O Clube dos Anti-Coldplay

Todas as bandas têm o seu querido clubezinho dos adoradores e o seu queridinho clube dos que nutrem pela mesma um Total-ódio-absolutamente-profundo-e-visceral. É até frequente do primeiro passarem para o segundo clubinho de nariz empinado, como se isso significasse serem seres mais iluminados, cultos, de "bom gosto", como que "cresci, deixei de gostar, obviamente", fazendo questão de humilhar quem ao outro clube pertença, não deixando sequer margem para os indecisos.
Os Coldplay são dos exemplos máximos disso mesmo. Quando surgiram, por terem uma sonoridade diferente do que então se fazia, eram adorados pela maioria. Desde os consumistas pop, aos do rock, aos alternativos, aos que não ouvem música estrangeira, aos que nem dão grande importância à música... A qualidade da banda de Chris Martin fazia com que fosse daquelas bandas que toda a gente gostava minimamente, pelo menos.
Assim foi durante o primeiro álbum e mesmo durante o segundo. Ao terceiro já o queridinho clube dos Odiadores-de-morte contemplava uma imensidão de sócios. "Coldplay? Odeio. Que nojo. Que seca. Que porcaria. Ainda ouves isso?"
Passou a ser das bandas mais odiadas dos últimos anos, senão das últimas décadas.
Sim, são algo monocórdicos, sim, o terceiro álbum é algo repetitivo, sim, é um cantar algo arrastado, mas eu gosto, continuo a gostar. Não ouço muito, nunca ouvi, dificilmente ouço um álbum, várias vezes seguidas, do início ao fim, mas gosto. Gosto muito.
Agora, depois de se falar que iriam terminar, chega (ainda só à net) o single de abertura do próximo álbum, o quarto.
"Viva La Vida Or Death And All His Friends", o nome do álbum.
"Violet Hill", o nome do single, que tem ali muitos, muitos e muitos pozinhos de Oasis. Por mim, this is a very good perlude!



Was a long and dark December
From the rooftops i remember
There was snow
White snow

Clearly i remember
From the windows they were watching
While we froze down below

When the future's architectured
By a carnival of idiots on show
You'd better lie low

If you love me
Won't you let me know?

Was a long and dark December
When the banks became cathedrals
And the fog
Became God

Priests clutched onto bibles
And went out to fit their rifles
And the cross was held aloft

Bury me in honor
When i'm dead and hit the ground
A love back home unfolds

If you love me
Won't you let me know?

I don't want to be a soldier
With the captain of some sinking ship
With snow, far below

So if you love me
Why'd you let me go?

I took my love down to violet hill
There we sat in snow
All that time she was silent still

So if you love me
Won't you let me know?

If you love me,
Won't you let me know?

(Coldplay - Violet Hill)

5 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que já amei Coldplay e que agora não gosto muito. É mais porque me cansei de ouvir, do estilo... mas reconheço-lhes muitas qualidades.
Já tinha ouvido falar do novo álbum e do seu titulo estranho mas não liguei muito pq me cansei.
Mas agora ao ouvir o tema novo e a ler esta letra fiquei mto curiosa.
E sim, tem muitos pozinhos dos Oasis.

Anónimo disse...

Já não fui a tempo de ouvir nada. Foi retirado do Youtube. :(

Anónimo disse...

Eu faço parto dos do ódio-de-morte mas já ouvi a nova musica e admito q é excelente. E a letra é fantástica.

Anónimo disse...

Não li o texto até ao fim. Leio depois com mais tempo, mas aproveito pois, se é para falar mal dos Coldplay alisto-me já. Como já sabes, este grupo aborrece-me de morte e ouvi-los é suficiente para ficar mal disposto, trombudo e amuado. Detesto-os porque é tudo igual. As músicas são iguais com a mesma cadência e vozinha enfadonha. Não gosto NADA. Na mesma sequência de actuação temos a chatérrima Norah Jones, aqueles tais irlandeses que são três irmãs e um irmão (não me recordo agora do nome), que me aborrecem que só visto.
Mas maus, maus são mesmo os Coldplay. Há grupos com músicas mais feias, é certo e estes até nem têm músicas propriamente feias. O problema é que há qq coisa neles que me desagrada automaticamente, acho que é a mistura do tom da voz com a cadência instrumental ... não sei explicar.Deprime-me e parece-me sempre tudo igual, sejam 10, 30 ou 50 minutos de audição.

Anónimo disse...

O comentário do brama surpreendeu-me porque acho-o exagerado e pouco reflectido, peço desculpa.
Comentar sem ter lido tudo até ao fim não me parece muito boa politica.
Não sou grande fã dos Coldplay mas nunca poderia ser do clube dos que os odeiam porque reconheço muito valor e originalidade à banda. Têm belíssimos temas, este último que aqui não consigo ouvir mas do qual já fiz o download é dos melhores, muitissimo bom e com uma letra que atinge no centro de muitos problemas da actual sociedade.