Parabens!!!

Ontem comemorou-se o Dia do Professor. Ontem comemorou-se o Dia 5 de Outubro. Hoje faz 8 anos que a maior representante do fado, talvez a maior representante de Portugal no mundo, faleceu (pronto, faço de conta que o Mourinho não existe). Mas, para mim, hoje há um evento de maior, muito maior importância. Hoje, o meu grande, grande, grande amigo, o meu melhor amigo, o meu maninho, a minha malinha, faz anos. Isso sim, é o evento mais importante destes dias de início de Outubro.
Há uns anos, numa noite muito especial de Passagem de Ano, enviou-me uma mensagem cujo conteúdo jamais esquecerei. Uma mensagem onde li qualquer coisa como isto: "Tu és, muito provavelmente, a melhor e mais completa pessoa que conheço. Tens defeitos, todos temos, mas os teus tornam-se, quase sempre, pouco significativos quando comparados às tuas qualidades. É uma questão de limar arestas. Mereces toda a felicidade do mundo."
Sei que o escreveu porque me adora. Sei que o escreveu porque os grandes amigos dizem coisas destas uns aos outros. Mas, sobretudo, sei que o escreveu porque verdadeiramente o sentiu. Sorri, partilhei a mensagem e evitei umas lágrimas.
Posteriormente, retribuí-lhe com algo muito idêntico e hoje quero voltar a fazê-lo.
És pessimista, és. És comodista, és. És lento, és. És altamente exagerado, és. Vês problemas graves em tudo, vês. És muito picuinhas, és. Precisas de um psicólogo, precisas. Precisas de limar a forma de ver o que te rodeia, o mundo, a vida, precisas. Precisas de ter cuidado com a tua saúde física e mental, precisas. Para teu bem, precisas. Precisas de te agarrar ao bom, por muito pouco que o sintas, e afastar-te do fundo, precisas.
Mas conjugas em ti das maiores qualidades e valores do ser humano. És humilde, verdadeiro, honesto, observador, tens cuidado para não ferir fundo, não mudas posturas estipuladas socialmente, estás atento, és de uma grande sensibilidade, tens um brilho especial nos olhos, um sorriso luminoso e, mesmo que aches que não, tens uma vontade imensa de viver, de aproveitar, de recolher energias.
São predicados que fazem outros adorar-te, sentirem a tua falta, tanto apreciarem a tua presença. Não é porque te achem uma personagem, é porque, no fundo, contribuis para que vejam certas coisas de certo ponto de vista. É porque os fazes pensar. É porque, muitas vezes, lhes tocas nos pontos que recusam tocar por eles mesmos. E, por isso, muitas vezes se irritam contigo.
A tua luz, o teu brilho, os teus olhinhos espevitados, o teu sorriso e gargalhada contagiante fazem falta. Fazem-me falta a mim. És necessário...necessário na minha vida. Tu sabes disso. Estamos longe no espaço mas sei que estás aí e, para mim, sei que tens estado sempre, sempre. Por tudo e para tudo.
Parabéns pelos anos que tens e viveste. Parabéns pela pessoa que és. Amo-te meu querido amigo, meu querido irmão.

8 comentários:

TheTalesMaker disse...

Adorei a tua dedicatória ao teu mano. Liiiiinda.
Concordo com tudo o que lhe disseste, embora seja verdade que o conheço muito muito menos que tu e há bem menos tempo. Mas consigo ver nele uma óptima pessoa, um ser humano verdadeiro, alguém que ainda TEM os seus valores e os mantém. Um feliz, feliz dia para ti rapaz e a ver se nos vemos em breve.
Beijos e porta-te bem aí por baixo.

Anónimo disse...

Não conheço esse amigo mas acredito no que dizes.
Uma bonita homenagem que o deve ter feito feliz.
Já agora Parabéns também.

Anónimo disse...

Não é o teu amigo do algarve? Ficam aqui os meus parabéns e a vontade de conhecê-lo.
Que dizes a irmos lá visitá-lo um destes fins de semana?
E olha que sou da opinião de que a mensagem que ele te enviou é muito verdadeira. Não te conheço assim tão bem mas dá para perceber que sim.
É o que eu não páro de pensar: tu existes mesmo? de onde é que vieste? serás mesmo real?

Anónimo disse...

Lindo, lindo texto dedicado ao amigo.
Quando vieres cá acima podes trazê-lo claro. Gostaria de conhecer essa pessoa que tu tanto adoras.

Anónimo disse...

Olha não é comigo mas até me arrepiei.

Parabéns ao teu melhor amigo.

Anónimo disse...

Se eu fosse esse amigo ficava corada até ao limite.

Parabens a ele, muitos parabens. :)

Anónimo disse...

Just a note to say ... thank you very much!!!

Pois ... sei lá o que hei-de dizer ... adorei.

PS: o teu amigo rui evidentemente que está longe de depreender que sou eu, caso contrário engoliria as palavras que escreveu; depois da pega sobre o musical qualquer coisa (Rent acho ...), não vai messssmo querer conhecer-me

beijos grandes

Anónimo disse...

Eu faço minhas as palavras do Graduated!!! :))))))