My mental video is better.

O vídeo está giro, está! Uma imagética muito interessante. Gosto!
Mas eu ando há meses com uma sequência mental de um vídeo para esta música. Cada vez que a ouço no carro vislumbro na minha cabeça uma série de imagens de início ao fim, desde o primeiro ao último som da música. Criei um vídeo e era assim que queria que fosse. Passa-se hospício. Ele, as enfermeiras, as senhoras da cozinha e mais um conjunto de pessoas de várias idades, aspectos, raças... e tudo tão bem pensado, tão bem organizado, tão bem estruturado. Sei cada "frame" de cor e salteado. E afinal, previsivelmente, não tem nada a ver com isso. Mais uma vez fui "defraudado". E para cúmulo, o vídeo oficial é acompanhado de uma versão alterada e reduzida da música. Falta-lhe uma parte dos coros finais, fortes, sonoros, decididos, com garra, que dão tanta força ao tema. Está mais pobre!
Fico-me com o "meu vídeo" desta música. É meu! Muito diferente deste mas, para mim, melhor, bem melhor. Mais concordante com a letra e a forma como é cantada.
De quando em vez faço isso. Antes de conhecer um vídeo musical, mentalmente, começo a criar uma história, a criar cenários, cores, olhares, gestos, todo um conjunto de imagens sequenciais que se traduzem no dito. E penso: "Ai se fosse eu a fazer o vídeo! Seria assim, com isto e aquilo, assim e assado, depois ele olhava assim, elas cantavam vestidas de tal forma, havia uma rapariga de cabelo tal, um homem muito grande negro vestido assim, um casal de velhotes, um velhinho magro com uma foto na mão, um jovem à janela, etc, etc... e perco-me nisso.
E depois, quando crio um vídeo na minha cabeça, quando vejo o verdadeiro, por muito bom que seja, quase sempre me desiludo. Mas não me entristeço porque o meu, o "meu vídeo" é só meu, é esse que associo à música, e é esse "meu" que é muito melhor.
Gosto deste mas é o meu que irei ver e sentir quando, no carro, voltar a ouvir este "Happy Ending" (este não, a versão do álbum).

(Mika - Happy Ending)

9 comentários:

Anónimo disse...

Conta lá como é que é o video que tu idealizaste, please. Fiquei muito curioso. Num hospicio?

Esta musica é linda e aqui o final está mais pobrezinho de facto tens razão.

Anónimo disse...

Está muito fofinho, sobretudo os bonequinhos. Mas já agora como era o "teu" video?

TheTalesMaker disse...

Compreendo-te perfeitamente. Também eu por vezes "idealizo" os meus vídeos para certas músicas e depois nada têm a ver com aquilo em que eu pensei. Mas por vezes isso até acontece com os próprios cantores/bandas, já que quem os produz e realiza não são eles.
Quanto a esta música, de facto é linda, muito mesmo. Mas por acaso nunca tinha pensado num clip meu para ela.

Anónimo disse...

Já sabes que esse Mika não me convence nem à martelada, não gosto das músicas nem da voz ... o teu mental vídeo é claramente melhor porque este parece um folclore da Walt Disney

paulo disse...

Eu que até gosto do Mika, não gosto deste vídeo. Realmente, as sequências mentais que criamos acabam por ser superiores. Compreendo que a tua o seja, como compreendo que é difícil explicar o que mentalmente se imagina: as palavras ficam sempre aquém.

Anónimo disse...

Brama não vejo qual é o mal de parecer Walt Disney. Eu acho o clip muito querido e desperta a criança que há em nós.

Hydrargirum disse...

Pois eu cá gosto imenso do Mika!!!

Mas pronto...mea opinião!
Mas o video está mauzinho...

E para mim, mtas vezes estraga-me a música!

TheTalesMaker disse...

Eu acho é que os peluches são parecidos com aqueles bonecos do anúncio do Opel Corsa, não é?

Anónimo disse...

Eu não gosto mesmo do vídeo e não é por ser mais ou menos infantil .. .não gosto mesmo ... porque a mente do meu brother é bem mais profícua ... perto da sua criação mental isto é mera operação de cosmética ... um pouco vazio de conteúdo ... mas é só a minha opinião, sem agredir nem ferir susceptibilidades