Abzurdo. Xiiiiuuuu...

Não vou aqui falar das maravilhosas e constantes novidades provenientes do extraordinário manicómio denominado de Ministério da Educação. As novidades são mais que muitas, quase diárias. Novidades essas tão bem divulgadas pela comunicação social portuguesa. Dessas falo todos os dias na escola. Era preciso um blog só para escrever tudo o que penso sobre todos os assuntos. Só quem está na escola sabe, efectivamente, o que se passa. Somos mandados por gente acéfala, só pode. Não há outra justificação possível e aceitável.
Limito-me aqui a defender a querida Ministra.
Pois é claro que a senhora tem toda a razão. Porque não oferecer o 9º ano a todos os alunos? Porque não oferecer o 12º ano a todos os "adultos", sim, não são alunos. Aqueles que em semanas fazem o secundário não podem ser chamados de alunos. São "adultos", é o termo correcto, defendem os doutos especialistas na matéria. Uma matéria que só nas suas cabeças ocas faz sentido.
Sim, semanas. A título de mero exemplo, o pai de uma colega minha iniciou o 3º ciclo do ensino básico em Setembro, em Dezembro termina o 9º ano. Em Janeiro começa o secundário e em Março tem o 12º ano feitinho. Querem maior feito do que este? Grande Ministra! Grande salto que a Educação portuguesa dá. Nunca se viu nada assim! O Senhor, em 6 meses, indo umas vezes à escola, fazendo umas coisitas que nem de trabalhos se podem chamar, consegue fazer o que outros demoraram, no mínimo, 6 anos a fazer. Genial, sim Senhora Ministra.
Mas, como disse anteriormente, esta diva dos ministérios portugueses é que sabe, ela é que tem razão. Os professores sabem lá! Chumbam meninos inocentes assim só porque não sabem bem escrever o nome?
Porque não dar de bandeja o 12º ano a quem quer que seja se ela, professora universitária, cabeça máxima do ensino de um país dito desenvolvido, diz "Abzurdo" em vez de "Absurdo"? E disse-o, pelo menos, umas cinco vezes em entrevista à SIC, peço desculpa, à ZIC.
Mas ninguém explica a esta alminha que é "abzurdo" vir a público dizer tal coisa? Ou será que é chique e eu não sei? Tantos Secretários de Estado, políticos, jornalistas, professores, com quem ela raramente reúne para serem ouvidos, servem para quê?
Ninguém lhe diz: Senhora Ministra, ser iluminado do ensino outrora calamitoso em Portugal, grande salvadora da Pátria e do futuro saber da nação portuguesa, construtora de génio engenhoso das bases fulcrais de uma sociedade, sabe, a letra "S" só se lê "zzz" quando se encontra entre duas vogais. E o "B" que antecede o "S" não é uma vogal!
Mas dizer para quê? Com a ditadura vigente, ou iamos ter uma automática mudança na gramatica da língua portuguesa, ou então a senhora ainda se lembraria de dar o mestrado a quem soubesse dizer o alfabeto de trás para a frente.
É melhor ficarmos caladinhos e fazer tudo o que a senhora manda. Ela é que sabe. Ela é que tem razão! Xiiiiiiuuuuuu...

13 comentários:

Anónimo disse...

Ainda hoje estávamos comentando essa mesmíssima situação na escola, mas por acaso pensei que fosse uma outra palavra, com o mesmo erro gramatical, mas uma palavra diferente. Pelo menos foi a ideia que me deram.

