O (in)sucesso dos números e das mais jovens cabecinhas.

Não se diz mal da senhora ministra da educação só por dizer. Diz-se mal porque ela merece. Por muito que se tente entender esta senhora, é impossível. Mesmo com as mais mirabolantes estratégias mentais que se possam fazer, é impossível. E é-o, pura e complexamente porque esta senhora está, a por todas as visões, a leste do que se passa nas escolas. Completamente a leste de quem e como são as crianças, adolescentes e jovens que povoam o país.
Só quem não está no ensino é que não entende a extrema gravidade das opiniões e acções desta senhora.

Num intervalo de vinte minutos, um grupinho de professores tecia comentários como:
- Mas o novo estatuto do aluno entrou ou não em vigor? É que não tem data, como seria natural e habitual.
- Umas escolas estão já a segui-lo, outras não. E agora? O que é suposto fazer?
- Então agora os miúdos faltam umas aulas e quando decidem aparecer temos de ter testes ou exames prontos para eles fazerem? Faltam porque querem e ainda temos de ajuda-los? Isso é incentivar a falta de assiduidade. Sim, porque vamos andar a fazer testes para as turmas, fichas, correcções de tpc's e ainda exames para os meninos que ficam em casa a dormir... Mas é suposto passá-los todos? Então o que é que ando aqui a fazer? A premiar os faltosos. Qual é o respeito pelos miúdos que vêm todos os dias?
- Ah, e agora a escolaridade obrigatória vai deixar de ser até aos 15 anos de idade. Agora toda a gente tem de ter o 9º ano.
- Sim, e vamos ter matulões de 17, 18 e 20 anos no 7º ou 8º ano.
- O que é que os pais vão achar sabendo que na turma dos seus filhos de 12 anos estão uns 2 ou 3 marmanjos delinquentes que ali estão obrigados e a dar cabo das aulas?
- E depois esses faltam e ainda temos de passá-los com os exames que vamos andar o tempo todo a fazer.
- E os miúdos pequenos começam a seguir os exemplos dos grandalhões que lá estão na turma...
- Ou seja, vai ser o descalabro para nós, para os miúdos, para a escolas e para o país que estamos a criar. Lindo!
- Mas o objectivo, está-se mesmo a ver, é meter os mais velhos em turmas de CEF e Profissionais.
- Sim, mas eles vão para lá obrigados e ainda fazem pior.
- Ah, e então vamos ter escolas inteiras de turmas de CEF, com 3 ou 4 turmas "normais".
- E adultos que em seis meses fazem do 7º ao 12º ano por causa das fantásticas "novas oportunidades".
- É tudo para a estatística, claro. E levamos todos por tabela.

Pois claro senhora ministra. Daqui a pouco tempo temos Portugal muito melhor cotado nas estatísticas da UE. Bravo! E teremos melhores alunos? Melhores professores? Melhores escolas? Alunos que, efectivamente, aprenderam coisas importantes enquanto andaram a estudar? Alunos que serão adultos com valores, sapientes, interessantes, trabalhadores, bem formados? É óbvio que não. Os professores andam desgastados, fartos, desmotivados, a dar em loucos, a sentirem-se inúteis, os alunos cada vez se interessam menos por tudo, são de extrema má educação, mostram sem problemas os seus valores distorcidos e a situação agrava-se a olhos vistos. Premeia-se o mau em função de números colocados numas tabelas da UE. Números de sucesso que escondem uma bola imensa de insucesso. Um insucesso de uma população futura deplorável.
A senhora é um caso nítido de "Necessidades Educativas Especiais", neste caso de "Necessidades Ministrativas Especiais". Talvez pior, porque os alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e cognitivas ainda vão tendo algum sucesso, a senhora não, nenhum.
A senhora não tem noção do que se está a passar, do que está a fazer. Ou então tem mas finge que não. Pois, mas a culpa também é dos professores. Nós cá estamos sempre para tapar os, cada vez mais e maiores, buracos que tem a manta por si idealizada e estendida por todo o país. Sentimo-nos cada vez mais inúteis, gozados, pisados, desnorteados, desequilibrados, descompensados mental e profissionalmente. E para agradá-la a si, à sua ditadura, aos seus números tão desejados, desagradamo-nos a nós mesmos, ao que escolhemos fazer: ensinar, ajudar na formação de bons cidadãos de um país, de um planeta.
Mas mais grave do que, com as suas brincadeiras, destruir uma classe profissional, a senhora está a dar cabo de crianças e jovens, futuros adultos. Sem exageros, está a dar cabo de um país.

6 comentários:

Anónimo disse...

Manda isto para a senhora ministra.

Hydrargirum disse...

Oh Rui...

Manda isto para todo o País....

