Conversa mais ou menos ridícula

- Gostava de te ter conhecido há uns tempos.
- Ai é?
- Sim. Agora também gosto e muito, mas acho que ainda iria gostar mais há uns tempos.
- Porquê?
- Porque devias ser uma pessoa mais bonita.
- Sim, tinha menos rugas.
- (Risos) Parvo, não é isso. De certeza que eras uma melhor pessoa.
- Não sei sequer o que é isso de ser melhor ou pior pessoa.
- Claro que sabes. E tu de certeza que eras ainda melhor pessoa.
- Ainda melhor? (Risos) Não sei se era.
- Eu sei que eras, vê-se.
- Vê-se?
- Sim, vê-se que agora estás muito desgostoso com a vida. Tens pouca esperança.
- Tenho esperança, mas uma esperança realista. Mais realista, isso de certeza.Vai-se vivendo e vai-se aprendendo.
- Mas eu não te vejo pessimista, apesar de tudo o que dizes, até te acho uma pessoa muito positiva.
- Sim, não sei se sou pessimista.
- Então qual é a diferença?
- A diferença?
- Sim, tu não tens pinga de maldade nos ossos, mas tenho a certeza que dantes eras ainda melhor. O que é que mudou? As pessoas continuam as mesmas.
- Que exagero. Todos temos uma pinga ou uma avalanche de maldade. Eu tenho muita ou pouco conforme as situações.
- Não acho.
- Pois, tu acreditas em príncipes encantados, eu já não.
- Mas já acreditaste?
- Acho que sim.
- Eu acredito, claro. Sempre acreditei e cada vez mais.
- Cada vez mais porquê?
- Porque estás aqui à minha frente.
- (Risos) Por favor, que exagero. Não digas essas coisas... Estás a ver? Vives num mundo de fascínio que não corresponde à realidade. Fascinas-te facilmente. Vê lá não te dês mal.
- Deixa-me estar fascinado. Qual é o mal?
- O mal é que te arriscas a dar um trambolhão.
- Xiu. És um príncipe e só não és mais encantado porque... mas já foste e vais voltar a ser.
- Vou? Enganas-te. Não acredito já em histórias de fadas, duendes, faunos e gnomos. E é nelas o lugar dos príncipes e princesas dos reinos encantados.
- Mas essas histórias existem na realidade.
- Existem nos livros, não na realidade. E por isso é que são fascinantes e nos fazem sonhar. Se fossem reais não tinham graça, não tinham encanto, não eram especiais, não nos fariam sonhar.
- Olha, tu és um príncipe encantado mas desencantado.
- (Risos)
- É verdade. E eu vou fazer-te ser só encantado.
- Vais?
- Claro.
- E quem te disse que eu quero ser isso? Quem te disse que quero ser tal coisa?
- Não queres?
- Não.
- Porquê?
- Porque não vivo nesse mundo das fadas. É um mundo bonito, mas é outra realidade, a dos contos, não esta.
- Tu não sonhas?
- Todos os dias e muito.
- Mas quem te ouve falar, não parece.
- Sonhar é tão bom. Às vezes é o que me safa.
- Então porque não tentar atingir esses sonhos?
- Uns são possíveis de atingir, outros, quando os atingimos, deixam de ser sonhos, logo, deixam de ter aquele fascínio. Se os trazemos à realidade, deixam de ser o que são. Sonhos são sonhos, não são realidade. É essa a definição.
- Ai, tu estragas tudo.
- Sim, estás a ver, é a tal pinga de maldade nos ossos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Partindo do principio que uma das pessoas és tu, independentemente deste diálogo ser verdadeiro ou ficticio, o que tenho a dizer-te é que todos nós temos maldade, uns mais e outros menos, e tu és das pessoas menos maldosas que eu conheço.
És brincalhão, gozão, sarcástico isso sim, mas és uma pessoa excelente com um coração do tamanho do mundo e só tenho pena de não ser eu a tua princesa porque tu és sem duvida um principe, já te tinha dito isso, lembras-te?
E não digas que não, porque és. Podes não ser um principe dos contos encantados das fadas mágicas pq esses são de lá, mas és um principe dos nossos dias, desta realidade, isso de certeza.
E não refutes porque és.

Anónimo disse...

Todos podemos ser mais ou menos maus. O ser humano é assim. Acima de tudo n devemos deixar de pensar nos outros, no qto os podemos magoar. Isso faz de nós melhores indivíduos.

Anónimo disse...

Principes ou n (e eu acho q são) há um clima entre vocês. Deixa o rapaz sonhar e sonha tb e deixa o sonho tornar-se realidade.

Anónimo disse...

Esta é uma das tuas "conversas mais ou menos ridículas", mas belas que já li.Pensei nestas questões enquanto lia a "outra conversa mais ou menos ridícula".

Estás a ver porque é que eu te amo, precisamente porque és dos seres mais belos que por aí andam.

És a prova provada de que há "príncipes encantados" e de que "alguns sonhos também podem ser reais".

Conhecer a tua natureza é permitir-nos a ser menos pessimistas e acreditar em alguns homens. Tu és essa força que me permite ainda ver, embora ténue, a luz ao fundo do túnel.

Anónimo disse...

Este blogger é um principe e até hoje n conheci outro igual.

Tenho saudades tuas.