Pitas aos saltos!

Aula de substituição. Turma de Humanidades. 11º ano.
À chegada, uma mão cheia de risinhos e sorrisinhos das meninas, já crescidinhas, que aguardavam à porta da sala.
Depois de explicar que a professora de Francês estava a faltar por ter ido a uma visita de estudo ao Gerês, o professor informou que a mesma havia deixado uma ficha de trabalho para os alunos resolverem durante a aula.
Por entre caras envergonhadas, segredinhos e sorrisos tímidos mas espertalhões, lá começou o chorrilho de perguntas típicas dos meninos do básico, não de alunos do secundário, que, pela primeira vez, se deparam com um novo professor na sala de aula.
- O stôr é stôr de quê?
- Geografia, é stôr da minha irmã, não sabes?
- Ela sabe, stôr.
- Era só pa saber.
Passam uns minutos poucos pautados por mais risinhos parvos, olhares e segredinhos.
- Que idade tem?
- Quanto é que o stôr mede?
- Onde é que o stôr mora? Já o vi no Fórum.
- O stôr tem um carro bué fixe.
- Stôr, ela quer saber se o stôr é casado.
- Ainda é bué novo, deve ter é namorada...
- Tem?
- Ouçam lá, mas vocês são assim com todos os professores? Ainda não se habituaram às aulas de subtituição?
- Ah, mas é diferente. Os outros stôres já conhecemos.
- Pronto, mas eu não sou vosso professor, estou aqui a substituir a vossa professora, já sabem. E, de qualquer forma, não vou estar aqui a responder a essas perguntas que nada têm a ver com matéria alguma. Vamos lá, então? Vocês estão prestes a entrar para a universidade. Parecem alunos do básico.
Uns minutos de silêncio e lá foram resolvendo a ficha de trabalho.
- Stôr...
- Sim, diga.
- O stôr tem alguma coisa contra os homossexuais?
- Eu? Nada, ora essa!
- Ah, é que ali o João tá apaixonado por si.
- Desculpe??? Então mas o que é isso?
- Eh stôr, é mentira... és mesmo parva, tu. Tá calada! Só porque isto é uma turma de raparigas já eu sou gay, não?
- Oh rapaz, apaixone-se por quem entender mas por mim ou por outro professor é que não convém.
- Oh stôr, atão, é mentira. Elas é que tão apaixonadas por si. São mesmo parvas. Até já andaram no hi5 e tudo.
- O quê?
- Sim, aquelas ali andaram à procura do seu hi5.
- Vá, acabaram-se já aqui as paixonetas, o hi5 e coisas que tais. Toca a fazer a ficha!
- Oh stôr, o stôr tem hi5? É que a gente não vimos.
- Olhe, não é "a gente não vimos". É "nós não vimos", quanto muito "a gente não viu". Uma aluna de letras a falar assim!
- Pronto, nós não vimos...
- E ela queria ver as suas fotos e imprimir e tudo.
- Desculpe?
- Sim, era para pôr no dossier.
- Mas que disparate é esse?
- Desculpe.
Mais uns segundos de silêncio.
- Tá bué calor. Oh stôr, tá bué calor.
- Oh rapariga, tire o casaco, pronto. Está aí toda encasacada.
- Se eu tirar o casaco a olhar para si ainda fico com mais calor.
- Como?
- Ah é que o stôr é bué da giro e eu e ela fomos lá ao hi5 ver se a gente viamos.
- Pois olhe, a menina agora vai sair da sala, arejar um bocadinho lá fora, arrefecer o espírito e a língua e "a gente via", boa?
- Oh stôr não a mande prá a rua, foi sem querer. Ela até gostava mais quando o stôr tinha o outro cabelo. Foi sem querer. És mesmo parva.
- Pois, lamento mas vá lá para fora e depois falamos no final da aula. É para sair já.
- Oh stôr, a sério, não a mande para a rua. Foi sem querer. É que ela adora o stôr. Nem queria vir à aula de substituição mas quando viu que era você até se passou.
- Pois, mas para não se passar mais, sai e só volta aqui no fim.
- Oh stôr, mas ela e aquelas duas... Eu é que curto mais agora com esse cabelo preto e espetado. Oh stôr, desculpe lá mas tá bué da sexy.
- Ora pois então aqui o bué da mau manda, imediatamente, as meninas do 7º ano para a rua. Vá, dão as mãozinhas e vão lá para fora.
- Oh stôr, não seja assim. O stôr é bué querido. Estamos a ser sinceras. Não sabia que dizer bem era crime.
- Pois, oh stôr...
E "oh, stôr" disseram mais umas quantas meninas por ali.
- Vá, saiam lá!
Os restantes 60 minutos de aula foram uma paz de almas, mas menos duas.
O professor, se ali tivesse um buraco, metia-se nele.

11 comentários:

Kapitão Kaus disse...

Ai, ser professor hoje, em dia, custa, oh se custa!

Interessante o domínio linguístico e o desenvolvimento cultural desses futuros alunos universitários!...

Abraço:)

Aequillibrium disse...

O professor é um Homem de coragem...

=)

Anónimo disse...

Meu lindo, tu és assim um quebra corações da juventude feminina. Ainda hoje na escola elas perguntam por ti e já vi q na nova escola até as mais velhas do secundário estão caídinhas.
Mas fizeste bem em mandá-las para a rua, porque senão parece-me que ia piorar os comentários.
E falaste com elas no final da aula? Só mesmo tu para ainda te dares a esse trabalho. Iam para a rua e pronto, ousadas.
Voltaste a pintar o cabelo de preto e a cortar curto? :( Eu gosto tanto de te ver loiro com cabelo comprido. :(
Mas ficas giro na mesma, as miíudas têm razão. eh eh eh

Anónimo disse...

Lolololololololol

Rua, rua abusadas. Estes alunos de hoje em dia tÊm uma lata.

Veem um prof giraço e pronto ficam assim com a pita aos saltinhos.

João Roque disse...

Ai que eu não aguentava; quase valia a pena dizeres que eras gay e só tinnas o João à perna; eh eh eh...

Anónimo disse...

Já não sei que dizer com alguma segurança, lucidez e ponderação acerca deste tipo de situações

Anónimo disse...

O q me ri com isto, mas percebo q é uma situação chata para ti.

Mas pronto, as miúdas n são cegas n é? Olha eu ter tido um professor assim. ;)

Angelo disse...

Como te entendo! Mas estiveste muito bem! Digo eu.

Unknown disse...

11º dizes tu... estou estupefacto.
Mas acho que reagiste bem e sempre deu para dar umas gargalhadas :)

Abraço

TheTalesMaker disse...

Ainda bem que desisti a tempo de ir para a via ensino... irra... que pachorra de santo.

Anónimo disse...

Já não se fazem raparigas como antigamente. Estão cá umas assanhadas que só visto.

O senhor professor que se ponha a pau! Eh eh eh...