Chat Insonia

Numa noite de zapping deparo-me com algo tão surreal que me deixou colado, mesmo coladíssimo, ao sofá. Eu nem estava a acreditar naquilo e fiquei uns minutos a absorver o que o ecrã do televisor me mostrava. Não, não podia ser...mas era e ainda era pior do que eu poderia imaginar. Mas quem é que admite que a ideia de um programa destas sequer passe do papel?
Canal: Porto Canal. Hora: 2.40h. Programa de seu nome: Chat.
Pois bem, para quem nunca viu, fica um resumo daquilo a que, certamente e habitualmente, se assiste.
Ocupando o lado direito do ecrã encontra-se uma página de chat onde vão surgindo frases que, supostamente, devem obedecer, a um tema (diário, semanal, não sei, nem quero saber, uma vez que tal decadência televisiva não me puxa a uma nova paragem pelo canal a tal hora). O povo, maioritariamente juvenil, que deveria estar na cama há horas (uma vez que no dia seguinte tem aulas), vai gastando o dinheirinho dos pais (certamente já há muito a dormir no quarto ao lado) mandando mensagens de telemóvel que surgem no dito chat. Ok, há um tema e as pessoas dão a sua opinião acerca do mesmo. E o que é que está um fulano, com ar patético de quem tem menos 10 anos do que, efectivamente, tem, de nome Hugo, a fazer sentado no lado esquerdo do ecrã? Pois, é o comentador das mensagens, claro está. Não é óbvio!
Perante o tema "De que forma é que a moda influencia a sociedade actual?" ali se registavam, umas atrás das outras, as mais congruentes e apelativas frases tradutoras de um apurado e sintético pensamento criterioso.
Diamantes como: O que interessa na moda são as mamas das modelos e as suas parrecas! A moda é bué fixe. O q tá na moda é o Hugo a dançar de cu pá gente. Hugo, a moda veste é as tuas irmãs k tens k apresentar ágente. A moda é fo****! Curto bués a tua shirt, dá aí ao pessual, Hugão man. A bilha da Rute é q tá na moda, anda cá Rutinhaaa.
Entre estas maravilhas do palavreado humano, maravilhas perfeitamente adequadas ao tema em questão, surgiam também meteoritos linguísticos de soberba qualidade, tais como: Hugo tráx cá mas é a tua mana k eu faço-lhe a folha. Vivó Gloriosoooooo! Bjx da Carlinha k te ama. Spooooorting e leões é q manda. Fdx já me mijei. Huguinho cá pra mim és virado.
Devo acrescentar que me recuso aqui a transcrever outras belezas vocabulares que conseguem descer ainda mais ao fundo do absoluto vulgar, deprimente e ordinário, mas que podem imaginar.
E o dito Hugo, Hugão, Huguinho o que fazia? Sorria, ria, dizia palhaçadas e, de forma inacreditável, fazia-o lendo as frases que iam surgindo do lado direito do ecrã. E como se isto não bastasse, lia as ofensas a si mesmo e comentava as várias preciosidades.
Este rapaz é pago para ser gozado, mais do que para comentar ou entreter. E, por ser estúpido, ou por vergonha, mas para se desenrascar, lá ia entrando no jogo, enterrando-se ainda mais. Dizia então, sempre muito sorridente, claro: Sim, a moda é bué fixe porque é importante nos dias de hoje. Ah, a minha t-shirt foi a produção que arranjou. Se quiseres saber onde a compraram, liga-nos. Oh Grande69 a Rute está na moda? Gostava de saber quem é a Rute. Sim Diogell, eu um dia trago cá as minhas irmãs para veres se são boas. Não Vitorxx, eu não sou virado nem estou virado, como vês estou de frente para o ecrã, mas obrigado pelo teu comentário. Foste à casa-de-banho urinar António666? Fizeste bem. Eu gosto muito da minha casa-de-banho nova e uso-a muito.
E para culminar (culminar a minhã saída da sala, claro, porque o programa estava para continuar e num crescendo de qualidade), o jovem esbracejante Hugo sai-se com esta dissertação de absoluto valor filosófico: Olha, para mim acho uma cena, querem ouvir? Querem, né? Sabem aquela senhora, a Donatella Versace, a dona da Versace? Pois fiquem a saber que foi eleita a mulher mais mal vestida das celebridades. A moda tem destas cenas giras, né? Uma mulher tão rica que faz moda e é de uma marca tão conceituada é tão mal vestida, não acham giro? O que têm a dizer, hã pessoal?
Foi o que bastou para aqui o "pessoal" desligar o aparelho televisivo.
Ah, e mais, em letras bem grandes e bem legíveis estava escrito que qualquer mensagem de conteúdo incorrecto e pouco próprio não seria aceite e mostrada. Portanto, imaginem-se as outras frases que me recuso a transcrever e ainda mais aquelas que não foram aceites pelo programa. O delírio!
Bem, estamos em Portugal, afinal porquê ter ficado incrédulo com o que vi e ouvi? Não era o mais provável acontecer perante uma ideia de um programa assim? Estava-se mesmo a ver...
É tão bom ser português. É tão bom ter tv cabo. É tão bom ter insónias.

