Heart's Anatomy


A aparente simplicidade dos diálogos e a intensidade intrínseca nessa simplicidade fazem desta uma das melhores séries de televisão dos últimos tempos. "Grey's Anatomy".

MEREDITH: "No matter what, you walking down that aisle today. I need you to go down that aisle."
CRISTINA: "Is the toilet paper cutting off your circulation?"
MEREDITH: "You marrying Burke, it´s a sign. Sign that people like you and me ... can do this. Be healthy, be happy. You marrying Burke restores my faith in... me."
CRISTINA: "Ohhhh I get it. My wedding is about you."
MEREDITH: "Yes."

PRESTON: "Cristina, I could promise to hold you, and to cherish you. I could promise to be there, in sickness and in health. I could say till death do us part. But I won't. Those vows are for optimistic couples, the ones full of hope. I do not stand here on my wedding day optimistic or full of hope. I am not optimistic. I am not hopeful. I am sure. I am steady. I'm a heart man. Take 'em apart, put 'em back together, hold them in my hands. I am a heart man. So this, I am sure. You are my partner. My lover. My very best friend. My heart. My heart beats for you. And on this day, the day of our wedding, I promise you this. I promise you to lay my heart in the palm of your hands, I promise you... me."

CRISTINA: "Meredith, please say something, say something! I... I don't know. Say what I would say you if you were me."
MEREDITH: "Okay."
CRISTINA: "Good."
MEREDITH: "Got it."
CRISTINA: "Good. Go."
MEREDITH: "Stop whining. This is your wedding day. You will got on that aisle. You will get married! If I have to kick your ass every step of the way to get you there. You will walk down the aisle and you will get married. Do you hear me Cristina? We need this. We need you to get your happy ending."
CRISTINA: "Okay, I´m ready."

CRISTINA: "I am wearing the dress. I'm ready. And, and maybe I didn't want to before. But I want to now. I really think I want this."
PRESTON: "I really wish you didn’t think. I wish that you knew."

CRISTINA: "He's gone."
MEREDITH: "I... I don't think he's gone. Uh... his stuff is still here."
CRISTINA: "No. No. His trumpet isn't here. His entire Eugene Foote collection, vinyls and CD's. His grandmother's picture was by the bed. His lucky scrub cap was hanging on the door. He's gone. I'm.. I'm free. Damn it. Damn it, damn it! Oh God, get this off me! Take this off, take this off! I can't... Help me, help me, help me!"

10 comentários:

TheTalesMaker disse...

POra acaso só ouço dizer bem desta série, mas nunca a vi, aliás devo ser dos poucos portugueses. Estive para o fazer, mas devido a muita coisa, apenas cheguei a ver uma ou outra cena de um ou outro episódio. Já pensei em ver desde o início, talvez um dia, talvez em breve. Quanto à cena e ao diálogo que colocaste neste post, apenas tenho uma coisa a referir. Que tal como o Preston, qualquer ser humano é isso mesmo: um ser com dúvidas, medos, receios, mas que está disposto a entregar-se a alguém, disposto a arriscar aquilo que de mais preciso tem, o seu coração. Para quê? Para ser feliz. Também eu acho que neste momento estou na posição dele. Na de entregar o meu coração nas mãos de alguém, alguém esse que suponho que me faria muito feliz e vice-versa. É o risco elevado, eu sei. Mas sem apostas, nunca se saberá se na vida somos vencedores no amor, ou perdedores.

Graduated Fool disse...

Thetalesmaker, julgo que não entendeste bem. Mas é natural, uma vez que não conheces a série e estas duas personagens.
Pena eu não ter encontrado o excerto do texto escrito em que o Burke vai ter com a Cristina e lhe explica porque é que não pode casar com ela. Mas podes ouvir com antenção o que ele diz aqui no video.
Ele sempre, sempre quis casar com ela. Ela é que sempre hesitou. Muito independente, workaolic, impaciente, autoritária, mandona, teimosa, a melhor estagiária, etc... nunca se imaginou a casar e muito menos com o seu chefe. Ela é que sempre ficou de pé atrás, cheia de dúvidas. E no fim, às portas do casamento, é ela que, no meio de tantas indecisões decide que sim, que quer mesmo e ele decide que não.
Só conhecendo as personagens é que se pode entender o que isto acarreta.
Ele diz-lhe que sempre viu uma Cristina que não existia, uma Cristina que ele idealizava, uma Cristina que ele queria que fosse como ele sonhava. E ela não era assim.
Como ele lhe diz: "Se eu te amasse a ti, e não quem idealizei, tinha-te soltado, deixado ir, ser livre e independente como sempre foste antes de me conhecer e sempre quiseste ser, queria ver-te feliz e essa é a tua felicidade".
Só que a vida é engraçada e, afinal, como se vê depois, ela fica completamente desesperada porque se apercebe que sim, que ele a libertou, que agora é novamente livre. A liberdade que sempre quis voltar a ter como quando estava sozinha, mas afinal, falta-lhe quem ama, quem estava ali ao lado sempre, quem a amou durante meses e meses, quem sempre aturou as manias terríveis dela... Está livre mas, afinal, percebeu que não queria estar. Estar com ele era a sua liberdade, a sua felicidade. Agora está presa a uma vida que, afinal, não é bem o que queria e perdeu o seu amor.
"I'm free... damn it! Help me, help me, help me..."
E, qual metáfora, tenta arrancar o colar, a presente situação que a sufoca.

