Papeis

Um dia inteiro em casa, mas tinha de ser. Testes para corrigir, mas postos de lado. Feriado. Dia de Todos os Santos. Dia de PCT - Projecto Curricular de Turma. Inquéritos para apurar, dados a tratar, tabelas a fazer, gráficos para completar, estratégias a implementar. Papéis e mais papéis. Necessidades desnecessárias. Mas se é para fazer, faz-se e pronto. A reunião é já amanhã à noite e não gosto de levar coisas por fazer.
Hoje, perante tal dia deveras interessante, apeteceu-me comer pizza. De vez em quando dá-me umas vontades de tricar uma "Barbecue" da Telepizza. Foi o caso. Muita gente se deve ter lembrado do mesmo. 1 hora? Teria de esperar 1 hora? Pronto, se a rapariga dizia, eu acreditava e esperava. 1 hora que fosse. Lá esperei, já agarrado ao "mac", rodeado de papéis por todo o lado.
Toca a campainha de baixo, depois a de cima. Abro a porta e lá estava um rapaz. Era sempre um diferente. Devem pagar bem a estes moços, devem, pensei cá para mim.
Entregou-me as ditas pizzas. Sim, duas. Pedindo uma tinha oferta de uma segunda.
O rapaz pôs-se a remexer a bolsa que todos trazem com os trocos.
Olhava para mim, olhava para o interior da bolsita. Voltava a olhar para mim e para as moedas.
- Não sei se tenho trocos. Isto hoje está difícil. Deve ser do feriado.
- Se calhar lembraram-se todos de comer pizza no dia dos santinhos e ficaram-lhe com as moedas todas.
Riu-se e, em décimos de segundo, a cara ficou qual tomate. O troco nunca mais.
- Desculpe, é que trabalho nisto há pouco tempo, é só para ganhar uns trocos e sempre faço qualquer coisa. Não quero nada melhor porque em Janeiro já tenho o meu negócio e... bem, deixe cá ver. Que chatice, tem a família à espera e eu aqui com isto.
- Não se preocupe. A familia sou só eu.
- Desculpe, importa-se que eu vá lá abaixo à mota ver se há moedas?
- Eu espero, não há problema.
Mas que raio! Ele tinha quilos de moedas na bolsa, via-se perfeitamente. É óbvio que tinha lá 1 euros e 15 cêntimos. Espertalhão. Queria era fazer tempo, que eu deixasse passar e ficar ele com gorjeta. Nem pensar, sou pobre e preciso do dinheiro. "Deixe lá, não faz mal. Fica assim" era o que ele queria ouvir. Mas que raio de atrapalhação toda era aquela. Punha moedas na mão, voltava a colocá-las na bolsa, remexia aquilo tudo e nada!?
Fechei a porta. Ai dele que não aparecesse. Ligava logo para lá e haviam de me ouvir.
Mas apareceu. Não tocou à campainha. Bateu muito ligeiramente na porta. Estranho.
- Desculpe, peço muita desculpa. Tem aqui o seu troco.
- Ok, não há problema. Muito obrigado.
- Boa noite, então...
- Boa noite e bom feriado. Com licença.
Ainda nem tinha colocado as caixas das pizzas no balcão da cozinha e já ouvia novos ligeiros toques à porta.
- Sim, diga.
- Desculpe novamente... é para lhe entregar o folheto da Telepizza.
- Ah, obrigado mas eu tenho.
- É que este é novo. Esqueci-me e lhe entregar há pouco.
- Ok, muito obrigado. Com licença e um bom dia de trabalho. eu bem preciso.
- Sim, também vai trabalhar, é!? Desculpe. Pode fechar.
Estava visto porque é que as entregas estavam a demorar 1 hora. Que rapaz atrapalhado e esquecido.
Ainda não tinha trancado a porta e cai um papelito branco no chão. Um papelito que estava dentro do tal novo folheto.
Apanhei-o e nem estava a acreditar naquilo. Um nome e um número de telemóvel.

9 comentários:

Anónimo disse...

Que engraçado ...
Esta mesmo a detestar o rapaz por achar que ele queria era ficar com o dinheiro, mas afinal tudo se configurou de outra forma. Que malvadinho o moço. E agora, que vais fazer?

TheTalesMaker disse...

Lol. Quando começaste a falar em tamanha atrapalhação, não sei porquê cheirou-me a qualquer coisa que devia ser por causa de ti. Ai pizzas da telepizza, que saudades. sabes, enquanto trabalhei no Instituto, eu e colegas meus juntavamo-nos às quartas para a promoção das 4ª feiras loucas. Na compra de uma pizza, só pagavamos metade. Desde Abril que não como uma dessas, da telepizza. Bons tempos... vidas.

Hydrargirum disse...

Vou tentar ignorar a recta final da historia* e centrar-me nas memorias que este post me arrancou...sobre pizzas claro!

Eu faco umas pizzas tao boas...com tanto de tudo...ate e pecado!:)


*Impressionante.Ja viste o bom partido? Em Janeiro ia ter o proprio negocio...!:)

paulo disse...

Já viste que o número pode ser a sorte grande? Ou não!

Anónimo disse...

lololololololololol

E vais ligar ou já ligaste?

Anónimo disse...

Sim, já ligaste?
Olha que se calhar é um bom partido. Vai ter um negócio dele e tudo. Não sejas parvo.

Anónimo disse...

lololololololol
Sim, sim, já ligaste ao rapaz?

Anónimo disse...

Parece que vou ter que começar a comer pizza.

Anónimo disse...

Podias era convidar-me para comer pizza ou então vinhas tu bater-me à porta... ;)