10 comentários:

TheTalesMaker disse...

De facto, mesmo na Tv Cabo, o estado da televisão no nosso país é deprimente. Por isso é que muito raramente me apanham em frente ao televisor. Quanto a este programa, tal como já te tinha dito, aquilo deve dar dinheiro, quanto mais não seja das sms, por isso está no ar. Mas julgo que entregarem aquele horário a uns quantos licenciados em comunicação desempregados seria muito mais bem empregue. talvez mostrassem ao país coisas bem mais interessantes, educativas, que formassem opiniões na cabeça desta adolescência perdida, enfim.
Quanto às insónias, bom, eu também as tenho tido. O que vale é a boa companhia que vou tendo no msn.

João Roque disse...

Simplesmente inacreditável este "masoquismo" televisivo que relatas.
Talvez um bom retrato do país que somos, e do qual é difícil sair, enquanto estas mentiladades se mantiverem.
Abraço.

CarlaRamalho disse...

Quando eu pensava que não se podia descer mais baixo do que o novo programa do Fernando Rocha, eis que...

Anónimo disse...

Perante a questão: "De que forma é que a moda influencia a sociedade actual?", respoderia então ... "O queijo limiano é doooo melhorio" e pelos exemplos apresentados, tenho quase a certeza que seria a melhor resposta, a mais bem fundamentada, a mais oportuna e a menos ordinária. Por favor, depois do Fiel ou Infiel, achei que já nada me poderia descompassar os batimentos cardíacos. Enganei-me, em Portugal há sempre imaginação para baixar mais o nível.

Anónimo disse...

Sem comentários.

Anónimo disse...

É por essas e por outras que quase não vejo tv, nem as notícias que são deprimentes.
Uso a tv para algumas séries e para ver dvds e pronto.

Anónimo disse...

O tema até é muito interessante e a ideia do chat não me pareceria assim tão má se fosse na net ou, quanto muito, na tv mas em moldes diferentes. Mas nunca na tv portuguesa porque só podia dar nisso. Os tugas a mostrar o seu baixo nível, para variar.
Quem ganha com isso são as telecomunicações.
Uma vergonha.

Anónimo disse...

Ah ahahah também já apanhei isso uma vez. Nem sabia se havia de rir com aquela tristeza ou de mandar para lá uma sms indignado com o que se passava. Mas se calhar essa não aceitavam.

E olha que quando vi as frases ainda eram mais tristes do que essas, apesar de saber que não meteste aqui as piores.

Anónimo disse...

Só vendo é que acredito. Naaaaaão, eu acredito em ti mas tenho que ver uma coisa dessas.

Anónimo disse...

Mas ainda pode piorar. Se esse tal hugo for substituido por uma gaja a mostrar as mamas, como já em tempos se viu na nossa tv portuguesa.