(1st act) Jesus...

Recebi um convite para ir ao teatro e não pude aceitar. Queria tanto ir, mas pronto. Aguardava-me trabalho na escola à tarde e à noite. Não, não era trabalho na escola onde estou colocado, era trabalho na escola anterior, na escola onde estive 10 anos e deixei de estar por culpa estúpida deste Ministério da Educação que, ao que parece, anda muito ocupado e não tem tempo para assinar a porcaria de um papel que me ajudaria tanto. Enfim...
Saí da escola e lá fui... para a escola, a outra. Felizmente a reunião de Departamento tinha sido adiada, senão iria trabalhar numa escola onde não estou ao serviço, faltando ao serviço à escola à qual pertenço agora. E quem me iria justificar a falta? Ninguém, claro! Mas isto não interessa à Ministra. Ela sabe lá! Uma pessoa trabalha para o Ministério e leva falta por isso. Irónico, ridículo, absurdo! E ainda por cima uma falta derivada da culpa de quem? Do Ministério, pois então! E porquê? Porque, no ano lectivo anterior, deixei pendente, para este início de ano, a finalização dos processos dos meus alunos do Curso de Educação e Formação. Não haveria problema uma vez que em Setembro voltaria e trataria do assunto. Mas, mas e mais um mas, o destacamento garantido via telefone, não chegou em Agosto, nem em Setembro, nem em Outubro e já nem deve chegar. Sinceramente, neste momento, até é preferível que não chegue. Acordo cedo, apanho um stress desgraçado na estrada, ando a contar os tostões todos os meses mas i will survive! Não faz agora é muito sentido voltar à escola anterior, começar tudo de novo, recuperar trabalho atrasado de mais de dois meses e deixar tudo o que já fiz na escola actual. Gosto da escola onde estou mas, por outro lado, sinto a falta da escola que era como que uma segunda casa para mim. Isto é tudo anedótico e, acima de tudo, muito desgastante.
Bem, comecei a trabalhar numa escola, com trabalho pendente na outra. E, questionava eu, linhas atrás, porque é que a culpa é do “Ministério dos Malucos” se afinal, fui eu que deixei pendente o trabalho? Porque aquela gentinha incompetente garantiu que o destacamento devido à Unidade de Apoio a Alunos Surdos, era dado por motivos óbvios; porque assim em Setembro estaria a trabalhar na escola onde estava; e porque só há 3 semanas é que os certificados dos formandos chegaram à escola para eu preencher. Portanto, nada podia eu fazer.
Ou seja, os miúdos há meses a precisar dos certificados para poderem concorrer a empregos e os certificados pendentes. E vem aquela aventesma da ministra falar do sucesso destes cursos. Sucesso? Já nem referindo outros aspectos surreais, o termo “sucesso” conjuga nestes cursos de forma perfeita se considerarmos que só pode mesmo ser humor do mais britânico que se pode conceber.
E porque é que não fui há 3 semanas, mal os certificados chegaram, preencher os certificadozinhos maravilha? Ora pois, porque tenho estado na escola a ter reuniões intercalares até depois das 21 horas. E, pasme-se, eu tenho outros interesses, outras vontades, outras coisas para fazer além de passar os dias na escola. E, pasme-se ainda mais, eu preciso dormir... é que, só por acaso, convém. Nem que seja para dar depois aulas acordado e não me enganar a corrigir as 8 turmas de testes.
Mas ontem lá fui a caminho da escola de onde saí há 3 meses, pensando a ela voltar um 1 mês depois. Afinal, um dos formandos precisa mesmo muito do dito documento para poder inscrever-se na Marinha. Era mesmo urgente ir, a ex-chefe bombardeou-me com telefonemas e mensagens a fazê-lo denotar. E lá iria mesmo que tivesse de faltar à reunião de Departamento.
Durante todo o percurso senti um aperto no peito a aumentar e, ao mesmo tempo, uma alegria a crescer. Ia ver pessoas que são importantes para mim, pessoas que há anos e anos me acompanham naquela escola, algumas mesmo há 1 década. Pessoas que já partilharam tanto comigo. Pessoas para junto das quais, muito provavelmente, já não iria voltar. Pessoas, colegas e amigos.

11 comentários:

paulo disse...

Eh pá, sina desgraçada a tua, por causa de uma assinatura. País surreal, não há novidades acerca disso e viva o sucesso! E fico por aqui que é melhor não ir mais longe (os 3 actos devem encher de orgulho tanto as tuas colegas como os teus alunos). Abraços

TheTalesMaker disse...

Sim, tudo isso eu já percebi e ja me tinhas dito.
Aquilo que mais falta te faz da antiga escola é mesmo isso. Colegas que são também seres humanos e amigos.
Já me tinhas dito igualmente, tal como referes aqui que se calhar este ano já não vale a pena, porque irias herdar/acumular ainda mais trabalho. Mas pode ser que para o ano voltes. Não desanimar, ok?

TheTalesMaker disse...

Já agora, se não é indiscrição, o que ias ver ao teatro? Esqueci-me de perguntar no comentário anterior, sorry.

Anónimo disse...

Estou a ler a pouco e pouco ... este Ministério é um entrave em si mesmo e nada conduz a uma melhoria das práticas mas agrava tudo ...

Ontem a reunião de pedagógico, na minha escola durou 8 horas. Não sendo normal, já vai sendo com o tempo. O pior é que esta foi a segunda reunião de pedagógico porque na outra quarta-feira não foi possível tratar tudo. Pior ainda, não foi possível terminar tudo nesta segunda reunião ... ainda terá de haver um terceiro pedagógico. Isto não é normal.

Agora deixa que te diga ... eu não faria o que tu fizeste, se tivesse reunião, desculpa lá... mas eu não ia ter falta por culpa e incompetência do Ministério ... os alunos ficavam prejudicados, paciência ...eu não sou "jesus christ super star" ... logo ía quando não tivesse nada na minha escola, naquela em que as minhas faltas contassem ... ser otário por obrigação é uma coisa, sê-lo por desporto é outra ... e tu continuas a ser o bom samaritano, já chega

Frankenstakion disse...

A tua situação demonstras, de forma flagrante a incompetência deste ministério. É vergonhoso não te terem mantido na escola onde já estavas à 10 anos. Uma falta de respeito e atenção que não começa nem acabe em ti, mas infelizmente que pouco preocupa quem a cometeu. Abraços

Hydrargirum disse...

Não entendas isto da maneira errada...mas acompanhar-te nos teus dias e "assistir" à tua revolta mais que justificada, contra um ministério trissómico, faz-me dar graças a Deus, não ter escolhido a vertente ensino do meu curso...

Anónimo disse...

Eu cometei estes três textos ... o que aconteceu aos meus comentários?

Graduated Fool disse...

Brama, o que aconteceu é que eu não tenho tido tempo de vir ao computador e por isso ainda não tinha aceite os últimos comentários.

Anónimo disse...

A tua situação profissional neste momento, por culpa q n é tua, é complicada mas é claro que vais voltar para junto de nós.
E nada de te apegares a essa gente nova nessa escola do deserto pq essa gente ainda te fica a adorar e n pode ser.
Só nós é q te podemos adorar.

Anónimo disse...

Tu és maluco em prestares-te para algo assim. Eu n ia e se fosse n admitiria ter falta.

Anónimo disse...

Que situação inconcebivel, sinceramente.