Cultura(s)

Muito se fala (pelo menos os professores, sim) da querida Ministra da Educação, mas a verdade é que temos outros ministros que deixam muito a desejar. Vêm à comunicação social com os seus ares pomposos e altamente respeitáveis, com aqueles ares de quem é extremamente inteligente e preocupado com o país, com aqueles ares de quem descobriu a pólvora e vai dizer algo de extraordinariamente certo, correcto e digno de um líder num partido dito desenvolvido, abrem a boca ministerial, e só sai... pois.
Pois a senhora Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima alertou-me para algo que, desatento em relação a estas coisas, desconhecia. O facto de que neste país se paga um valor de IVA de 5% sobre o valor dos livros e 21% sobre o valor dos CD's.
Mas o que é isto? Acho muitíssimo bem que o valor percentual relativo aos livros seja baixo, muito baixo, mas porque raio o da música há-de ser mais de quatro vezes superior?
Pois a fofíssima Ministra, com o seu ar altamente composto de alguém que está a informar o povinho de algo tão lógico quanto o mar ter água, explica.
Um livro é um bem mais necessário do que um álbum, um single, uma música. Ah pois!
Para mim, que amo música, que algumas músicas me fazem sentir tanto de tantos sentimentos, isto complica-me com o sistema nervoso!
Mas a senhora vai mais longe. Sim, porque neste Governo desgovernado, vai-se sempre mais além nos disparates ditos à boca cheia, nos disparates levados, efectivamente, a cabo.
A senhorinha, muito condescendente, para acalmar as hostes que se poderiam revoltar, afinal, tão querida, diz que até se pode vir a ponderar reduzir o valor do IVA para os 5% nos CD's de música erudita e clássica.
Sim, pois claro que sim, livros são cultura, música clássica, bem, bem, logo se vê se chega a tal nível de cultura. Agora o resto...
Alguém explica a esta alma parva, suposta cabeça de cartaz da cultura em Portugal, que o rock, o pop, o hip-hop e todos os outros géneros, quer se goste ou não, também podem ser arte? Também fazem parte da cultura?
Alguém explica a esta inculta que se há livros excelentes e há outros que são lixo, o mesmo acontece com a música? Mas que raio é isto, minha senhora?
Para esta patega, muito senhora de si, música que não seja erudita ou clássica não deve passar de barulho organizado vindo de "gentalha" dada a "drogagem", copos, gangas rasgadas, cabelos esquisitos e tatuagens com corações e caveiras. Oh minha senhora!
E diz ela isto com a maior das calmas, muito certa de si e ninguém diz nada, ninguém faz nada...
Pois todos os músicos, ditos artistas (que para esta senhora são mesmo "ditos"), tenham juizo! O que é que vocês andam a fazer? Ouçam a senhora Ministra. Ela é que sabe, ora! Deixem-se lá desses ruídos e batuques, peguem em folhinhas e comecem mas é a escrever uns livrinhos porque isso sim é que é!
E agora vou-me daqui para consumir umas musiquinhas da Tori Amos, essa divulgadora de uma forma de cultura menor. Ou nem será cultura?

8 comentários:

TheTalesMaker disse...

Por acaso já sabia dessa treta dos 21%. Aliás, não sei quais os dias, mas a FNAC todos os anos tem uns dias em que vende os produtos ditos musicais, ao preço de iva dos livros. São apenas 2 ou 3 dias por ano, mas é o que se arranja.
Agora quanto ás desculpas da ministra, de facto a senhora estava trancada num qualquer wc, quando nosso senhor distribui a inteligência, não foi?

Hydrargirum disse...

Eu não sabia dessa discrepância...nos valor dos IVAS....

ACHO TUDO "RIDICULISSIMO"....
Os livros neste País...saõ caros, caros, caros...nem sei como é que as pessoas lêem....

Os CDs idem...ibidem......
Então não era de baixar os IVAs nessas coisas para promover a cultura deste País que está cheio de boçais e burgessos (Como discutíamos no outro dia!)....

Era pegar num livro e num cd...e enfiá-los numa parte da ministra que cá sei...e depois perguntar...qual é que custa menos?....
Ah pois...é o que tem o IVA mais alto!

PS-Valeu pare ver a palavra "patega" escrita!lol

Anónimo disse...

Não sabia e acho mesmo estupido ser assim.
Estamos largados aos lobos é o que é.
Belos ministros estes que nos ministram!

Anónimo disse...

Que estupidez é só o que tenho vontade de dizer sobre isto.

Anónimo disse...

Também não percebo porque é que um livro é mais cultura e tem de ser mais respietável do que um álbum musical ... um livro escrito pelo Ronaldo é de certeza menos interessante e menos educativo do que o Meds dos Placebo

Anónimo disse...

Estou indignado!

O Brama tem toda a razão. Um livro sobre o Cristiano Ronaldo é certamente bem pior do que muitos e muitos e mm muitos discos.

paulo disse...

pois é mesmo ridículo, mas que seria de esperar? quem disse que música é mesmo cultura? e quem disse que cultura é para toda a gente? e quem disse que as gentes querem cultura? se quiserem, que a paguem, porque isto tem é de dar lucro e mais nada. odeio este tipo de política ou então quero ganhar o suficiente para poder aceder à "cultura". a discrepância vem de há muito e pelos vistos convém mantê-la.

CarlaRamalho disse...

Essa escapou-me... Mas a senhora é, de facto, intragável! Não dá uma para a caixa! Tem um ar de pedante ordinário, de alguém que calça sapato alto mas não sabe caminhar nos mesmos ... é rasca! Logo, o conceito que ela tem de cultura é aquele que ela acha que os outros acham que é cultura (não sei se me fiz entender)! Ela acha que gostar de ópera e ler (nem que seja o livro da Carolina) é que é fino e culto! O resto é desprezível...