ESC 2008

Quando digo que vejo o Eurovision Song Contest, quase sempre as reacções rondam o espanto. "A sério? Mas já ninguém vê isso. Ainda existe? Aquilo tornou-se uma palhaçada e ganham sempre os países de leste."
Quando digo que vejo e que adoro ver, as reacções são de quem olha para mim como se eu fosse uma espécie de decepção, um ser sem gosto musical e, diria mesmo, estético.
Quando digo que vejo, gosto e que "saco" as músicas que ouço imenso tempo, aí as bocas ficam mesmo abertas e os sobrolhos semi-levantados. "Como é possível?" Pois, mas é. E este ano já tenho as músicas todas que hei-de ouvir e conhecer antes das cerimónias. Sim, é plural. O número de países que participa já é tal que, este ano, há duas semi-finais e a final.
Ainda não ouvi a maioria dos candidatos mas, em consulta a alguns sites, há uma certa unanimidade no que respeita aos favoritos. Ei-los:


(Rússia -Dima Bilan - Believing)
É a segunda vez que este mocito participa no evento. Em 2006, com "Never let you go", ficou em 2º lugar e não ganhou porque uns monstros noruegueses lá estavam para deliciar muitos votantes. Agora tenta a sorte novamente e é muito provável que vença. Nos primeiros lugares fica, certamente. A música é bonita, agradável, o rapaz é uma estrela da música lá para aqueles lados e os países de leste dão sempre muitos pontos à Rússia que fica sempre colocada nos primeiros lugares.


(Grécia - Kalomina - Secret Combination)
Quem dá um tiro a esta criatura? Em jeito de teenager pop, esta miúda é a principal favorita à vitória, enfim. É uma música feita mesmo para ganhar. Os ingredientes estão todos lá. Espero enganar-me mas parece-me que a sonoridade pop misturada com sons orientais, a miúda girinha, com ar meio cândido, meio sexy, a mostrar a pernaça, os gajos de tronco apelativo e a coreografiazinha vão pôr esta criatura no pódio. Ao menos que fosse outra gaiata a cantar porque esta vozinha irritante não se aguenta.


(Suécia - Charlotte Perrelli - Hero)
Esta senhora já venceu o Eurofestival. Foi em 1999 com "Take me to your heaven". Agora participa pela 2ª vez e é, novamente, uma das favoritas. É daquelas músicas ditas fortes, esperançosas, cantadas por uma estrela nórdica, uma senhora dos festivais. Mas não me aquece nem me arrefece esta "onda" meio Abba, meio "diva" dos glaciares escandinavos.


(Sérvia - Jelena Tomasevic - Oro)
A Sérvia anda nisto há pouquíssimo tempo e já venceu. Foi no ano passado. Agora arrisca-se a vencer novamente. Esta vai arrebatar muita gente, é certo.

E, curiosamente, alguns sites apontam a canção portuguesa como umas das possíveis vencedoras. Não creio. Estamos à beira mar plantados e isso, infelizmente, diz muito num concurso destes. Ao menos que passemos à final.
Segundo consta, o tema e a vitória da Vânia estavam já decididos aquando do concurso em Portugal. Ao que parece as votações já estavam fechadas quando a apresentadora anunciou que se podia começar a votar. Incrível!
De qualquer modo, mesmo contando com os votos do povo, era muito provável que vencesse. É a moça vencedora da Operação Triunfo, acompanhada por concorrentes do mesmo programa e, ainda para mais, a música é boa. É das melhores canções que Portugal já levou ao Eurovisão mas vencer? Não me parece.

(Portugal - Vânia - Senhora do Mar)

10 comentários:

Anónimo disse...

A canção portuguesa é linda! Ainda n tinha ouvido bem, é linda!

Gostei da canção da Russia e da Sérvia. Lindas. A da Grécia é irritante muito por causa da rapariga e a da Suécia não gosto mesmo.

Anónimo disse...

A minha preferida é a da Russia seguida da Portuguesa e da Sérvia.
Quando é a final e as semi finais?

Anónimo disse...

Rússia - gosto da música e da voz;

Grécia - como dizes tem os ingredientes necessários; é a Helena Paparizou, ou qq coisa assim, número dois e talvez não ganhe para não dar realmente essa ideia, a de que gajas boas despidas acompanhadas de gajos bons despidos, abanam a tranca ao som de som pop orientalmente instrumentalizado e passam a ganhar tudo; vai levar mts pontos de certeza; a voz poderia ser outra

Suécia - já não tenho pachorra sequer para comentar estas músicas, são todas iguais;

Sérvia - belíssima como todas as que a Sérvia já nos habituou; para mim, são normalmente as músicas sérvias as que mais me agradam; esta é linda mas não mais que a minha preferida de sempre, a que já sabes;

Portugal - sim, a música agrada bastante e teria todas as condições de ocupar um forte lugar, se a votação fosse a de antigamente; agora não creio que ganhe esta ou outra qq; mas é verdade que, se nos ultimos tempos as aberrações que Portugal leva não merecem sequer ser votadas (veja-se a horrorosidade do ano passado), esta está bem conseguida e é bonita; a voz é muito boa também.

CarlaRamalho disse...

Eu gosto da música portuguesa, acho que tem todos os ingredientes para ter uma boa pontuação.

Eu acho que Portugal, mais ano ou menos ano, ganha um festival. É uma questão de toda a gente pender para esse lado, nessa altura! Mas não sei se será este ano! ... Os países de leste e as panelinhas que fazem é, de facto, vergonhoso...

João Roque disse...

Bem, não vou divergir muito do que já foi dito; não gosto da grega, a sueca é mais uma e está tudo dito; a da Rússia não está mal.
A minha preferida, por tudo e mais alguma coisa(ai, Déjan, Déjan...), é a canção sérvia, linda, linda, e já agora vejam a versão portuguesa da canção, que está muito bem.
A canção portuguesa é das mais belas que já lá levamos, embora arranque não muito bem: vamos ver...
Abraço.

Anónimo disse...

Pinguim, a música da Sérvia tem uma versão portuguesa?

As minhas preferidas são Sérvia, Russia e não desgosto da Grécia mas concordo que a pita é irritante e que a voz estraga mto a musica.

Mas os instrumentos da música Servia tornam-na linda e a canção russa é mto bonita mm. Ainda não ouvi as outras todas mas se uma destas 2 ganhar n me importo.

É este ano que vens ver o festival comigo?

Angelo disse...

Nao te sintas mal, que eu tambem gosto do festival. E ha ja anos que nao o vejo... Mas cancoes como "Everyway that I can" ou "Molitva" fazem parte das minhas playlists!

A cancao de Portugal esta muito bem, sim senhora!

Anónimo disse...

Preferi a canção da Joana Melo no festival da canção deste ano. Ainda assim, não desgosto desta da Vania.

De todas as canções portugueses do Festival, a minha preferida ainda é a que a Lucia Moniz interpretou. E foi dos melhores lugares que tivemos de sempre em termos de ponuação.

iLoveMyShoes disse...

Portugal está sempre entre os favoritos... e depois... :P

Sofia e Filipa disse...

Gostei muito das tuas apreciações e percebo-te perfeitamente, eu também vejo atentamente a Eurovisão, já conheço as músicas todas e tenho as minhas favoritas. Entre as que referiste, que também reparei serem as favoritas para este ano, gosto da da Sérvia e da da Rússia. Hão-de reparar na música do Chipre. Há uma parte da letra que, do ponto de vista da língua portuguesa, se torna muito interessante. lol