Ser Animal

- O ser humano é mau por natureza. É a sociedade, são os valores, as leis, as normas vigentes, as morais, as culturas, as religiões,... que nos fazem tentar ser melhores pessoas, crescer e caminhar num caminho de bondade. Umas pessoas conseguem ser muito boas, outras muito más, outras mais ou menos. Mas, na base, na raiz, nascemos com propensão a sermos maus. Desde pequenos que nos tentam ensinar o certo e o errado, o que devemos e não devemos ser. Somos maus mas aprendemos a ser bons. Tentamos ser educados, cordiais, simpáticos, trabalhadores, correctos, verdadeiros, honestos, bons amigos, bons amantes, bons companheiros, bons filhos, bons pais, bons. Mas na base somos animais, umas bestas. Quando nos contrariam, quando as coisas não são como nós queremos, lutamos, caçamos, devoramos, maltratamos. Vamos lá ao fundo buscar o bicho e, assustadoramente, ele está mesmo ali tão perto. Olha as guerras. Os povos não se entendem e portam-se quais animais ferozes. Na base somos bestas, bichos, somos animais. É assim o ser humano, em última instância.

- Ser humano é evitar essa última instância. É isso que nos distingue dos animais. E isso faz uma grande diferença.

6 comentários:

Anónimo disse...

A frase final arrebatou-me.
Excelente, excelente.

Anónimo disse...

Assino por baixo do que a fátima escreveu. Excelente.

Anónimo disse...

Estava a ler o texto e até estava a concordar, até que li o que a outra pessoa disse e vi que essa é que tinha razão. É mm isso.

Anónimo disse...

Concordo com tudo

Anónimo disse...

Great ending.

João Roque disse...

Eu estava a franzir um pouco o sobrolho com a leitura do texto, mas realmente a frase final veio a dar-lhe toda uma coerência.