Início de Primavera com teias e uma chaminé.


(Lullaby)


(Love Song)

The Cure. É a banda de eleição da minha Sister B. Com ela e outros amigos lá estarei para ver, ouvir e sentir o que a idade trouxe ao grupo encabeçado pelo enigmático Robert Smith, com o seu cabelo de "teias", olhos negros e lábios vermelhos esborratados, num misto de Eduardo Mãos de Tesoura, Joker e boneco de trapos gótico. Muitos conhecem os temas mais comerciais, poucos conhecem os maravilhosos e alternativos que invadem os álbuns destes emblemáticos senhores que por cá ainda andam. E ainda bem que andam!


(Glory Box)


(Roads - Já aqui postei este tema mas é necessário tê-lo aqui. É, somente, das coisas mais belas que se podem ouvir... tenho dito)

Portishead. É uma das minhas bandas de eleição. Únicos na sonoridade. Não há nada parecido com o que eles fazem. E fazem-no tão, mas tão bem. Um misto de classe, decadência, tristeza, fantasia, simplicidade e complexidade traduzidos em apenas 2 notáveis álbuns. 5 anos depois vem aí o terceiro, deveras aguardado pelos fãs e críticos que sempre lhes teceram os maiores e merecidos elogios. A carismática Beth Gibbons, conhecida por "Chaminé cantante", nestes anos aventurou-se num álbum a solo e numa participação no "Cinema" do Rodrigo Leão. Agora junta-se novamente ao seu clã. Com o novo álbum vem uma tour que passa por terras lusas. E eu lá estarei, à borla ou a pagar, lá estarei para me arrepiar com a fabulosa simplicidade desta inglesa tímida (que quase se esconde por trás do microfone), magra, meio marreca, vestida de tons neutros, cabelito escorrido e cigarro em punho... a Beth que tanto me fez suster a respiração quando a vi e ouvi ao vivo com o Rodrigo Leão.

4 comentários:

Anónimo disse...

Também quero ir. É quando? Os Cure marcaram a minha juventude. O look do Robert Smith era diferente de tudo e ainda é. Um gótico com ténis coloridos e muito grandes. lol
E apesar de não conhecer bem, adoro a voz e as musicas dos Portishead.
Quero ir.

Anónimo disse...

Adoro as duas bandas, cada uma de seu género.
Concordo contigo qdo dizes q é pena mta gente n conhecer alguns temas excelentes dos Cure, menos comerciais. Esses até são dos melhores. É uma banda daquelas que ficarão para sempre como marco no mundo da música. Gostava de ir vê-los, saber como estão actualmente em palco. Até pq pode ser a última oportunidade, certo?

Em relação aos Portishead n há mto a dizer além de que são isso mm, únicos.

Anónimo disse...

Qdo é? E o preço sabes? Quero ir contigo.

Anónimo disse...

Em relação aos Cure, gosto do que conheço, mas conheço pouco e não iria propositadamente ver um concerto deles. Se calhar estou a ser parvo ao dizer isto, mas sinceramente não me puxam.

Quanto à nossa querida chaminé inglesa (não chave inglesa) ... a conversa é outra ...AIIIIIIIIIII, QUE DOR, AIIIIIIIII, A MINHA VIIIIIIIIIIDA, AIIIIIIIIII, COMO É POSSÍVEEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLLLL UMA FACADA DESTAS NO CORAÇÃÃÃO ...

Que erro universal do qual dificilmente me erguerei ...BUÁÁÁÁÁÁÁÁ´....não sei se aguentarei imaginar-vos lá sem mim a aspirar os sussurros lindos desta gatinha, as sonoridades sinistras ... a profundidade das letras tristes ...

Pronto, depois D'ELA ... uma segunda facada no peito ...