Hero

Nunca fui muito de ligar às ditas "Divas" das vozes. Aliás, sempre me irritaram um pouco, para não dizer muito. Podem ter músicas bonitas, podem ter grandes vozes, podem isto e aquilo mas nunca foram aquilo que se pode considerar como sendo a minha "onda". Pior do que elas são os fãs que quase se matam a defender a sua deusa preferida. Esta canta melhor, a outra grita, aquela tem maior vozeirão mas é feio, esta não tem uma voz tão potente mas tem maior amplitude, a outra não chega aos agudos, esta não atinge os graves...
Mas, há anos, no início da década de 90, confesso, que gostava, adorava uma que é hoje, para muitos, para milhões de americanos, "A Diva".
Surgiu, com cerca de 20 aninhos, no panorama musical e veio para ficar, infelizmente, não da melhor forma.
Nova, um ar fresco e ternurento, muito tímida nas entrevistas, corava quando por ela gritavam, o visual muito discreto e valia-se da voz para emocionar e arrasar corações com as suas baladas. Vendeu, logo de início, milhões de álbuns que lhe valeram multiplos prémios. Não havia quem não gostasse dela. Da forma simples como se apresentava em público, em palco. Da forma bonita como cantava.
Na década de 90 ninguém vendeu mais do que ela, ninguém teve mais temas em 1º lugar do que ela. Os seus agudos ocuparam um lugar no Guinness como sendo os maiores.
Em pouco tempo a rapariga pobre que trabalhava numa pizzaria tornou-se num icon multimilionário. Casou com o dono da maior empresa discográfica do mundo e estava montado o perfeito conto de fadas.
Mas mudou. E mudou muito. Dizem que se deve ao divórcio que a deixou numa completa crise emocional. Só ela o saberá.
Afastou-se um pouco e quando voltou aquela simplicidade não voltou com ela. Parecia outra pessoa. De princesa passou a "vulgar". O cabelo tornou-se louro oxigenado, o corpo de volumptuosas e exageradas formas, as roupas com pouco mais do que alguns centimetros a tapar quase nada.
Ainda tive esperança de que voltasse ao que era. Eu e, certamente, muitos milhares que deixaram de ouvi-la, de comprá-la. As vendas do álbum decaíram no mundo mas, claro, os americanos continuaram e continuam a idolatrá-la e isso, ao que parece, chega-lhe porque todos os trabalhos seguintes foram idênticos. Os americanos habituaram-se, gostaram, e ela manteve-se. Só no seu país vende milhões de cada álbum e isso, talvez lhe chegue.
Uma rapariga de discurso agradável passou a dizer pouco mais do que autênticos disparates nas entrevistas e a comportar-se de forma quase anedótica.
Deixei de gostar dela. Há anos que o caminho musical que tomou, com hip-hops e raps pelo meio, me desagrada. Já nem uso da sua voz de grande amplitude faz. Ela que era a admiração das aprendizes vocais, passou a ser mais uma entre tantas. As outras tentavam chegar-lhe, ela desceu-lhes ao nível. É pena. Muita pena mesmo.
Faz uns floreados com a voz, mostra o corpo desnudo e não passa muito disso.
É uma "Diva" porque em tempos chegou lá bem alto. Hoje não me diz nada.
What happened to you Mariah?

Aqui fica o tema que me fez olhar para esta rapariga, já lá vão anos. Aqui fica um tema que todos nós, de quando em vez, nos deveriamos lembrar de ouvir.

12 comentários:

Anónimo disse...

Totalmente verdade.
E aqui ela tinha uma beleza muito especial.
Esta música é uma grande mensagem, um hino.

Anónimo disse...

Lindo.

Yes Mariah come back again and don't do shit like this things you do today.

TheTalesMaker disse...

Concordo com tudo o que disseste da Mariah e verdade seja dita, já não a ouço há anos.
Agora vou picar o menino... ehehe.
E ELA (ela ela eh eh eh, lol) não pode ser considerada uma diva?
Ou somente a rainha da Pop?
Beijinho bom

Anónimo disse...

E quem não comprou este álbum?
É um tema fantástico que transmite muita força.

Graduated Fool disse...

Thetalesmaker, sabe, vou-lhe esplicar algo. Você mesmo respondeu à pergunta. É que há as divas e há ELA!
As ditas divas cantas, vestem vestidinhos compridos de gala a condizer com as baladas das quais abusam ano após ano, álbum após álbum. São estas as suas carreiras e ninguém lhes tira o mérito por isso. But it's always the same!
ELA pode não ter a voz das ditas cujas mas, sabe menino, ELA tem tudo o mais que essas senhoras não têm.
Veja a carreira, as mudanças, a evolução, os estilos, as mensagens, os espectáculos e depois vai perceber que há patamares elevados, há, mas há um patamar, chamado trono, que só a ELA pertente.