Tal como um professor que dá uma falta a um tempo do seu serviço lectivo e já não merece excelente na sua avaliação, mesmo que seja extraordinário, uma ministra da educação que diz abzurdo em vez de absurdo, deveria descer num processo avaliativo de ministros, directamente para o regular ou não satisfaz ... afinal representa a educação. A manter a situação dois anos seguidos, isto é, se voltasse a dizer abzurdo ou outro erro qualquer no próximo ano de mandato, seria convidada a integrar os supranumerários ministeriais ou ocupar outro lugar pior remunerado e sem o destaque actual. No entanto, há que referir que, esta ministra além de dar valentes pontapés na gramática, toma medidas educativas desastrosas numa sociedade que, penso eu, se procuraria como mais produtiva, culta, etc ... logo, deveria ser directamente escorraçada para as ilhas desertas e selvagens, mas sujeita a uma formação intensiva, não de 50 horas mas 100 ou mais, em horário pós laboral, na modalidade oficina, para aprender a soletrar as palavras, escrever ditados ... seguida pela noite dentro com mais formação na arte de saber ouvir os outros, atenuar autismo, etc

Anónimo disse...

Já agora e só para acrescentar, levaria consigo o outro vermezinho que a acompanha, para formação intensiva também ... Valter qualquer coisa ... essa coisinha conspiradora

TheTalesMaker disse...

Ah, pois é.
Estúpido fui eu não ter deixado a escola mais cedo e ir trabalhar. Assim, hoje já devia ter dinheiro para casinha e para a minha vidinha e dedicava me agora aos estudos mais ou menos intensivos (pelo menos intensivo só na designação).

Graduated Fool disse...

Sim, Brama, a palavra que ela inziste em dizer com muita frequência é "Abzentismo".

Pois eu, por contigências de trânsito já tive uma falta ao primeiro tempo, logo já não sou excelente. Quem manda aquele homem, precisamente aquela hora, virar aquele camião que ocupou logo duas faixas?
Pois se eu, à semelhança dos anos anteriores, estivesse destacado ao pé de casa, não apanharia tal acidente e já seria um excelente professor. E não estou destacado porquê? Porque a senhora tem mais que fazer e os seus secretáriozinhos de estado, idem. Portanto de quem é a culpa? Dela. Por culpa dela eu estou longe e por culpa dela eu não tenho Excelente. Oh que pena!

Anónimo disse...

É isso mesmo ... abzentismo, foi essa a palavra que me dizeram a Zenhora ter dito ... ai, desculpa Senhora ... já pareço a ministra a falar ...

peço desculpa ... disseram

Anónimo disse...

Eu vi essa entrevista. A mulher passou o tempo a dizer "Abzurdo" e "Abzentismo". E ninguºem disse nada, credo. É ABSSSSSSURDO!

paulo disse...

São maravilhas, de facto. Se queres saber, já nem me debato a favor da dona Lurdes, já não tenho ironia. É remar contra a maré e em vão: os autistas não percebem. E a dona Lurdes é autista de primeira, aliás, ela e sus lacaios. Porque não haver uma secção nos hipers com canudos à discrição, como diz o Zé?
Já batemos no fundo? Duvido: há sempre alguma coisa pior para ser inventada.

TheTalesMaker disse...

Eles além de autistas, devem ser disléxicos, não acertam uma. Será?
Temos que pedir á senhora para bater palmas e fazer o teste a ver se falha as mãos.

Anónimo disse...

Burra e com burros que a acompanham.
Quando ouço as notícias da educação lembro-me sempre de ti.

Hydrargirum disse...

Eu eztou apanhado numa conzpiracao imenza!

Nem sei o que diga...ou como dizia uma aluna minha:
"-Oh Professor, tou nervosa, eu nao consigo pensar!"...

(Pffff...so you slept with whom to get here?)

Anónimo disse...

Inadmissível mas real.

Anónimo disse...

No comments at all.

Anónimo disse...

Abzurda é ela e não é pouco. A entrevista com a Judite de Souza foi ainda mais abzurdo do que eu já poderia imaginar.
Nem os meus alunso dizem abzurdo mas por este andar vão dizer mesmo tudo o que querem e nós não vamos poder fazer nada.
Vamos criar monstrinhos irresponsáveis e até pergosos com falta de valores, responsabilidades e civismo.