Fumar não combate o stress... acentua-o.

Sim fumo! E então?! Desde que se começou a falar da legislação sobre o tabaco que, tantas vezes, parece que sou olhado com desdém por muito boa gente. Fazem um certo "arzinho" de quem diz: "Eh, eh, eh... Estás tramadinho a partir do dia 1 de Janeiro. O que eu me vou rir! Agora vais fumar para a rua, tu e todos os dessa corja poluidora."
Pois se é para fumar na rua, eu fumo. Apanho frio mas esse aguenta-se e a chuva não me incomoda. Janto fora e vou fumar para a rua. Deixo de ir a discotecas, pronto! Paciência!!!
Sou da opinião de que já há muito se deviam ter tomado algumas das medidas que agora estão em vigor. Fumo mas não acho bem incomodar as outras pessoas e, muitas vezes, vi-me no papel delas a levar com o fumo por todos os metros quadrados de ar num qualquer espaço fechado. Até eu, por vezes, ficava com dificuldade em respirar convenientemente.
Fumo mas entendo os que não fumam e ao meu lado se sentem incomodados. Agora não me venham é com fundamentalismos agarrados a leis pouco explícitas. Não me venham olhar de lado como se eu fosse um ser viscoso, um qualquer criminoso, um ser negro a deambular entre os tão saudáveis humanos, coitadinhos, que em nada prejudicam a saúde dos demais.
Sim, o tabaco é uma droga. Sim, sou viciado. Sim, sou drogado. E os medicamentos não são drogas? E o álcool não é? São. São e o último, pelo menos este, pode prejudicar gravemente a saúde também dos outros. É só pensar um bocadinho e perceber que sim. Se é para fundamentalismos então porque não proibir o álcool? Não afecta os outros? Pois, os familiares e amigos de alcoólicos não dirão o mesmo. As mulheres e filhos espancados por maridos alcoólicos não vêem a sua saúde afectada, já para não falar dos gravíssimos danos psicológicos? Já agora, porque não proibir o álcool?
Sim, sou fumador e então? Metam-me a fumar numa saleta, num aquário, num caixote qualquer dentro de um centro comercial ou à porta deste mas não me venham com argumentos estapafúrdios de que está decidido e, portanto, é questão de nos habituarmos, de que nem na rua se deveria fumar, etc.
Decidido? Questão de nos habituarmos? Pois, é o país dos hábitos, do comodismo. Habituamo-nos e pronto. Também, em certos países, as crianças de 4 anos, feitas escravas, já se habituaram a ser amarradas a camelos para que os ricos apostem naquele que vencerá a corrida com os miúdos montados. Também as mulheres nigerianas já se habituaram a levar 100 chicoteadas se engravidarem solteiras, mesmo que violadas... São hábitos e as pessoas habituam-se a eles.
Claro que são exemplos que poderão parecer exagerados e incomparáveis mas a verdade é que o argumento do "habituar" não me entra nem por nada. Neste país tudo se decide, tudo se faz a meia bola e força e cá estamos nós para tapar as mantas cheias de retalhos, para nos acomodarmos e habituarmos a uma lei tão pouco explícita que deixa os comerciantes com os cabelos em pé.
Na rua não se devia fumar? Sim, ainda outro dia me olharam de lado porque (passadas 2 horas a saltar de transporte em transporte) resolvi, finalmente, acender um cigarro na estação se comboios de Santa Apolónia. Uma outra vez, perante situação algo parecida, calei-me, mas desta vez passei-me completamente e fui grosseiro, mal educado.
Pois estava sentado à espera do comboio, na estação aberta, sublinho aberta, quando duas senhoras, muito aprumadas e empertigadas, cheias de acessórios dourados nos dedos, orelhas, pulsos e pescoço, falsas malas de marca cara e cabelos pintados cobertos de laca, se sentam mesmo ao meu lado. Uma olhou uma e outra vez e saiu-se com esta frase estrondosa como que a desdenhar aqui deste ser aspirante de fumos poluentes:
- Esta gente nem na rua devia fumar, a lei foi mas foi mal feita e ainda devia ser pior!
"Calo-me ou digo algo?" E disse, oh pois disse. O olhar da senhora fez-me saltar das goelas o que ela não queria, certamente, ouvir, mas ouviu.
- Desculpe, o fumo está a incomodá-la?
- Ah desculpe mas está, está.
- Então mas foram as senhoras que aqui se vieram sentar... a estação é arejada e bastante grande.
- Mas eu não tenho que levar com poluição e agora a lei diz...
- Olhe, a lei ainda me permite fumar em espaços abertos como este e estão aqui muitos cinzeiros. A senhora tem outros bancos onde se podia sentar e veio mesmo sentar-se aqui porque quis, peço desculpa.
- Mas esse fumo faz-me mal e eu não tenho culpa dos vossos vícios.
- A senhora conduz?
- O quê?
- A senhora conduz?
- Eu não mas o meu marido sim e o meu filho também tem o carro dele (diz a saudável criatura com ar muito snob de quem pertence a um trio familiar fantástico que tem dinheiro para duas viaturas, como se isso a tornasse quase uma estrela de alta sociedade). Mas o que é que isso tem a ver?
- Então se calhar devia dizer ao seu marido para vender o carro e ao seu filho também porque o que os dois carros poluem é bem superior ao fumo deste cigarro e de muitos outros acesos na rua, sabia?
- Olhe este respondão... mas os meus carros não atiram fumo para cima de mim. Ah, ah, ah...
- Pois, mas a senhora também não vai lá meter a cara nos canos de escape e veio meter a cara aqui só para implicar.
- É que isso faz mal, não sabe? O senhor é um estúpido de um mal educado que não tem respeito por uma senhora mais velha.
- Pois não, não tenho. Senhoras implicativas e sem argumentos não merecem a minha educação.
- ...
- E não, a sério que não sabia que isto fazia mal. É que o fumo é tanto que, além dos pulmões, esturricou-me o cérebro. A senhora com a sua idade já deve ter fumado muito, então. Com licença.
Levantei-me e fui-me sentar noutro banco. Todo eu tremia. Exagerei. Mas aquela atitude, aquela expressividade, aquele olhar de nojo pôs todas as minhas células a ferver de raiva.
Ainda pensei levantar-me, ir ter com as senhoras e pedir desculpas. Não o fiz.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu não sou fumador e acho bem esta lei mas passava-me se ouvisse um comentário como o dessa mulher. Não teria coragem de responder como tu mas vontade não me faltaria.
Não és nenhum criminoso e se não incomodas agora os outros com o fumo, também não têm nada que te incomodar a ti.
Adorei a questão dos carros e nunca tinha pensado nisso nestes termos. De facto quem acha que nem na rua se deve fumar então não devia andar de carro pq esse polui mto mais. Bem visto.
Também tenho notado um certo desdem agora pelos fumadores, o que é uma estupidez de todo o tamanho. Gosto muito da pessoa que tu és e não me importo que fumes ou não.