Anónimo disse...

Apesar com tudo o que está exposto acerca desta criatura, confesso que, mesmo achando por exemplo esta música muito bonita, isto também está longe ... muiitttooo longe de ser a minha onda. Isto é, oiço, gosto da voz, da forma melodiosa como canta e passa emoções, a música é bastante emotiva, mas jamais compraria um álbum destes, porque tão simplesmente não o iria ouvir, ficava na prateleira. É exactamente o mesmo que ocorre com a Whitney, a Lara Fabian ou a Celine. Tem vozes fortes e bonitas, a última não (forte sim, boa voz, mas desagradável ao ouvido). Aprecio as suas capacidades vocais, mas aquelas músicas de partir o coração aos pedacinhos, feitas à medida de uma compra mais que certeira, aborrecem-me no imediato ... é tudo muito certinho para o meu gosto

Anónimo disse...

«Pior do que elas são o fãs que quase se matam a defender a sua deusa preferida» - e tu não defendes a tua?!! ;)

Mas picadelas de lado, concordo com a tua análise. Ela irrita-me solenemente. Aquele ar de «olhem como eu sou gira e tenho um corpo cheio de curvas» irrita-me! E as músicas são mesmo péssimas.

Anónimo disse...

Brama muito bem. Até que enfim alguem concorda comigo em relação à Celine Dion. Tem uma voz mto potente mas não acho nada uma voz bonita, soa-me mal até.
A Whitney Houston tem uma voz espectacular mas cansa com os tiques e ao vivo ela não vale grande coisa. Aguenta uns quantos temas mas depois já não dá mais.
E o que ela fez à Mariah Carey nos Oscars foi de uma grande falta de profissionalismo e respeito pela colega. A partir daí fiquei-lhe com um pó (pó? algo de que ela gosta muito. eheheheh)

Para quem não viu os Oscars desse ano eu explico.
Elas cantaram o dueto que fizeram da banda sonora do filme O principe do egipto. Obviamente que cada uma delas tinha que cantar a sua parte. Ora a Houston perante milhões de espectadores resolveu cantar a parte dela e a da Carey.
Ainda me lembro da Mariah a olhar para ela com um ar de quem diz "então, esta parte é minha, estás-te a passar?" Mas a outra continuou até ao fim como se estivesse sozinha em palco.
Não se faz. É uma grande falta de profissionalismo e maldade para com uma colega de profissão. Aproveitou a suposta rivalidade e o facto da sua carreira estar em baixa e a da Mariah bem alta para no espectáculo televisivo mais visto no mundo mostrar que é a melhor. Mas não é. Há coisas que não consegue fazer com a voz e é uma cantora excelente de disco, não de concertos onde se aguenta pouco tempo mto bem.
A Mariah veio a publico dizer que se quis por numa posição secundária para mostrar o respeito que tem pela sua "idola" e para todos verem como a WH tb merecia continuar a ter sucesso.
Para mim é tudo conversa pq viu-se perfeitamente que ela ficou mto surpreendida e não gostou.

Já escrevi demais mas foi uma coisa que me fez confusão tal falta de profissionalismo quando na música há lugar para tanta gente e elas nem têm nada q provar a ninguém ainda por cima.
Achei mesmo muito triste.

Peço desculpa pelo extenso comentário mas lembrei-me e fiquei stressado.

Graduated Fool disse...

Suspeita...
1ª Há as divas e há ELA. São coisas diferentes, patamares diferentes. lol
2º Eu não discuto que o vestidinho X é muito mais fantástico do que o vestidinho Y ou que as unhas e o cabelo de Y é muito mais belo que o da X.
3º Essas senhoras têm vozes excelentes, claro que sim. Mas não passam daquilo. E a evolução? A diferença? As mensagens? As posições políticas? As críticas ao mundo em que vivemos? Os concertos? As opiniões públicas?
O que é que elas fazem? Cantam, só isso. Cantam muito bem e já é muito mas... falta-lhes tudo o resto que, para mim, é muito importante.
E leia-se novamente o ponto 1. lol

Anónimo disse...

Sim brama és muito alternativo nos gostos de certeza. Se é comercial já n interessa.

Anónimo disse...

Obrigado ricardo pela concordância comigo. Não sabia essa da Whitney e fico revoltado como as pessoas podem ser tão baixas nas atitudes. Também concordo que ela não seja assim nada de extraordinário, embora reconheça que gosto mais da voz dela do que da Mariah, isto é, acho uma voz mais bonita, embora lhe faltem as tais capacidades reconhecidas à Mariah. às tantas estava tão drogada que nem se apercebeu que estava acompanhada a cantar, eh, eh ...
De qq modo não iria comprar nada de nenhuma dessas aclamadas senhoras, para ouvir.

Anónimo disse...

Digam o que disserem ela era fantástica.