E porque é que eu ainda não estive a metros deste piano?

Como esta mulher-génio mexe comigo... Sim, génio. quem já compôs o que ela compôs é, para mim, isso mesmo.
A voz, a postura, a presença, as opiniões sempre críticas, a forma de interpretar temas com letras notáveis, sim anotáveis no mínimo. Ouve-se e descobre-se sempre mais qualquer coisa, mais um pormenor. É a minha poetisa de eleição. Arrepia-me, Consegue traduzir milhares de sentimentos numa, aparente, simples frase.
É-me impossível eleger temas preferidos, excertos de actuações preferidos, momentos preferidos. Outrora já aqui postei alguns, hoje, neste dia chuvoso, apeteceu-me aqui ter mais uns quantos de uma lista infindável.
Esta senhora é fundamental à audição de qualquer ser.


(Crucify)


(Smels Like Teen Spirit - Nirvana Cover)


(Love Song - The Cure Cover)


(Gold Dust) Se há uma música que me deixa sempre arrepiado e com os olhos marejados é esta, sempre. Musicalmente a perfeição existe, sim.


(Winter) Outra que...enfim...


(Raspberry Swirl)

11 comentários:

Anónimo disse...

A qualidade de alguns videos não é grande coisa. Gravações amadoras, claro. Mas o que interessa é a qualidade da Tori Amos e essa é sempre muito, muito acima da média.
O Raspberry swirl dá cá uma energia, não é?
O Gold dust é fenomenal e mesmo arrepiante.
O Crucify tem uma letra espectacular. "Why do we crucify ourselfs, every day i crucify myself..."
Os covers que aqui tens são lindos e ela tem mais, como sabes bem.
Pena não encontrares os covers que ela fez de músicas da Madonna.

Anónimo disse...

Não consegui ver o último video mas adoro a música. Super dançavel.
As outras pronto, são Amos no seu melhor. Um clima que nos envolve aos primeiros acordes.

Anónimo disse...

Quando você estiver a metros desse piano e dessa voz, também vou querer lá estar, não se esqueça, certo?! ... em absoluto.

Esta criadora de arte sonora, esta sublime artista lírica, das palavras e dos sussurros transmissores de sentimentos necessita uma análise exaustiva.

Toca o piano divinamente, mas este ganha em absoluto com a sua belíssima, angelical voz. A voz desta senhora merece uma atenção séria, não é um aparentemente simples aparelho vocal, ela é brilhante na forma como articula sonoramente simples palavras, sábia mensageira e (tal como referes), simples frases têm um impacto tremendo. Ela e o piano são um só, completam-se na perfeição como se tivessem umbilicalmente presos, evadindo-se a determinado ponto do palco onde a actuação tem lugar. Vi atentamente todos os vídeos e apesar de, tal como referiu a fátima, o som não ser o melhor, as performances mantêm-se notáveis ... creio mesmo que a Tori tem a capacidade de se concentrar de tal forma no seu desempenho que chega a esquecer onde está e torna aquele momento mágico para a fiel e agradecida audiência.
Gostei de todas as que ouvi, a última é interessantemente diferente. Ela enganou-se no início do Winter, certo?!
Winter é maravilhoso.
Mas tenho de admitir que é, tal como referes, de destacar o Gold Dust. Esta música tem uma poçãozinha mágica à mistura, certamente. Não tenho dúvidas de que é uma das mais belas composições musicais já concebidas e que já ouvi. Expressa tanto sentimento que nos deixa atordoados e curiosamente, sentimentos até díspares. A mim provoca-me una sensação simultaneamente leve, libertadora como ao mesmo tempo uma angústia, desamparo, tristeza, um sofrimento sem retorno, sem luta ... é maravilhosa. Cá está, esta mesma composição dificilmente passaria um sentimento tão único e belo se fosse cantada por outro intérprete qualquer, foi feita à medida da sua voz.

É curioso como, quando oiço a Tori Amos, me vêem à memória quase sempre, imagens do filme "O Piano" e do olhar da actriz

Anónimo disse...

Só o início do Gold Dust, antes dela sequer começar a cantar me deixa a transpirar ... é muito forte

Anónimo disse...

Além dela ser boa cantora, boa intérprete, boa pianista,boa compositora, boa comunicadora, agradável com o público e envolvente, ainda ganha por ser inteligente, genial e sensível ... existem seres assim com todos os ingredientes, poucos de facto ... mas eles existem e andam por aí

Graduated Fool disse...

Meu querido Brama, assino assinadíssimo por baixo de tudo o que escreveste.

Em tempos tive um discurso idêntico ao teu quando se falava de música e de Tori Amos. É exactamente isso. Exactamente.

Sim, também me lembro sempre da Holly Hunter n' "O Piano". Sim, o Gold Dust transmite isso tudo. Sim, um dia lá estaremos os dois a metros desta criatura, inundados por esta magia de sentimentos. Será arrasador, como deves calcular.

Anónimo disse...

Não é possível assistir ao vivo e a cores à Tori Amos sem desabar um mar de lágrimas ... acho que não resistiria assim como não resistiria a ver a Lisa Gerrard ... ambas são seres de excepção, na minha opinião evidentemente

Graduated Fool disse...

E choraremos imenso, ora essa! Um Índico de lágrimas libertadas e sentidas ali mesmo.

Quando os acordes do Gold Dust começarem ser-me-á impossível não ficar arrepiado ao máximo e quando ela pronunciar ao seu jeito "Sights and sounds pull me back down another year, i wa........s here, i was here" ser-me-á absolutamente impossível conter águas salgadas. Impossível! É demasiado forte.

Frankenstakion disse...

Também sou fã da Tori. Se tivesse uma gatinha era bem capaz de lhe chamar Tori...
Abraços

CarlaRamalho disse...

Bela selecção! Também gosto muito!

Hydrargirum disse...

Gostei das músicas!!!:)

Bolas, hoje são vcs os dois...oh prosopopeia musical:)

:)