Anónimo disse...

Não sei como tiveste coragem mas acredito que a senhora tenha mm merecido tais respostas.
Para mi tu não és nada um monstro mal educado e criminoso, és lindo e um ser humano como poucos.
Só tenho muita pena se o tabaco te mata e não possas viver muitos e muitos anos pq essa senhora n sabe a falta que tu fazes no meio de gente como ela. Por isso vê lá se começas a deixar o cigarro ok?

Anónimo disse...

Pedir desculpas porque ... essa parte não entendi.

Sim, as pessoas são exageradas, é um facto e só dão importâncias aos problemas no imediato, quando eles vêm a público, antes não diziam nada ... é exactamente o mesmo que agora todos os professores passaram rapidamente a incompetentes porque é a imagem divulgada por aí ... daqui a pouco quando estes estiverem abaixo do chão, outro bode expiatório se arranjará ... e é assim que este país continua, da mesquinhez de sempre.

Frankenstakion disse...

Uau! Adorei! Adoro gente com eles no sítio que não tem medo de meter as tias (que usam a idade/estatuto para fazer juizos avulsos e se julgam num patamar acima) no lugar! Eu também sou assim, se calhar não deveria era faze-lo com superioras no local de trabalho. lol Vingaste todos os jovens adultos espezinhados injustamente por tias e que se calam (como eu pra 11,74 % das vezes). Também não sou fã do fumo do tabaco mas entre ele e a superioridade dessas tias escolhia o fumo. Pode fazer mal aos pulmões mas não dá cabo dos nervos. Desculpas para quê? Sem culpas, s.f.f., estiveste bem, parabéns!

TheTalesMaker disse...

De facto, tal como dizes, não deveria ser uma lei, mas já que existe, então que não fumem em locais fechados.
Quanto a essas "tias" em Sta Apolonia, se eu tivesse contigo também as tinha mandado dar uma volta.

Anónimo disse...

É uma praga, olham para nós como se estivessem mm à espera desta altura para se vingarem com olhares e comentários trocistas.
Fizeste mto bem em responder assim. Já te estou a ver com o teu olhar penetrante a dar aniquilar a senhora dondoca. lol

paulo disse...

Eu tb não teria pedido desculpa. Talvez seja por também ser fumador, mas acho que respondeste muito bem. Que raio há-de alguém vir implicar connosco (neste caso, contigo)?
Fizeste muito bem!