Flavors Of Entanglement



Quatro anos após "So Called-Chaos", Alanis Morissette está de regresso aos originais com "Flavors Of Entanglement". E ainda bem. Esta moça, nos últimos tempos, algo apagada da minha mente, está agora bem aflorada. No meio da desgraça que por aí anda, chegou um álbum excelente. As sonoridades, as letras são qualquer coisa...

Alanis, a canadiana que se deu a conhecer ao mundo enquanto uma maria-rapaz perdeu, de vez, o receio de mostrar o seu lado mais feminino e emocional, sem deixar de ser forte, muito forte. Assim, se no disco anterior tudo eram rosas e Alanis partilhava com o universo o facto de ter encontrado alguém com quem pretendia construir uma relação sólida e duradoura, o novo longa-duração é, pelo contrário, o álbum que conta a história da separação. Nesse sentido, "Flavors Of Entanglement" marca o regresso à agressividade do hiper vendido (mais de 35 milhões de cópias em todo o mundo) "Jagged Little Pill". Essa fúria manifesta-se, aqui, sobretudo através da temática das letras e está, assumidamente, relacionada com o final da relação da artista com o actor Ryan Reynolds. O resultado são canções viscerais, algumas delas a fazer lembrar o clássico 'You Oughta Know'.

O novo disco apresenta uma acentuada vertente tecnológica, sem nunca deixar de ser Alanis no seu melhor. A colaboração com Guy Sigsworth, que colaborou já com Madonna e Björk, é audível neste álbum, com novas texturas electrónicas. Por outro lado há, também, faixas mais orgânicas, cuja sonoridade assenta no piano.

Scarlett Johansson pode ter ficado com Ryan Reynolds mas Alanis Morissette tem algo que a actriz dificilmente alcançará: discos com temas e letras notáveis que transmitem tanto. E este é um deles. Forte, agressivo, duro, terno, rofundo, completo e pleno de emoções.
Treze anos após "Jagged Little Pill", Alanis, protegida da editora Maverick de Madonna, continua a ser uma das maiores representantes do rock no feminino.


(Moratorium)


(Tapes)


(Versions of violence)

3 comentários:

Anónimo disse...

Tirando o "Tapes" que é a minha preferida do álbum, há outras melhores que estas, acho eu.

Adoro o álbum, adoro.

Anónimo disse...

Huuuuummm, a ver se ouço.

Anónimo disse...

Que fixação com esta rapariga Deus meu ... não percebo ... canta mal, tem uma voz horrível, as músicas são enfadonhas e não têm qualquer mensagem. Pronto vi os vídeos apenas porque a acho muito bonita e ao menos isso. No geral é uma má cantora ... pronto, péssima.