Acredita, eu vi uns 2 ou 3 episódios soltos desta série e nunca percebi muito bem porque é que uma cidade como Nova Iorque "pára" à hora em que é transmitida. Pareceu-me uma série básica, comum, com médicos num hospital e casos complicados de saúde, diálogos limitados, sem grande conteúdo... Mas comprei as 2 primeiras séries e digo-te, é uma série notável de uma profundidade assustadora e, ao mesmo tempo, comovente, pela forma como retrata tão bem as pessoas, as relações entre as pessoas, os medos, as alegrias, o muito que temos dentro de nós e a forma complicada de lidar com os sentimentos.

TheTalesMaker disse...

Tenho que ver mesmo isso com atenção para ver se percebo a história. Quanto ao que me explicaste, percebi. Só quando dizemos adeus a algo que gostamos muito, amamos muito, é que percebemos o quanta falta essa coisa nos faz na vida.

Anónimo disse...

Tens aqui dialogos que não estão no video, não tens?
Não vi ainda este episódio, é da terceira série? Não devia ter visto porque agora já sei e não queria saber.
Gostei da resposta que deste ao thetalesmaker pq esclarece minimamente para quem não sabe o que se passa para trás.

Anónimo disse...

Não costumo ver mas gostei do que vi agora. É forte mesmo para quem não está por dentro da trama.
E gostei muito dos diálogos, sobretudo aquele em que diz que às vezes precisamos muito de ver uma pessoa que conhecemos a casar para termos esperança de que afinal é possível até as pessoas mais complicadas serem felizes a dois.

Anónimo disse...

Comprei as duas primeiras séries este fim de semana e tenho visto uns 3 episódios à noite, ainda agora vim o primeiro da segunda. É uma série mto boa que nos prende e nos dá vontade de ver mais e mais o que se passa entre os personagens.
Tens razão, os diálogos são mesmo isso, excelentes. Dão mesmo que pensar.
Em relação ao que aqui mostras, eu ainda estou na fase em que eles começam a relação e está complicado. O personagem da Cristina é espectacular, farto-me de rir com ela e com a chefona baixinha.

Anónimo disse...

Olha a Anatomia de Grey. ADORO!!!!!!
Eu vi este episódio, deu recentemente na Fox. O episódio é excelente e, mais uma vez, com dialogos que mexem connosco.
É linda a cena em que o Burke em plena cirurgia, sem a Cristina ali, faz os votos de casamento, é tão lindo. E depois este fim assim desolador.
A Cristina sempre tão independente, dura, agressiva com os amigos que adora, acaba por sofrer não por ficar presa ao Burke mas por perde-lo. Irónico mas triste. Fiquei com tanta pena dela.

Anónimo disse...

Um dia destes talvez te venhas a sentir como ela e voltes a querer um relacionamento sério, quando achavas que não.
Devias pensar nisso muito a sério, já te tinha dito. Pensa nisso. Pensa, pensa.

Anónimo disse...

Já me falaram desta série e muito bem. Tem ganho muitos prémios e tenho muita curiosidade. Vi 2 episódios incompletos que apanhei na tv e achei muito interessante.
Aguçaste-me o apetite.

Anónimo disse...

Já está à venda a 2 série da L Word e lembrei-me de ti porque sei que gostas. Sou gaja mas um dia a ver se vejo aquilo.
Relativamente a esta Greys Anatomy sou completamente fã. Os excertos que aqui expoes mostram um bocadinho minimo do pq.
É divina.