Falhar

Hoje, ao ler um texto de um amigo, lembrei-me de uma frase que, em tempos, não sei a que propósito, me ocorreu e me saiu da boca para fora:

"Falhar no amor é diferente de deixar de amar".

Pouco depois, tendo ficado a pensar naquilo, achei que não fazia, para mim, grande sentido.
O amor, com todas as suas múltiplas e variadíssimas tentativas de definição, é um sentimento que existe ou não. Sente-se ou não se sente. Tem-se ou não se tem. Ama-se ou não se ama. Por isso, falhar no amor, quando ele existe, é impossível. Pode-se falhar na forma de o demonstrar, nas atitudes a ele associadas ou não, mas quando se ama não se pode falhar no que se sente. Se se deixa de sentir, não se falha porque ele já não existe. Falhar numa relação quando se ama, é outra coisa.

Caindo no erro de torná-la menos bonitinha, menos interessante, até menos poética, permito-me reformular a frase:

"Falhar numa relação é diferente de deixar de amar".

8 comentários:

João Roque disse...

Ainda bem que o que chegou até mim, já estava reformulado; daí eu concordar contigo...
Abraço.

Anónimo disse...

Sim, concordo ...

TheTalesMaker disse...

Concordo contigo. Não é a mesma coisa.

Anónimo disse...

A frase inicial é de facto mais bonita. Quando a li até quase fiquei arrepiado, mas a segunda frase é bem mais real.

Hydrargirum disse...

Trago este teu texto na cabeça há vários dias...e sim razão pela qual concordo ctg sim!!!!

Anónimo disse...

Me too.
Também concordo! A reformulação da frase, na minha maneira de ver as coisas, faz todo o sentido.

Anónimo disse...

Porque é q te lembraste disto agora? Foi mm por teres lido algo de alguém?

Anónimo disse...

Sabes, adoro-te mm.