"Excelente"

Pois é, quem me manda a mim estar colocado a 50 km de casa, fazer 100 km por dia, acordar às 6 da manhã, demorar mais de uma hora no trânsito, insistir no desgaste do meu carrito velho, gastar dezenas de contos, por mês, em gasolina e portagens?
Quem me manda a mim ter 8 turmas, uma direcção de turma com alunos invisuais em vez de estar perto de casa, a 5 minutos de casa, como tem sido desde há vários anos? Quem me manda a mim estar a preparar aulas, corrigir cerca de 250 testes de avaliação, sair da escola depois das 21 horas, depois de reuniões que de nada servem, enquanto na escola onde deveria estar os meus alunos estão há quase 2 meses sem aulas? Quem me manda a mim ter já umas 30 aulas dos CEF em atraso para dar a duas turmas, num total de 60 de uma disciplina, mais umas 20 aulas de outra? A ser destacado ficarei a dar aulas nas férias do Natal, da Páscoa e, muito provavelmente, em Agosto.
Já para não falar das outras turmas, ditas normais, que têm imensa matéria em atraso. E como não estou lá, levam com as maravilhosas aulas de substituição de que tanto gostam.
E tudo isto porquê? Porque o Senhor Secretário de Estado anda demasiado ocupado e não tem tempo de assinar os destacamentos dos professores que, há anos, integram uma unidade de apoio a alunos surdos. O senhor anda muito ocupado, pronto.
Assim, nesta situação absolutamente extraordinária, lá vou eu todos os dias rumo à margem sul para uma escola onde os professores começarão, daqui a dias, a levar papel higiénico de casa, sim, leram bem. E porquê? Porque é uma escola nova, resultante da junção de duas escolas e o orçamento mantém-se como se ainda de uma se tratasse. Os alunos são em número a dobrar, os professores também, mas o dinheiro é o mesmo que era... e os funcionários também.
Escusado será dizer que as cadeiras do anfiteatro (onde se juntam 3 turmas de cada vez na horas de Educação Física porque o pavilhão desportivo está longe de ser finalizado) já estão partidas, os piaçabas desapareceram e os tampos das sanitas não passam de pedaços. Escusado também será dizer que com a falta de funcionários para o dobro dos alunos, as salas não conseguem ser vigiadas nos intervalos e os meninos tratam de enfiar agrafos nas fechaduras para que não tenham aulas. Já fiquei uma manhã a tomar conta dos meninos no recinto escolar, exactamente por isso. Agora, não há fechaduras para ninguém e andam todos de mochila às costas em todos os intervalos. Sim, porque os cacifos são arrombados, os cadeados partidos... uma animação diária!
E neste ambiente altamente construtivo e lógico, fiquei a saber que, por muito que me esforce, mesmo que faça o pino, mesmo que passe 24 horas na escola, mesmo que todos os meus alunos cheguem ao final do ano lectivo com nota 5 à minha disciplina, já perdi todas as hipóteses de ter uma avaliação de "Excelente". Ah pois é!
Apesar de me levantar com as galinhas e sair de casa ainda muito antes do sol raiar, lá tive o azar de, no outro dia, ficar parado antes da ponte. Eu que tinha apontado para chegar à escola uma meia hora antes do toque de entrada.
E tudo porquê? Porque um camião virou e ocupou, pelo menos, duas faixas de rodagem. A coisa foi noticiada na tv. Soube-se que um pobre coitado que levou com ferros projectados do camião estava em estado muito grave no hospital. Como é possível? Como é possível que aquela criatura tenha virado aquele monstro assim? E aquela hora? Precisamente aquela hora?
Resultado: por causa de tão ousado sujeito, lá cheguei 10 minutos atrasados. Já tinha falta, pois então. Naquele momento, faça o que fizer daqui para a frente, fiquei a saber que já não sou um professor "excelente". A falta é justificada, mas e então? Cheguei 10 minutos atrasado, logo faltei, logo já não posso pertencer ao estatuto dos professores exemplares. Quem manda o camião virar? Quem manda ter ficado tamanho engarrafamento? Quem manda o meu carro não ter asas? Quem manda eu não viver à porta da escola? Bem, melhor mesmo dentro da escola, dentro da sala, não vá ser atropelado na estrada a caminho do trabalho, não vá torcer o pé da sala de professores até à sala. Quem manda?
Pronto, lá terei de me resignar e de me encostar à minha condição de professor que cometeu uma falha gravíssima ao ponto de não poder já sonhar com uma avaliação de "excelente".
E a culpa é de quem? Minha? Do camião? Do camionista? Do trânsito? Da funcionária que me marcou falta? Do Conselho Executivo que não me tirou a falta para não abrir precedentes? Não. A culpa é da Ministra e seus comparsas. A culpa é daquela corja que aparece na tv a exaltar percentagens, sucessos, trabalhos.
Será que ela tem a mínima noção disto? Das centenas de situações completamente ridículas que se passam diariamente nas escolas portuguesas, no real sistema de ensino do país? Não, não tem. Se tivesse não nos brindaria com as novidades constantes, cada vez piores. Ou então tem mas finge que não. E isso ainda é mais grave.
Ambos os casos são reveladores não de um baixo QI, mas de uma perfeita e assustadora falta do mesmo.

