Sentimentos intermodais

Andar em transportes públicos tem sido uma animação! Acordar antes das 6 da matina, fazer mais de um km até à estação de comboio (estou tramado se chover e nunca mais compro um chapéu de chuva), comprar o bilhete, picar o bilhete, apanhar o dito "comprido" ainda de noite, chegar a outra estação, descer as escadas a correr (coisa quase impossível perante a "manada" de utentes carrancudos), comprar e picar outro bilhete tudo à pressa, ir a correr, escadaria acima, para apanhar outro comboio, entrar nele aliviado, chegar à estação da outra margem e, pela janela, ver o autocarro das 8.02 a partir quase vazio (sim, porque o conceito de transporte intermodal em Portugal não passa de pura teoria. Estúpida e irritantemente, uns partem antes de outros chegarem, numa conjugação/interligação, absolutamente, inexistente), descer as escadas (por esta altura já subi e desci não sei quantas), sair da estação em direcção à paragem vazia do autocarro, ficar ali quase 20 minutos a "arripar" frio (todo eu uma amalgama de cachecol, luvas e gorro). Entrar no "bus", comprar mais um bilhete e olhar para o relógio com receio de ser desta que vou chegar atrasado. "Se o autocarro partisse às 8.05 era desnecessária esta ansiedade diária. Saio do barulhento meio de transporte e lá vou a pé para a escola. Novamente de passo apressado, tipo marcha olímpica, porque já tocou para a entrada e não quero levar falta. Um destes dias está-se mesmo a ver o que vai acontecer...
2 horas nisto, fora a hora do acordar.
Depois, ao fim do dia, novamente o mesmo, diria, ainda pior. Porque no regresso junta-se mais meia-hora. No regresso "apanho" uma mão cheia de alunos chatos na paragem de autocarro. No regresso faço o final percurso para casa a subir, a subir, a subir... Enfim, é mesmo bom passar 4h 30 min. diários em transportes públicos.
Sim, é muito cansativo, stressante, irritante, enervante... sim, sou alto e vou ali todo apertado com as pernas dormentes para não dar safanões em quem à minha frente se senta... sim, no regresso venho quase 1h em pé... sim, não consigo aproveitar para corrigir testes, trabalhos, preparar aulas (isto de ser grande faz com que esteja para ali apertado, quase sem me mexer, portanto, impossível tirar dossier, abri-lo e montar ali o estaminé para trabalhar. Vou começar a aproveitar para ler, se bem que de manhã o sono é tal que não me parece.
Mas nem tudo é mau, admito. Sempre gostei de andar de transportes públicos. Tirando os maus cheiros, os "chungosos", os burgessos, as conversas, assustadoramente, pobres de conteúdo, as mudanças bruscas de temparatura (já estou aqui a adivinhar uma gripezita), tirando tudo o que foi descrito, gosto de observar as pessoas, a diversidade, imaginar as suas vidas, ver quem entra onde e quando, os que dormem, os que conversam, os que criaram amizades dentro de uma "caixa andante", os que lêem e o quê, os que passam o tempo agarrados ao telemóvel, os que limpam as ramelas, os que ainda cheiram a gel acabadinho de besuntar o cabelo, os bonitos, os feios (e se há gente pavorosa, minha nossa), o que vestem, as expressões faciais (quase sempre tristes, sorumbáticas, acomodadas à vidinha), os risos, os sorrisos, os gestos... gosto.
Gosto de andar pela rua a ouvir música, de escolher o que ouvir, de me sentir num filme com banda sonora ao olhar o rio e os subúrbios "podres" da capital, de ver o trânsito parado na estrada e eu fora dele, das luzes, do nascer do sol no quentinho do comboio.
Um cruzar de sentimentos, de sensações, de cheiros, sons, cores, movimentos, pessoas, que me agrada.
Não sei se este sentir se manterá por muito mais tempo, certamente não, mas, por agora, no computo geral, tenho gostado, tenho.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu sempre detestei andar em transportes públicos e parece q estou a ver o meu passado no comboio.
Tu ainda vez graça mas eu nunca vi, sempre detestei e fiquei felicissima qdo me livrei disso.
Mas pq é q vais para a escola de comboio? Não percebo. É por causa da gasolina?

Anónimo disse...

Eu tb gosto de andar de transportes mas raramente ando, é mais quando vou a Lx visitar amigos pq a gasolina está cara e de comboio é mais barato. Mas acho que se andasse todos os dias não aguentava, sobretudo tantas horas de um para o outro.
Não vais de carro porquê? Avariou de tão velhinho?

Hydrargirum disse...

Não deixes a gripe ganhar terreno!!!!

Saliento "os feios (e se há gente pavorosa, minha nossa)"...brilhante...o que me ri!:)

Por todo o exposto...é que eu não sou fan de TPs!!!!

Anónimo disse...

Não gosto de andar em transportes publicos, não gosto e nem conheci até hoje quem gostasse. Pronto conheci agora quem goste. lol
Tu não existes mm.

Anónimo disse...

O que vale é que no meio da desgraça consegues ver algum sentido positivo, nem que seja para sobreviveres a essa miséria suburbana. Também acho interessante essa análise social que, de resto, só alguns terão sensibilidade para percepcionar da forma como aqui vem expressa. Como é lógico os outros míseros seres que se fazem transportar nessa "caixa andante", vão meio a dormir em pé,hipnotizados pelas estúpidas vidinhas que levam, preocupados com o jogo de logo à noite, mais importante do que um banho relaxante que lhes dê um ar mais higiénico, etc, etc ...plenos de tudo aquilo que de mau existe, imagem real da miséria social portuguesa e razão da improdutividade, da má gestão ...porque dadas as falhas intermodais, as pessoas já chegam cansadas e atrasadas ao local de trabalho, estoiradas e sem grande capacidade de render no local de trabalho.
Mas o que é que aconteceu ao teu carro? ficaste sem carro?

TheTalesMaker disse...

Welcome to the real world.
Quanto ao que aqui descreves, há coisa positivas e interessantes no que respeita em andar nos Transportes públicos. Se der e quiseres dormir um pouco, fechas os olhos e sempre dormes mais uns bons minutos. Mas a descrição que fazes das pessoas, é um facto que comigo também ocorre. Observar atentamente os seus rituais, o que estão a ler, a conversar, ou até nas plataformas das estações a se encontrarem, a se despedirem. Acho que "entrar" nesta vida também não faz mal a ninguém, mesmo porque nos permite entender e perceber por aquilo que passam aquelas pessoas. Mas claro que admito que viajar de carro é bem mais confortável, não me vou armar em hipócrita. Mas é bom descer "à terra" de vez em quando e perceber como vive (e neste caso viaja) o comum dos "mortais".