Uma estátua

Se fosse contar a alguém metade do que já viveste, facilmente se perceberia porque é que digo que mereces uma estátua (não por ser "Dia da Mãe", não por seres minha mãe, não por ser bonito dizê-lo).
És o melhor ser humano que conheço.
Uma pele jovem, lisa, luzidia e uma face rosada de quem sempre teve muitos anos menos, em poucos meses, deram lugar às imensas rugas, à pele flácida e baça, aos olhos tristes (mas ainda assim a deixarem perceber o brilho da extrema bondade), ao cabelo cada vez mais branco, a uma magreza aflitiva. Agora o aspecto, de quem tem mais 20 anos do que efectivamente tem, mostra que cedeste, que não aguentaste mais, que foste muito além de um limite físico e emocional. Mostra o tanto que viveste e o muito mais daquilo que não viveste... e merecias tanto, tanto, tanto. Aguentaste e fizeste tanto e durante tanto, tanto e tanto tempo. O corpo, a mente e a alma não aguentaram mais. Era impossível. A meio desse caminho a grande maioria teria caído. Tu caíste muito depois. Agora não é fácil, nada fácil, levantares-te.
Desculpa se não estive lá sempre. Desculpa se não obriguei o pai, o mano e outros a estarem lá sempre. Tu sempre estiveste por nós e por muitos mais. Fizemos, mas muito menos do que tu sempre fizeste e farás.
Desculpa, no "Dia da Mãe", ter chorado quando, sentada no sofá, falavas e sorrias para mim. Dei uma desculpa qualquer mas foi por ti que chorei. Uma árvore de troncos envelhecidos que nunca teve o ar, o sol, a terra, a água, que mais merecia. Uma árvore que assim ficou para que outros pudessem respirar mais um e outro dia. Dói-me tanto ver-te assim, minha mãe. És tão bonita.
Quero sempre retribuir-te o sorriso que sempre me deste.

6 comentários:

Anónimo disse...

Emocionante texto que deverias oferecer-lhe emoldurado ...arrepiei-me quando li:"Uma árvore que assim ficou para que os outros pudessem respirar mais um e outro dia."

É essa a imagem que criei depois de tudo o que já me disseste sobre a tua mãe.
E como a conheço, sei que a tua mãe não é só a melhor mãe por ser a tua, como todos costumam dizer. Ela é de facto uma pessoa excelente e de um coração sem fim.

Mas não fiques triste ... ainda tens a tua mãe e ela conheceu-te, conhece-te e tu conhece-la e podes dedicar-lhe este texto e muito mais se o entenderes.

Anónimo disse...

Não conheço a tua mãe e nem sei bem ao passado dela a q te estás a referir mas chorei ao ler este texto. É belissimo de tão comovente. Belissimo mesmo.
Fiquei com uma vontade de te abraçar e à tua mãe também.
Pode ser que ela ainda venha a viver o que não viveu. Acredito, pelo que te conheço, que contigo pode contar o mais possível.
Um grande grande abraço.

João Roque disse...

Oh rapaz, que me puseste para aqui a fungar...
Hoje mereces um beijo, não por teres escrito o que escreveste, mas porque gostaria de o dar à tua Mãe, mas é mais fácil dar-te a ti.
Que lindo!!!!

SP disse...

:)

Anónimo disse...

LINDO!

Anónimo disse...

Meu Deus, que bonito. Que bonito.
Já vi que tens a quem sair.
Vê-se que tens um grande orgulho na tua mãe e de certeza que ela tem um grande orgulho por ti, só pode.