Irracionalidades

Este anúncio foi censurado, claro!

Até se entende porquê, afinal é forte, muito forte. Mas, às vezes, só com anúncios-choque como este, se consegue ir mudando as mentes.
Alguns dos argumentos estão cá, mas ainda haverá quem diga que sem as touradas o touro estava extinto. É um dos argumentos preferidos dos defensores desta barbaridade. Sorridentes e em jeito de defensores, adoradores e respeitadores do touro lá dizem: "Os touros, até irem para a arena, tem uma vida de luxo. São bem tratados e vivem felizes em pastos verdes". Pois... e então? Isso justifica alguma coisa? Leva-me a perguntar a essas pessoas: gostariam de ter uma vida de luxo durante uns quantos anos que terminasse num arrastamento para uma arena para serem torturados ao vivo? Gostaria que todos os seus amigos e familiares sofressem o mesmo? Estavam nas vossas boas vidas e, de vez em quando, lá vinham buscar um ou dois para a arena para serem aplaudidos, não pela vida luxuosa, mas pelo espeta aqui, espeta ali, escorre sangue daqui, agora dali. Que tal?
Claro, claro que nós humanos temos esse discernimento, somos racionais, enquanto que os touros, irracionais, não têm essa noção e sabem lá eles para onde os vão levar quando os tiram dos campos solarengos. Nós sofreríamos se soubessemos ser esse o nosso caminho, o caminho dos nossos entes queridos, os bichos não. Pois, e os litros de sangue a brotar de feridas profundas, também não o sentem? Não têm essa noção? Não sentem? Aí onde entra a irracionalidade animal?
Dizer-se que enquanto se foi vivo se foi feliz não é argumento nenhum que justifique tal atrocidade. Vamos lá então criar gatinhos, cãezinhos, cavalinhos, ovelhinhas e outros animaizinhos com todo o amor, conforto e carinho e depois, passados uns anos, zás... esquartejamento público com gritos, risos e palmas à mistura. E interiorizamos "ah, qual é o problema? eles foram felizes enquanto viveram". Claro que acharão a comparação estúpida. Mas será? Só não é, pura e simplesmente, porque não é tradição, porque são animais, supostamente, mais queridinhos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este anuncio é incrível e tenho pena que tenha sido censurado. Entendo por causa das crianças mas acho que a preocupação nem foi essa, foram os adeptos das touradas que parecem cegos agarrados aos seus argumentos que não fazem sentido. O anuncio ia ferir-lhes susceptibilidades, coitadinhos.
Eu odeio touradas e odeia quando alguem abre a boca para defendê-las. Fico com vontade de chamar-lhes burros, insensíveis, animais até.

João Roque disse...

Não conhecia o anúncio e reconheço que é bastante forte; mas é também eloquente, contra essa barbaridade que são as touradas.
Foi censurado? Já tenho visto maiores atrocidades nos tele jornais...
Abraço.

Frankenstakion disse...

Tens um desafio no meu blog. Abraço

Anónimo disse...

Muito forte sim mas excelente.
Concordo com o que escreveste.