11 comentários:

Anónimo disse...

Nem acredito no que acabei de ler.

TheTalesMaker disse...

A parte dos agrafos nas fechaduras ainda não tinha conhecimento. Essa do papel higiénico também é uma boa medida, de facto. Qualquer dia um professor de excelente tem tem direito a comer e fazer necessidade, a bem da contenção de gastos dos consumíveis da escolas. Quanto à história do camião e do atraso é de facto lamentável, mas claro mais ainda o facto do teu destacamento, assim como o de outros professores, nunca mais ser assinado para que voltem a ter uma vida minimamente normal. Se bem que cheia de atrasos.

paulo disse...

Realmente, quem te manda? A vontade de trabalhar, provavelmente. Nunca estive tão longe de casa. Eu este ano só tenho turmas de CEF e é um circo.
Essa do papel é absolutamente ridícula e genial. Eu só levo o papel para eles escreverem, já o higiénico, ainda há, não sei se por muito tempo :)
Eu não me chateio com os excelentes e bons. Não me servem de nada. Além disso, que havias tu de fazer para conseguires mudar o mundo e chegares a tempo ou eu para evitar que um aluno qualquer me mandasse para certo e determinado sítio? Sim, eu sei, temos a culpa toda. Realmente, é tão, mas tão fácil falar do que não se conhece, como fazem os senhores da tv. Cheira a ETAR!

Anónimo disse...

Coitadinho :(
Mas já sabes que podes ficar numa casa mais pertinho do trabalho as vezes que quiseres. Sempre acordas mais tarde e "melhor". eheheh

Frankenstakion disse...

Somos colegas. Somos masoquistas.

Hydrargirum disse...

Vamos por partes:

1-Margem sul?
2-Os piacabas desapareceram? Mas quem rouba um piacaba e para que?
3-Tens de levar o teu proprio PH?

Mas estamos noutro continente, ou que?

A tua realidade deixou-me atonito! eu fiquei cansado, so de "viver" este teu dia...e o teu "Desespero" associado...!

Ora diz-me la que nao da vontade de virar as costas a este Pais?

Anónimo disse...

POISSS, pois pois pois pois pois ....POISSSS, POIS, POIS ...pois pois poispoispoispoos ......

É ISSO ....

Graduated Fool disse...

Dá Hydrargirum. Dá e cada vez mais.

Anónimo disse...

Não consigo acreditar em tamanha injustiça. Está tudo maluco ou que????

Anónimo disse...

Pois, total falta de Qi. Este caso devia ir para a televisão, estou a falar muito a sério.

Anónimo disse...

Olha deixa lá, eu também já não vou ter excelente mesmo porque sou uma mera contratada e nem avaliada devo ser.
O ensino está de cortar com faca.
A sério, tenho mesmo pena de ti pq fazeres isto diariamente é obra.