Ofensivo.

Não sabia que uma das melhores formas de comemorar o Dia Universal do Animal era assistir a uma Tourada. Ainda me consigo surpreender, afinal. Foi o que a RTP fez em horário nobre, segundo me disseram. Apesar de já acreditar em tudo, neste caso, confesso, que me foi difícil crer em tal enormidade.
Hoje é dia dos bichos, vamos lá pôr, em horário nobre, uns cavalinhos lindos e cuidados e uns cornudinhos possantes e bem tratados para toda a gente ver que os animais são de uma grande nobreza e merecem todo o nosso respeito...que lindo!
Um inocente é atiçado, corre atrás do outro inocente e, zás, leva com uma valente espetadela no lombo que lhe enfeitará o mesmo de vermelho. Sim, porque o que se pretende é cor, muita cor e muita festa. E o preto e vermelho conjugam sempre bem. Para quem não gostar destas colorações, tem a orgia visual das cores do público que, entusiasmado, delira com palmas, dos cavaleiros cheios de dourados, altamente produzidos para homenagear animais a quem têm tão tamanho respeito. Sim, senhor! Toma lá mais uma trespassada porque ainda há muito negro do pêlo visível e nós queremos ver litros de sangue a golfar. As pessoas trouxeram os filhos para isso mesmo. Cor, muita cor e alegria.
Para finalizar a festarola, como brinde ao touro exausto (afinal, os animais merecem tudo de bom da nossa parte), um grupo de cobardes vestidos de calças justas lá se metem em fila para, num ápice, envolverem o bichano que, claro, já não tem quase forças para se mover. Palmas, bravo! Homens valentes! A beleza da fotografia a mostrar o carinho, o toque, a união superior entre o homem e o animal. Lindo, lindo, lindo! Estás cansadinho, mereces esta prendinha nossa. Somos queridos ou não somos queridos? Já viste, uma vida inteira no bem bom dos pastos e agora tens ainda aqui tantas gente amiga para te parabenizar? Quem é amigo, quem é?
Dia Universal do Animal. O que poderia ser melhor do que isto? Lutas de galos, não. É pobre, usa-se nos países pobres e, além dos bichos serem pequenos, não criam aquele impacto visual pretendido! É coisa de país que não sabe o que é pertencer à União Europeia. Lutas de cães também não. É algo chunga, cheira a suburbano e as pessoas têm cãezinhos em casa, podem não gostar lá muito. Se bem que há cães e cães. E alguns, de tão grandes e fortes, dão belos espectáculos de luta e chacina para os quais os próprios donos os incentivam. Senão porque é que teriam aquelas avantajadas mandíbulas?
Mas não, tourada é que é. É mais grandioso e faz parte da nossa tradição. Tem dois animais belos e vistosos. E um canal público, pago por todos, tem a obrigação de comemorar estes dias e da melhor forma possível. Os portugueses merecem o melhor dos melhores. Vamos lá ver se a concorrência consegue uma homenagem maior do que esta!
Os portugueses vão adorar ver bicharada na tv e assim mostramos que nos lembramos e respeitamos este dia, ainda por cima numa perfeita interacção entre os animaizinhos e o nosso povo. Perfeito! Viva a tradiçao!
Daqui a pouco o que é que se vai fazer, por exemplo, aquando das comemorações do 25 de Abril? Erguer uma estátuta ao Salazar? E no Dia Mundial da Criança? Colocar os pais a pregar-lhes chapadões no horário nobre? E porque não fogos postos no Dia da Árvore? Ficam algumas propostas para animar a populaça.

Pois pode não servir de nada, certamente não servirá, mas a RTP já levou com um e-mail meu de protesto.
Sinto-me ofendido e fiz questão de ofendê-los. Já percebi que é assim que, neste país mediocre, as coisas funcionam. Nada de educações, correctas politiquices.
Suas bestas!

9 comentários:

TheTalesMaker disse...

Apoiado. Acho um espectáculo deprimente e mais ainda ofensivo num dia destes. Onde estão eles com a cabeça quando se lembraram de passar tal barbarie num dia que deve alertar as pessoas para a acções de besta que o Homem tem feito aos animais? Não têm desculpas para tal atitude num dia destes. Se fossemos um país decente isto que estamos para aqui a dizer e os emails que temos enviados, certamente iriam se fazer ouvir, quanto mais não fosse no tal programa do provedor, o Paquete. É isso mesmo, vou mandar um email ao senhor. Agora a ver vamos é se ele exerce de facto o seu papel de provedor e nos dá voz, a nós e a todos os animais que sofrem.

Anónimo disse...

Fizeste muito bem em escrever o mail para a RTP. É ofensivo sim, senhor. Andamos a pagar um canal para ver uma coisa destas.
Este país vai de mal a pior.

Anónimo disse...

É uma vergonha. Que forma de comemorar o dia dos animais foi aquela? Com sangue?

Anónimo disse...

Eu sei que o assunto é sério mas o teu post deu-me vontade de rir com a ironia.
Posso dar mais uma sugestão? E que tal no dia da mulher serem atiradas pedras às mulheres debaixo das burcas e o acontecimento ser mostrado em directo pela rtp?

Anónimo disse...

Eu quando liguei a televisão nem estava a acreditar. Senti um revolta e uma grande vergonha de ser portuguesa.

Anónimo disse...

INACREDITÁVEL E VERGONHOSO. :(

Anónimo disse...

Pois ... que dizer?! eu fiz a minha parte, escrevi também ...e parece que mais gente escreveu e inundou os mails da rtp com protestos, mas claro que como em tudo, o provedor da rtp deve ser aficionado, porque segundo parece os aficionados, "incrivelmente", sabiam com a devida antecipação dos protestos dos defensores dos direitos dos animais

Anónimo disse...

Belo post!

Eu também acho que no próximo dia 8 de Março,o Dia da Mulher, deveria haver qualquer coisa de diferente, estilo... uma lapidação na Praça do Comércio ou uma violação pública ... sei lá, qualquer coisa de coerente, como aquilo que foi feito no Dia do Animal!!

Anónimo disse...

Ai meu Deus, o que me ri agora com o comentário da suspeita