sim senhor.
De certeza que vai correr bem vais ver.

Anónimo disse...

Eu odiaria estar nessa situação ... tenho a certeza que me faria uma confusão muito grande trabalhar com alunos assim ... requer uma preparação psicológica muito forte ... mas tu vais conseguir claro ...como sempre e, ainda bem que assim é.

pedro f. jorge disse...

O grande drama da comunicação, a ausência dos sentidos, ou neste caso, a ausência de apenas um: a visão... e compreendo a revolta daquele a quem a mãe suplica por ajuda. Sendo fundamental para mim a visão, hesito em "escolher" a cegueira ou a surdez, tal é a minha dependência da música... é um comentário cruel, pois a hipótese da escolha foi uma coisa que não foi colocada à disposição de quem não vê, não ouve... ou mesmo não cheira, não saboreia... mas terá sempre tacto, fraco consolo para queles que não podem disfrutar de uma cara bonita ou da voz da Nina Miranda, por exemplo.
Facilito-te a tarefa, caro Zé: problemas de comunicação é o que mais sinto, mesmo tendo todos os sentidos alerta, e aparentemente sendo correspondido... porque não nos conseguimos compreender, então? Estes sentidos são diferentes, têm origem no "coração" (muito embora saibamos que somos, essencialmente, química cerebral). Assim, tanto da minha parte como dos outros, há sentidos que acusam deficiências, que falham na identificação dos sentimentos dos outros, e que não permitem uma resposta necessária. Paleio complicado para falar de amizade, amor, seriedade, carácter ou segurança, amor-próprio e por aí adiante.
A comunicação entre quem vê e quem não vê avizinha-se complicada, pois nunca te conseguirás por na pele de um deficiente visual: experimenta fechar os olhos durante um dia, sem os abrires... faz a tua vida, se conseguires... mas não se aproximará da real experiência, pois sabes que abrirás os olhos... e depois tenta meter-te na pele daqueles aos quais não conseguiste atrinbuir uma amizade ou mesmo amor: tenta funcionar como eles, sentir o que sentem e simula as suas aspirações ou sentimentos. O sofrimento ou a felicidade psicológica dos outros constituirá na mesma um mistério... a comunicação dificultada ou inexistente.
Fala com o teu aluno revoltado e faz-lhe ver que é apenas essa revolta que condiciona a sua felicidade. Há que esteja na posse de todas as faculdades para ser, senão feliz, pelo menos "normal" (com períodos de tristeza, de alegria, de acalmia...), e não o consiga. E resta-lhe o tacto, que a seu tempo saberá dar valor, pois é através dele que tudo se sedimenta, e as emoções se electrificam...

Anónimo disse...

Eu passava-me se tivesse na tua situação. Como é que se trabalha com alunos de hoje em dia já é uma coisa que me faz confusão. Os miúdos andam intratáveis, mimados ou desamparados e a escola para eles é um passatempo já é uma coisa que não é mesmo para mim, ainda mais alunos cegos.
E já deste aulas a alunos surdos?
Mas tu és o super-homem? Não podes recusar?

Anónimo disse...

Bem tu estás sempre metido em coisas diferentes. Deve ser pq tb és diferente dos demais só pode.
Mas vais-te sair bem, tenho a certeza absoluta.

Anónimo disse...

Eu tive um colega de trabalho cego e era mto complicado quase diariamente, qto mais crianças que ainda não têm as defesas dos adultos.
é um trabalho do maior valor.
Sei que as coisas no ensino não estão bem, vejo notícias e tenho mais conhecidos professores q se sentem mto frustrados e desmoralizados, mas acredita que tens uma das mais válidas e grandiosas profissões do mundo ainda para mais em situação como estas.
Espero q tenhas a noção disso. A figura de um professor é fundamental para o crescimento de muitos jovens e adolescentes, n te esquecas disso nunca. Tu podes ser uma pessoa extremamente importante para muitas vidas ao longo da tua carreira e para estes alunos com deficiencia serás de certeza. Muita força!
Se a escola te deu esta tarefa é pq acredita em ti.

Anónimo disse...

Meus Deus! Isso é verdade? Nem acredito...
Tu és o professor que conheço com o maior curriculum vitae em termos de experiencias, sem dúvida. E ainda és tão novo, lindinho.
Mas se te dão cargos é porque sabem que és competente e capaz. Ou será porque viram chegar à escola um rapaz alto, lindo e cheio de estilo? lol
Nãaaao, estou a brincar. Os miúdos adoram-te e tens ajudado muitos a ser alguém na vida. Tu és mto bom no que fazes. E messmo na escola nova já perceberam isso.
Mas vais mesmo ficar na margem sul????
Na margem norte a escola tambem precisa muito de ti.

Anónimo disse...

Já percebi q estou perante um homem de muitos oficios.

Pena não se dar mais valor a muitos professores.

Anónimo disse...

E não podes recusar? Eu recusava, preferia ter mais turmas, muitas mais.

Mas já percebi que estás até entusiasmado. Se assim é então grande corajem a tua.

Vais ser professor, psicólogo, assistenter social, terapeuta e amigo dessas crianças.