Revolutionary Road



11 anos depois do adorado e detestado Titanic, o duo DiCaprio-Winslet é obrigado a interpretar cenas de uma enorme carga emocional. E tanto um como outro são muito, muito bons no filme. Ela continua com ar de mulher madura, ele com ar de miúdo. Só isso não joga tão bem no filme.
Sam Mendes, marido de Kate Winslet, conta a história em função destas personagens e fixa a câmara nos dois protagonistas, quase sempre como se de uma peça de teatro se tratasse.
Este é um filme de actores e “Revolutionary Road” apresenta-nos algumas das melhores interpretações dos últimos anos. Mais uma vez DiCaprio não está nos Oscars. Kate Winslet, mais uma vez soberba, venceu o Globo de Ouro e, estupidamente, só não está nomeada para o Oscar neste filme porque está nomeada por “The Reader”. Nomear a mesma actriz por dois papéis principais é coisa que a academia ainda não interiorizou fazer sentido. Nos Globos ela venceu, como actriz principal, por este filme, e como secundária pelo filme que lhe dá a nomeação como actriz principal nos Oscars. Faz sentido? Não.
A tensão emocional lê-se nos olhos dos actores e, para além disso, Mendes conta a história (para vários críticos banal, aborrecida, pretenciosa) com mestria, serenidade e coragem.
Destaca-se também Michael Shannon que interpreta, extraordianariamente, um homem aparentemente louco, mas que acaba por ser o único a visionar as verdades por trás de uma cadeia de mentiras. Como único a perceber e até desafiar o funcionamento da sociedade, a sua personagem é imediatamente classificada de “louca”. Mas quem é ali louco afinal?
“Revolutionary Road” é um filme que faz pensar e que, de certo modo, transforma o “sonho americano” e o de muitas outras sociedades numa mentira e a “casa dos nossos sonhos” numa autêntica prisão. Só não vê quem não quer ver.

6 comentários:

João Roque disse...

Talvez seja uma das formas escolhidas para Meryl Strep ganhar novamente; nada me move quanto a MS, uma actriz extraordinária e que tem uma fabulosa interpretação em "Doubt"...
Abraço.

Luís Galego disse...

é o filme do meu proximo fim-de-semana...seduziu-me o trailer; motivou-me este post...

CarlaRamalho disse...

Também quero ver! Estou muito curiosa...

O Leonardo continua a não ser muito amado pela academia (vá lá saber-se porquê) e quanto à Kate espero, mesmo sem ter visto ainda o filme, que ela ganhe!! Ele já demonstrou, mais que uma vez, que é uma EXCELENTE actriz. Aqui não é, certamente, excepção!

Anónimo disse...

Já vi e gostei, mas não adorei. As interpretações são magníficas, dele, dela e do "louco". Mas acho que o filme podia ter explorado melhor alguns diálogos.

Anónimo disse...

Ainda não vi mas quero ver. Já me disseram muito bem e mal, estou curioso.

A Kate Winslet é uma extraordinária actriz e mereceu os dois globos de ouro, certamente. É a actriz da idade dela mais nomeada de sempre para os oscars e isso diz muito mesmo q n vença este ano novamente.

Essa história de ser nomeada e ter ganho como actriz principal por este filme nos globos de ouro e nos oscars nem ser sequer nomeada por este filme é perfeita estupidez e diz mto destes prémios e de quem faz as nomeações e escolhas.
E depois nos Globos de ouro foi nomeada como melhor actiz secundária e ganhou pelo filme que é nomeada como actriz principal nos oscars? Não se entende mm. Num mm papel para uns é pricipal e para outros já é secundária?
Eu gosto muito dos filmes do Sam Mendes e da Kate por isso vou ver.

Anónimo disse...

Também fiquei muito curioso ... mas agora não sei quando poderei propor-me ver tal filme