Medo, muito medo.

Um E-mail que os professores começaram a receber:

"Exmo(a) Sr(a). Professor.

Com o objectivo de apoiar as escolas na implementação do processo de Avaliação do Desempenho dos docentes, a Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação disponibiliza a presente aplicação informática a qual irá sendo preenchida à medida que os agrupamentos e escolas não agrupadas vão estruturando o processo.

Nesta fase está já disponível a possibilidade de cada docente apresentar os seus objectivos. Uma vez submetidos e tendo em conta o calendário definido em cada Agrupamento/escola, o avaliador do órgão de administração e gestão acede aos mesmos para efeito de validação.

A aplicação está disponível no seguinte endereço: https://concurso.dgrhe.min.edu.pt/DefinicaoObjectivos2008.
Qualquer dúvida de funcionamento deverá ser colocada ao órgão de gestão, o qual terá apoio através do seguinte endereço:
https://concurso.dgrhe.min-edu.pt/PerguntaResposta2

DGRHE"

É inacreditável! Inacreditável tal forma "singela" e subtil de coacção. De um modo aparentemente agradável, simples e camuflada de apoio aos professores, assim se pretende assustar as mentes.
"Vá, para ajudar as escolas e os professores, cá está uma página para preencherem, uma coisinha simples e eficaz, uma coisinha fácil mas muito séria. Acho bem que preencham porque senão vão dar-se mal. Uns vão preencher, esses levam outros ao mesmo e a ver vamos quem não preenche. Tenham medo, muito medo. Não queiram ser as ovelhas negras... estão tramadinhos se não preencherem. Vá, aqui no ministério estamos a ajudar, seus refilões. Eh...eh...eh..."

5 comentários:

paulo disse...

ah, também recebeste!

Anónimo disse...

Hipócritas ... não recebi mas se receber não vou preencher coisa nenhuma. É um bom método de facto, agindo mediante uma coação e intimidação individual, ninguém vai saber quem preencheu ou não e ... por arrasto, vão preencher todos.
Na minha escola assumimos em departamento (a maioria dos colegas) e contra a postura de outros departamentos da escola (que nem ponderaram este aspecto), a determinação de não preenchermos grelha nenhuma de nada, até termos formação para o efeito. Isto foi antes de supendermos o modelo de avaliação. Não vamos definir objectivos nenhuns porque além de tudo, ninguém nos deu formação. Foi escolhida por departamento uma pessoa (ou voluntariou-se) para frequentar uma acção de formação sobre a avaliação, informação essa que, posteriormente, transmitiria em departamento aos restantes colegas. Sem desprimor para com o/a colega em causa, não reconhecemos a sua legitimidade em nos dar uma formação de carácter informal (até porque só alguns eleitos ou voluntários, foram escolhidos para essa formação, supostamente necessária para a avaliação). Tendo em conta que "estamos numa corrida" para a meta das quotas de bons, muito bons e excelentes, todos considerámos que deveríamos ter o mesmo direito a essa formação formalizada e creditada, antes de delinear objectivos, formação essa que se repercutiria directamente na nossa avaliação.

Neste momento não reconheço legitimidade a ninguém de me obrigar ao que quer que seja, antes de receber esclarecimentos da mesma forma que alguns dos "eleitos" ... aí poderei definir objectivos ... se esta suspensão ou seja lá o que for, não permanecer, contra este governo. Sim, porque acho que deveremos sustentar TODOS este braço-de-ferro até às últimas instâncias.

Anónimo disse...

Já recebi também e hoje na minha escola não se falou de outra coisa.
Medo não tenho nenhum, acho ridículo e absurdo, além do que não sabia que este tipo de coisas (supostamente tão importantes para a nossa avaliação) eram decididas e feitas via-mail. Se alguém ainda tinha dúvidas de como age este Governo, parece-me que agora não restarão dúvidas. Tenho nojo e vergonha. E também uma imensa vontade de rir.
Não vou preencher nada, claro.Exijo mais respeito pela minha profissão.
Temos o ensino e a avaliação de professores transformados numa novela mexicana.

Anónimo disse...

É uma excelente forma de meter medo, é é.
Agora vamos ver quem cai mas parece-me que vocês professores estão feitos com esta ministra e vão acabar por ceder, o q é pena.

Anónimo disse...

Não recebi e espero nem receber mas lá na escola quase toda a gente tinha recebido ontem ou mesmo hoje.
E enquanto uns dizem logo que não vão preencher e até apagaram logo o e-mail, outros estão com medo que sejam prejudicados nos próximos concursos de professores.
Eu estou sem muitas palavras perante isto, hoje até saí da escola mesmo triste com tudo.