Cindy "Weird" Lauper

Marcou os anos 80. Era das presenças mais assíduas dos tops e toda a gente a conhecia. Para muitos "uma palhaça". Um corpito franzino e magro em oposição a uma carinha anafada como que inchada por resultado de inúmeras picadas de abelhas, uns olhitos quase fechados, uma boquinha a mostrar uma certa infantilidade, birra, raiva... e o cabelo, o cabelo, na época, único por paragens musicais. Amarelo choque misturado com vermelho, laranja, verde, comprido de um lado, rapado ou com desenhos geométricos do outro... Todo um semblante a condizer com a amalgama de cores, texturas e tecidos das suas vestimentas.
O bonito e lamechas "Time after time", o divertido "Girls just wanna have fun" e o belíssimo "True Colous", cada um do seu estilo, são conhecidos por todos e passavam, passavam, passavam na tv e na rádio. Ainda hoje sorrio quando os ouço.
Sempre simpatizei com a mocita "estranha" mas nunca fui grande fã. A vozinha infantil sempre me fez olhá-la como sendo uma má cantora. Quando soube que tinha participado num musical da Broadway nem queria acreditar, tal foi a surpresa. "Com aquela voz?" Mas depois de ver algumas imagens e de ouvi-la, mais velha, num excerto do mesmo, admito que a surpresa foi maior. Gostei. Gostei muito. Estava, diria, adequadíssima visual e vocalmente. A voz algo esganiçada funcionou muito bem no papel.
Hoje, ao ver uma rapariga no metro com um corte de cabelo fabuloso, lembrei-me desta senhora, outrora miúda com ar de doida, e pus-me a ouvir algo que quase ninguém conhece, algo que ouvi e vi tantas e tantas vezes numa das várias desgastadas k7 VHS onde, ainda adolescente, tinha a mania de gravar videoclips que iam passando no Top +, "Heading West". Depois "Time after time" e o inevitável e lindíssimo "True Colours". E foi tão bom ouvir isto no comboio.

(Heading West)


(Time after time)


(True Colours)


(Com Alan Cumming nos Tony Awards 2006 - Three Penny Opera)

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois ... esta rapariga com voz de criança ... gosto das três músicas, a primeira é também muito gira ...

No musical fez-me lembrar um pouco a Renée Zellweger no "Chicago", talvez por amabas serem muito brancas e com voz infantil, embora esta seja mais rechonchudinha.

Sem grandes certezas altere com carácter de urgência "lamexas" para "lamechas" ... não, não, agora que escrevi é mesmo "lamechas"

Anónimo disse...

Eu adorei recordar e ouvir o que não conhecia. Adorei a versão acústica, o video a preto e branco e a apresentação do tal musical.

E gosto da voz dela.

Anónimo disse...

Sempre achei estranha esta rapariga com cara de bolacha. Mas que as músicas são muito bonitas, isso são.

Anónimo disse...

Adoro a Cindy e estas músicas.