Puppet on a string

Ainda a televisão era a preto e branco, ainda faltavam uns aninhos para eu nascer, ainda os meus progenitores eram uns jovenzinhos, ainda o 25 de Abril estava muito longe, quando uma rapariga subiu ao então muito pobrezinho palco do Eurofestival da Canção e cantou umas das mais divertidas músicas que por tais paragens se ouviu.
Lembro-me de ir crescendo a ouvir, ano após ano, por alturas do apreciadíssimo evento que fazia parar todos os países participantes (outrora tão poucos), a minha mãe falar de uma tal Sandie Shaw. Quando se falava de Eurofestival havia sempre alguém a dizer, a modos como que suspirando e recordando bons velhos tempos: "Ahhhh... a Sandie Shaw descalça... foi um escândalo". E eu questionava: "Mas porquê? Qual é o mal ir descalça?". E lá me explicavam, como se explica a um miúdo que nada sabe da vida, a um burrito acerebrado que ainda tem tudo para aprender, que não se vai descalço para um palco, já aquela roupinha foi o que foi, quanto mais descalça.
Mas as pessoas diziam aquilo num misto de recriminação e admiração sem sequer ponderar a possibilidade de que o visual pudesse ter algo a ver com o tema cantado. "Ela é uma artista inglesa, lá as coisas são diferentes", diziam. "Ah, ela devia ser um bocadinho maluca. Era, era!" proferia o meu pai sempre sabedor de tudo.
E lá se falava sempre, por volta de Maio, da grande vencedora de 1967 que cantava o "Papé on a stri".
Pois neste fim-de-semana lembrei-me do dito, altamente polémico, momento de "modernice" ou "estrangeirice" e apeteceu-me ouvir.
Depois de um dia surrealmente cansativo, nada melhor do que estender-me no sofá e ouvir esta maluquinha estrangeira lá das "inglaterras" que teve o descaramento de tal ousadia.

(Sandie Shaw - Puppet on a string)

6 comentários:

Anónimo disse...

Está claro e como "mudam-se os tempos e as vontades ...", hopje seria quase anedótico alguém estar a perder tempo em comentar que outro alguém foi ao festival cantar descalço. Estás a imaginar as bichonas que já apareceram nos festivais se o tivessem feito há 50 anos atrás? Basta ver a cara de surpresa quando os terráqueos pudeseem apreciar no seu ecrá a preto e branco a Verkha Verdyuchka ou qq coisa assim da Ucrânia ( pesavam logo: afinal os americanos sempre estiveram na Lua, só não deram a conhecer ao mundo quem de lá trouxeram!) ... ou então, os Lordi com Hard Rock Aleluuuiiiaaa ... aos teus pais dava-lhes uma coisinha ruim.

Da Cesária Évora nem sabemos o que pensar, além de descalça é feia de doer, que mostrengo é aquele que vai para o palco balancear as carnuças e canta uma coisa estranha, uma misturada entre portugês e um dialecto não sei das quantas? o que vem a ser aquele entrocho?

Anónimo disse...

É tão gira a musica. A minhã mãe tb sempre falou desta Sandy de pé descalço.

Anónimo disse...

tam, tam, tam, tam... :)

E uma massagem para relaxar no fim do dia?

Anónimo disse...

N ouvia esta canção há anos e anos, mais de 10 certamente. É o máximo!

paulo disse...

Ele há gente tão estranhamente ousada... :))

TheTalesMaker disse...

Olha a Sanduisho (como dizem cá por casa). Há que tempos não a ouvi. Gosto muito também deste tema. Beijinho bom à querida por nos ter presenteado em 1967 com esta música.