Automobilices

Quando se tem um carrinho velhote, bem velhote que, volta e meia, precisa de ir à oficina...
Quando por ano chego a gastar metade do valor que o carrito vale...
Quando, por trabalhar longe, o carrinho, que é um carrão grande me engole mais do 50 euros, por semana, em gasolina...
Quando o sistema eléctrico do menino parece que adquiriu vontade própria...
Quando o carrito está quase nos 200 mil km...
Quando, em dias mais quentes, quase asso dentro do rapaz e chego encharcado ao trabalho...
Quando é altamente provável que o miúdo não passe na próxima inspecção e, por isso, me arrebanhe mais umas muitas dezenas de euros do bolso...
Quando sabemos que a tendência é que é rapazote vá piorando...
A solução parece-me mesmo ser adquirir um novo moçoilo móvel.

Pois como sou pobretanas e tenho de comprar um dos menos caros, como prefiro carros pequenos, como preciso de um que caiba nos mínimos espaços de estacionamento da nossa capital, como é absolutamente necessário o mínimo custo possível em combustível... Como tenho a mania da estética e sou esquisito no design, resumi as minhas hipóteses de compra aos seguintes candidatos:
Citroen C1
Toyota Aygo
Peugeot 107
Smart Fortwo

O que mais difere em termos de características e aspecto é o pequenote, amado e odiado, Smart. Ainda assim, talvez o melhor em qualidade. Sempre tive um fraquinho pelo exemplar, confesso. E esta nova versão, segundo consta, é, a todos os níveis, bem superior às duas anteriores. No conforto, na potência, na segurança, na velocidade, nos equipamentos. Desenganem-se os que julgam que é uma lata, uma "cadeira de rodas", uma amostra de carro, um "mata velhos". É pequenino, tem dois lugares, pronto. Mas os carros não se medem aos palmos.
Os outros três são muito idênticos. O interior é exactamente igual. São todos feitos pela Toyota, apesar de dois assumirem marcas diferentes. O C1 e o 107 então são praticamente iguais mesmo no exterior, mas ambos com motor Toyota.
Eu, como analiso todos os pormenores, vantagens e desvantagens, no que é que um é melhor ou pior do que outro, preços, garantias, tudo, tudo, ando nestas indecisões há meses e meses e mais meses.
Mas não posso adiar muito mais. Um dia destes fico parado no meio da estrada e depois é que são elas. Um arranjo de preço descomunal superior ao valor do carrinho velho. E depois nem velho, nem novo.
Não posso demorar muito mais a tomar uma decisão, é um facto. Mais cedo ou mais tarde vou ter de comprar e o meu ordenado não vai aumentar tão cedo. Portanto, tem de ser.
So que, para agravar a questão, agora as diferentes marcas resolveram aumentar o meu stress. Pois é, resolveram lançar edições especiais de cada um deles. Edições especiais aos mesmos preços.
Surgiu o Citroen C1 RFM (parceria com a rádio), com extras grátis, interior diferente e oferta de um ipod. Este tenho de ir ver um dia destes. Espero que não goste para poder riscá-lo da lista.
Surgiu o Toyota Aygo Blue. Apesar dos extras também divulgados como oferta, este está já cortado. Não sou propriamente adepto da cor azul e são muito raros os carros que gosto de ver em tal cor. E este azul é precisamente o azul que mais feio acho num automóvel. Ainda por cima azul por fora e com pormenores azuis por dentro. Não.
E hoje, de visita à Peugeot, deparo-me com a edição especial cheia de extras do 107. O 107 RC Line. Que nervos!
Preto e vermelho. Preto no geral mas com uma lista larga, vermelha, branca e cinza, de frente a trás. Espelhos retrovisores vermelhos e interiores pretos e vermelhos.
No mesmo segundo sorri e fiz uma espécie de careta. "Estou feito" pensei!
Por um lado olho-o e vejo um certo ar algo chunga, daqueles carros que os burgessos adoram. Todo equipado, a mandar "pausa", com ar de que tem um dono que o usa para andar por aí em despiques nas autoestradas e a fazer barulho às tantas da manhã. Um carro de labrego suburbano que se acha o maior, que vive para a sua máquina, para o futebol, para as gajas e que tem como um dos grandes objectivos de vida ter um carro que dá nas vistas, cheio de coisas berrantes para que todos dêem pela sua passagem.
Por outro lado achei-o giro, giro e giro. Adoro a conjugação de preto com vermelho e achei o carro com estilo, diferente, original, com classe.
Que irritação. Um carro é um carro e eu nunca dei grande importância a isso. Qualquer coisa barata e minimamante boa devia servir. Mas não. Eu tinha de complicar!
A verdade é que se vou estar uns 7 anos a pagar mais de 200 euros mensais, então tenho mesmo de gostar do bicho.
Pronto, quando percebi que a lista vermelha é colada desisti logo do carro. Imaginei logo aquilo tudo a descolar. Ao menos isso. Menos um. Ia ver o Peugeot 107 normal e pronto. Além disso um carro assim chama a atenção e é um chamariz aos engraçadinhos que gostam de fazer uns riscos artísticos bem profundos e vincados, que ainda se lembrariam de ir tentar arrancar a dita lista.
Mas o senhor educadíssimo começa a dizer o que eu temia: "Por mim, vender o 107 ou o 107 RC Line tanto faz. O preço é o mesmo. Se bem que este é uma edição especial e limitada que oferece extras, adaptador de mp3, art condiconado de origem, jantes de liga leve especiais, volante em pele, escape duplo, grelha frontal diferente... Mas se o problema é a lista que não sabe se gosta muito ou não, digo-lhe que a lista é colada mas não sai assim, acredite. Isto é muito bem colado. E mais, até tem a vantagem de comprar um carro diferente e se se fartar da lista vem cá que nós tiramos quando quiser, sem deixar qualquer marca na tinta preta. De um momento para o outro fica com outro carro porque a lista faz logo uma grande diferença. Se quiser pode também levá-lo logo de origem sem a lista e não terá quaisquer custos. Leva o interior preto e vermelho, os espelhos vermelhos, que também pode mandar pintar depois de preto se se fartar e sem a lista".
Ai que camada de nervos! Em vez de me ajudar ainda me descompensou mais, o raio do homem! Eu ali a encher-me de stress e ele a falar com uma extrema calma, como se tudo fosse muito, muito lógico.
E agora? Em vez de reduzir as hipóteses de compra de 4 para 3 e assim sucessivamente, de repente, de 4 passei a ter 8 hipóteses, o dobro. Fantástico!
Citroen C1, Citroen C1 RFM, Toyota Aygo, Smart Fortwo Pulse ou Passion, Peugeot 107, Peugeot 107 RC Line com a lista que posso vir a mandar tirar se me cansar e Peugeot 107 RC Line sem lista.




