Fosga-se!

Fosga-se!
Estou farto de corrigir testas de avaliação. Cerca de 250, duas turmas ainda a faltar e já para a semana vou para a segunda leva. Acabo de corrigir uns e começo logo a "engolir" mais 250 que tenho de corrigir numa semana. Toma e embrulha!
Já percebi que vou estar até ao final do período nisto. E depois faltam mais 2.
Estou farto de grelhas individuais de auto e hetero-avaliação de competências pessoais e sociais. Mais 250 para ler, corrigir e classificar e mais 250 que os meninos preencherão antes do final do período. Ora toma lá mais isto!
Estou farto de planificações, critérios de avaliação, planos curriculares simplificados a entregar para os 8 Projectos Curriculares de Turma de 8 turmas! (e o da minha direcção de turma ainda pendente para fazer)
Estou farto de grelhas de articulações curriculares interdisciplinares!
Estou farto de planos de actividades a inventar!
Estou farto de grelhas para Área de Projecto e Formação Cívica (individuais e de turma)!
Estou farto de reuniões que não servem para quase nada!
Estou farto de intervalos a correr!
Estou farto de papelada e mais papelada!
Estou farto de burocracias!
Estou farto de ver as turmas 1 vez por semana!
Estou farto de trocar os nomes das quase 3 centenas de alunos!
Estou farto de aulas de substituição!
Estou farto de apoios e mais apoios aos alunos invisuais!
Estou farto de, no final, com tudo isto ou sem, acabarem por transitar todos!
Estou farto de ser tudo menos professor!
Fosga-se, eu quero ensinar! E, estupidamente, é com isso que a minha cabeça profissional menos se preocupa, a que menos se dedica!
Fosga-se!

9 comentários:

Anónimo disse...

É demais mesmo. 8 turmas de quase 30 alunos e ainda por cima tantos sétimos anos. E mais área de projecto e mais formação cívica e mais direcção de turma de alunos invisuais...
E u tenho bem menos e já estou a dar em doida, portanto imagino. E eu não faço tantos km por dia nem me levanto tão cedo.
Não sei como aguentas, fofinho.
Um beijinho muito grande.

Anónimo disse...

Fosga-se mm. :(

Frankenstakion disse...

Também me queixo do mesmo. Perdemos tanto tempo com burocracias. Quando é que "os lá de cima" começam a valorizar o ensino e a menosprezar os papelinhos?

TheTalesMaker disse...

"Fosga-se". Andas armado em poticamente correcto?
Quanto ao post, lamento muito toda a situação. De facto uma pessoa faz um curso e pensa numa carreira como docente e depois quase que se torna numa espécie de administrativo do Ministério da Educação.
Filhos da Mãe (ok, eu também fui politicamente correcto).

Anónimo disse...

Como eu te compreendo ... corrige depressa o "estou farto de trocar os nomes de três dezenas de alunos, substituindo por três centenas" ...

Pois olha ainda digo mais ...

-estou farto de nem ter sequer intervalos entre reuniões sobrepostas que têm de acabar, continuando na semana seguinte porque entretanto outras se iniciam;

- estou farto de todo o processo estupidamente burocratico que implica uma direcção de turma;~

- estou farto de estar sistematicamente na escola, todos os dias, das 08h10 até às 21h30 ou 22h, como foi hoje o caso (todos os pequenos momentos que posso escapo-me para vir a casa, não que precise de vir, mas porque preciso de sair daquela fábrica de produção ininterrupta de estupidez e aumento exponencial de burrice);

- estou farto de ocupar mais 9 horas semanais, além de todas as outras que já ocupo semanalmente
(que extravasam sempre as 35 mesmo sem fazer qs nd aos fins-de-semana por imposição minha), em acções de formação ... porque têm de ser em horário pós- laboral;

- ainda estou mais farto de não existir uma organização conjunta de todos os professores marcando uma posição firme contra este sistema nojento do faz-de-conta que os alunos aprendem, do faz-de-conta que toda esta sobrecarga tem um fim em vista importante além de um massacre gratuito dos professores, do faz-de-conta que andamos a formar pessoas e não números.

O sistema de ensino actual é tudo menos isso ... que conste!
É um sistema asqueroso e que me envergonha mesmo por pertencer a este país e ser dele uma "peça" integrante ... sim porque neste momento nós deixámos de ser pessoas, somos peças movidas neste vomitante sistema neo-liberal

Frankenstakion disse...

A situação em que vivem os professores é verdadeiramente vergonhosa. E pior, não tem fim à vista...

Hydrargirum disse...

Bem...neste caso todo...fosga-se parece-me um "understatement"...

Acho que precisas de uma fusao de asneiras...daquelas que eu desenvolvi la fora....qd nao era entendido pelos autoctones!

Essas sim libertam a alma!!!

Anónimo disse...

Tadinho. Eu dizia era mesmo fod...-se.

paulo disse...

Graduated Fool, eu idem e não tenho o batalhão que tu tens! Exige tanto e somos compensados com tão pouco! Tu então, tens dose com que te queixar... Como disse o Brama, tenho vergonha disto tudo!
Foda-se indeed!