À Sra Ministra manda-a à ....tabuada!;))

Nem mais Grad:( Infelizmente...
Eu cheguei aqui calmíssimo e bem jantado...e agora tou aceso!:(

TheTalesMaker disse...

Deverias começar a escrever uma coluna num qualquer jornal do país, rapaz, nem que fosse num regional.
;)

Anónimo disse...

Este texto está excelente ... adorei ...

Expressa tudo o que eu penso sem tirar nem pôr.

Mas atenção, o país conhece e compreende esta realidade ... o próprio Governo.
A questão é basicamente a seguinte:
Eles estão lá 4 anos, começam logo a bater forte com medidas impopulares, mas que vão ao encontro dos seus interesses, parecer bem lá fora, na União Europeia, mostrar resultados, números de sucesso fictício ... o verdadeiro sucesso não interessa, porque eles não trabalham para o povo, trabalham para embelezar a sua imagem ... eles sabem que estão a foder este país mas continuam porque ao fim de 4 anos virão outros ou não ...no entanto eles irão dizer que nos 4 anos de governação brilharam, foram o motor da mudança e entretanto fodem esta merda toda ... lavam as suas mãos e os próximos que se desenrasquem ... nessa altura estarão na oposição e será a cantinela do costume:
o governo da altura acusá-los-á do que fizeram e de terem levado o país para a ruína;
eles defender-se-ão que ao menos introduziram a mudança e houve resultados os governantes do momento não conseguiram sustentar ...

no final dão todos palamadinhas nas costas uns dos outros, belos jantares com o dinheiro do povo que anda a tinir, mais uma remessa de volvos e mercedes para a malta curtir, uns passeios com putas finas ... o país continuará a apertar o cinto ou o que for ...
Mias uns tachitos para os amigos e é assim ... este país é isto ...

Deixa que falta pouco mais de uma ano, daqui a pouco começam as medidas um pouco mais populares para conquistar uns votos ... o povo é burro, quadrado, tem a memória curta ... basta que depois de lhe retirarem a doçaria matrimonial lhe dêem um rebuçado e está tudo fimo outra vez ...ah, o Sócrates e comitiva alada até tinham razão ... agora é que o país está na linha ...sim, na linha com um precipício em baixo, basta deslizar e exibir a verdade, o cancro que se instalou.

Anónimo disse...

Sem exageros mesmo. Só quem está nas escolas é que sabe mm o quão grave tudo é e vai ser.

Até já tenho colegas a anti-depressivos por causa de terem de avaliar e escolher outros para subir na carreira. E os critérios? E se há 10 bons pq é que só sobem 2 ou 3? E se esses estivessem noutra escola se calhar n subiam e subiam os outros.

A escola n é uma empresa com os seus funcionários fixos, ainda n perceberam isso? O corpo docente muda todos os anos e aqueles que n estão na mesma escola há mais de 15 anos n terão nunca hipótese de ascender na carreira pq infelizmente, por mto q se esforcem, por mto que trabalhem, mm q sejam os melhores professores do mundo, n passarão do mm.

Andam de escola em escola, longe das familias, com os filhos agarrados, esforçam-se e nunca passarão do mesmo e pq? Pq sim.

É óbvio que não passam só os muito bons, muitos ficarão para trás e aqueles que são mto bons numa escola, noutra já n são considerados como tal, vá-se lá saber pq.

Desculpa que te diga mas tu és certamente um exemplo disso. Na escola onde estiveste 10 anos foste do melhor, desempenhaste mto bem tantos cargos, poucos professores com 30 anos de idade tiveram tantos e tão importantes cargos como tu. Eras elogiado, admirado, conhecido como mto competente e trabalhador. Ainda hoje se fala em ti e mto.

Mas agora, por culpa do ministério, estupidamente és tirado da escola onde te empenhaste sempre tanto e vais para outra onde ninguem te conhece, onde n tens cargos, não fizeste carreira e onde certamente tens mtos colegas à tua frente. é obvio que n serás dos escolhidos pq ninguém conhece o teu passado empenhado e trabalhador.
Desculpa mas penso mtas vezes nisso e vejo em ti o exemplo mais injusto de tudo isto.

Se a escola é uma empresa, então q n te tivessem tirado dela assim. Uma empresa que gosta tanto de ti e sente tanto a tua falta.

Estou mm triste com isto.

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que a Fátima aqui refere ... ESTE PAÍS É UMA MERDA!

Quando é que aparece assim um gajo passado e já incosequente e manda uns quantos para o C******?
Se já houve tanta gente que morreu estupidamente em atentados ... porque não aplicar um mal TÃO ,mas TÃÃÃÕOO necessário, se não deste tipo de outro qualquer?
É que se há gente tão credível que perece, porque têm tantos parasitas de continuar a gozar com esta merda??? Não compreendo!