Peugeot 107 RC Line (pode ter ou não a lista ao meio)


Peugeot 107 (versão normal)

10 comentários:

TheTalesMaker disse...

Gostei de todos os modelos e paramim também seria difícil de decidir. O citroen, o meu pai tem um novo, um C3, ok, mas adoro conduzir aquilo. O Smart, também gosto muito. O peugeot que queres escolher também gosto, se bem que teria que pensar muito bem quanto às riscas vermelhas. Mas quanto a este já vi q vais ter que ter muito cuidado ao estacionar de frente. O para-choques é muito rente ao chão e podes bater ou raspar com ele no passeio. O toyota não conheço o modelo. Pronto fica aqui o meu ponto de vista, que sei que sinceramente não ajudou muito.
Beijos e não estragues a cabeça a pensar muito no pópó.

Maurice disse...

Näo penses... intui. Eu sempre comprei carros por intuicäo. Entro no stand, escolho a cor e compro.
Depois atravesso um mês de dissonância cognitiva: se calhar näo devia ter comprado este...
Mas como já está, nada a fazer. E depois passa. E confirma-se que a minha intuicäo näo engana...:)

Ab.

Anónimo disse...

Eu não percebo muito de carros. Como sabes, tenho um C3 e estou muito contente com ele, logo, acho que a aposta no C1 será boa: não gastam muito, a manutenção na oficina de marca é suportável e pronto... não tenho mais argumentos porque, realmente, não percebo nada de carros! ;) Olha... não penses muito. Escolhe e pronto!

Anónimo disse...

Olha eu acho muito giro este das fotos com a tal lista, muito giro mesmo.

Anónimo disse...

Não compres este preto e encarnado, não, não. Acho que são todos giros menoes este que parece um carro dos rallys.

Anónimo disse...

Fantástico. Acho que devias comprar o Peugeot RC qq coisa. É a tua cara. Tem tudo a ver contigo. Tem estilo, é diferente, marca a diferença, dá na vistas, é negro, é lindo e ao mesmo tempo tem um ar fofinho, divertido e queridinho como tu. Já está escolhido, agora é desnbolsar o dinheirinho e vir cá mostrar. Já.

Anónimo disse...

Todos lindos mas acho que ficas bem é num carro grande como tu. Eu também vou comprar um novo brevemente mas maior. Dois carros novos, que coincidência.
Estás convidado para darmos umas voltinhas no meu mais espaçoso. lol

Anónimo disse...

Não gosto muito deste tipo de automóveis mas entendo o teu dilema. Eu quando comprei o meu demorei muito tempo até me decidir e ainda hoje tenho dúvidas porque apesar de estar contente com a escolha, quando vejo um ou outro fico a pensar.
Dizem que o novo Smart tem uma condução muito diferente do anterior, acho que devias experimentar conduzir esse e um dos outros (uma vez que são identicos).

Anónimo disse...

Ah o meu vai ser prata, um Audi prata. Quem pode, pode. lol Mas podes conduzi-lo sempre que me vieres visitar. eheheh

Anónimo disse...

Bem ... estamos em sintonia ... agora é os carros, mas pronto... eu não vou comprar nenhum tão cedo, nem quero mais despesas. Esse da foto é espectacular ... preto e vermelho é do melhor que há e pronto ... dá nas vistas sim, mas é lindo e tem um design moderno ( é moderno ...), todo preto é igualmente giríssimo ... eu também detesto azul, colocarem-me num carro azul por dentro e por fora era matarem-me aos poucos ... sentia-me no éden com anjos e harpas e ... detesto o éden, quero é o fervor dos infernos ( tema do proximo post: no Inferno é que se está bem...)... além disso, no marasmo da candura azul podia ter um acidente sem perceber ... tudo azul, já se estava mesmo a ver ... embate na rectaguarda, não guardou a necessária distância de segurança por se imaginar flutuando nas nuvens.
eu acho que não gostava nada de ter um mata velhos ... pode ser bom, mas parece uma caixa de fósforos ... acho q não, embora seja prático claro ... compra já o preto e vermelho q é lindo demais