Ensaios

Um dos livros que mais gostei de ler:



Longe de ser um dos filmes que mais gostei de ver:



Vou esperar que em DVD saia o "Director's Cut" mas ainda assim...
Independentemente das semelhanças, aquilo que o livro me transmitiu, o filme não conseguiu nem lá perto.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei, o filme é bom mas fiquei com a sensação que falta muita da tristeza do livro. Podia ser bem mais carregado. Esperava melhor a vários níveis até porque adoro o realizador.
Quem não leu o livro é natural que adore o filme.

João Roque disse...

Não li o livro mas penso ver o filme, e talvez me aguce o apetite para a leitura do livro.
Abraço.

Anónimo disse...

Vi o filme ontem e por acaso adorei. Chega-se sempre à mesma conclusão, a de que os filmes não expressam nem de perto nem de longe o que os livros conseguem transmitir. Mas isso é normal, os livros têm muitos mais pormenores, são mais densos, nós marcamos a cadência com que os lemos, cada frase permite-nos "viajar" mais longe e diversificadamente. Os filmes têm de condensar em pouco tempo muita informação e nós não marcamos o ritmo, é o filme e a sequência das cenas que o dita. Se noutros casos, a diferença entre um bom livro e um mau filme é flagrante (ex.Código Da Vinci), aqui não achei. O livro é excelente e um dos que mais gostei de ler até agora. O filme é muito bom e transmite muitas sensações de angústia. Claro que a parte correspondente à quarentena no Hospital (que "entronca" a maior parte do desenvolvimento do romance), fica aquém do desejável no filme. Também creio que não seria possível fazer muito melhor, embora considere que o ambiente do filme poderia ser ainda mais carregado, mais soturno. Apesar de tudo, o objectivo de causar mu-estar, indisposição e a percepção da degradação humana numa situação como a que o filme expressa, passam perfeitamente para o público.

Anónimo disse...

Falaram-me tão bem do livro que resolvi le-lo há pouco tempo pq sabia tb q vinha aí o filme. E valeu mesmo a pena é um livro espectacular e não conseguia deixar de le-lo. Só o sono me fazia parar e fiquei cheio de ansiedade para ver o filme, uma vez que tenho o livro tão presente na minha cabeça.
Fui ver ontem à noite e fiquei um pouco decepcionado, acho que era possível fazer mto melhor.
Contudo acho q é um bom filme até porque com uma história assim e um realizador destes era difícil ser um mau filme acima de tudo pq é um argumento excelente e mto forte, mas achei que há situações q podiam ser bem mais fortes e essas cenas dariam ao filme mais a sensação com q fiquei qdo li o livro.
O filme é bom mas não é excelente e poderia ser, mm q nunca fosse tão excelente como o livro.
Dizem que o realizador tirou meia hora de cenas q eram mto fortes e incomodavam o publico, se calhar n as deveria ter tirado pq o livro é isso mm mto forte e incomoda-nos como poucas coisas q li até hoje.
Tb fico à espera da versão original do realizador.

CarlaRamalho disse...

Deixa ver quando o filme chega aqui à parvalheira...

De qq forma não é uma história fácil de transpôr para cinema. Continuo a achar que o "Memorial do Convento", esse sim, dava um filme excelente!

AFSC disse...

É um dos meus livros favoritos. estou desejoso de poder ir ver o filme.

Hugs.