Eurovision 2009

Andei a ouvir a maioria das músicas que, este ano, vão concorrer no Eurovision Song Contest. Inicialmente, como é costume, quase não gosto de nenhuma e acho-as banalíssimas, depois começo a ouvir mais e a gostar mais e mais. Vamos lá ver este ano como vai ser. Por agora, aqui ficam aquelas em que reparei mais, independentemente de ter gostado ou nem por isso.


(Noruega - Fairytale)
Esta é, para muitos, a favorita. É das melhores, sem dúvida. Se não vencer ficará, certamente, muito bem classificada.


(Bulgária - Illusion)
A voz do mocito tem parecenças com a do Jimmy Summerville. Não desgosto da música, bem elaborada a vários níveis, mas ao vivo acho-a um bocado desastrosa.


(Grécia - This is our night)
Pronto, cá está este Sakis Rouvas outra vez. O homem é um sucesso na Grécia e agora na Turquia onde passou a viver. Já participou há uns anos no festival com um tema hiper pobrezinho mas, por ser mexido (ao jeito do Ricky Martin, na altura muito em voga), por ter muito bom aspecto (foi, recentemente, considerado o mais bonito homem do mundo, enfim...) e mostrar o corpinho na coreografia, ficou nos primeiros lugares. As miúdas e graúdas, os gays e demais, tudo com a pita aos saltos, a correr dar pontos ao moço. Desta vez acho que não será diferente.


(Dinamarca - Believe again)
Gosto da voz deste rapaz, muito à Ronan Keating.


(Eslovénia - Love Symphony)
Parece que a senhora se esqueceu de cantar. Violinos, violinos e mais violinos e lá começa ela. Gosto mais quando ela está calada, mas para ser canção, ela teria de dizer umas coisinhas. Vale pelos violinos.


(Alemanha - Miss Kiss Kiss, Bang, Bang)
Gosto desta. Meio cabaret, meio blues. A lembrar outra anterior também da Alemanha. Mas é Alemanha, fica para o fim na classificação.


(Reino Unido - My time)
A juntar à Alemanha, lá vão o Reino Unido e a França para os últimos lugares, outra vez. Esta parece uma canção da Disney e, dentro desse género, não está nada, nada mal. A rapariga canta muito bem e tem uma muito bonita voz. É um género que chateia a muitos, mas é bonita.


(Moldavia - Hora din Moldova)
E pois que o Eurofestival continua numa de sonoridades orientais, as quais não aprecio particularmente mas que costumam ficar muito bem classificadas. Esta é gira, tem piada, é divertida, em jeito de Kusturica.


(Israel - There must be another way)
A fórmula, supostamente, foi juntar uma israelita e uma árabe e, através de uma canção, mostrar o sofrimento que se vive naquelas paragens, onde esta junção já causa polémicas, claro. Uma das senhoras é a Noa, cantora com algum sucesso mundial.


(Turquia - Dum tek tek)
Típica música para vencer. A Turquia e a Grécia adoram este género. Mistura-se a música árabe ou ritmos latinos com batidas pop, uma cantora a mostrar o pernil ou um cantor a mostrar a barriga tonificada e já está. A mim não me aquece nem arrefece. Acho-a desinteressante, previsível, mais do mesmo. Este ano a Espanha resolveu fazer do mesmo e, claro, tal como esta e a grega, também é uma das favoritas.


(Arménia - Jan Jan)
Não gosto do refrão mas não me desagrada o resto. Uma das senhoras parece que quer bater em alguém.


(Rússia - Mamo)
O país anfitrião que nos habituou a boas músicas, sempre das melhores de cada ano, que há anos fica nos primeiros lugares, este ano presenteia-nos com isto. Não sei o que dizer da música, da senhora... O fim então...


(Roménia - The Balkan Girls)
Um país que tem, desde há vários anos, das minhas músicas preferidas. A Roménia tem estado sempre no meu top 3. Este ano leva estas mocitas sweet-pussycat-barbie-dolls. A música tem alguma gracita mas nada de nada comparada com as de anteriores anos, nada.


(Suíça - The highest hights)
É uma óptima música pop/rock. Muito bem conseguida. Gosto mesmo. Infelizmente, não creio que fique bem classificada. Não é um registo habitual no Eurovision. Não é um rock pesado ao género escandinavo, nem um pop ligeiro. Se chegar à final deve ser uma sorte.

12 comentários:

João Roque disse...

As minhas favoritas são a da Noruega (feitinha para ganhar) e a francesa, linda, linda e cantada por uma mulher fabulosa: Patrícia Kaas.
É caso para perguntar: o que vamos nós lá fazer? Quando no processo de escolha se incluem Lucianas Abreu e se insiste em Gama, não há mesmo nada a fazer...
Abraço.

Graduated Fool disse...

Pinguim, exacto, eu sabia que me faltava mais uma ou outra nas quais tinha reparado e gostado, uma delas a francesa. Mas também não ia aqui colocar ainda mais músicas, se bem que a francesa chamou-me logo a atenção.
É um belíssimo tema para ouvir em casa, num momento especial, para ouvir num café-concerto, num canto acolhedor.
Adoro a voz da mulher e a forma como interpreta o tema. Ao que consta a senhora é muito conhecida em França, sim senhor.
Eu não gosto nada de francês mas tenho sempre muita curiosidade em ouvir as músicas francesas que vão ao festival porque acho-as sempre diferentes e boas. E francês cantado soa-me diferente e bem mais agradável do que falado, de facto.
Infelizmente, são quase sempre temas que, dificilmente, ganharão nos dias de hoje. E este ano parece-me que não será excepção.
Abraço.

Anónimo disse...

Como sou curioso fui ao youtube ouvir a musica francesa e ouvi 2 vezes, confesso q n gostei. Até gosto do genero musica clássica francesa, tem sempre um je ne sais quoi, mas esta acho-a fraquinha, não obstante a interpretação intensa da cantora.

Destas q aqui tens gosto mto, mto da Noruega e da Suíça, a primeira acho q tem mtas chances de vencer mas a última como tu dizes n. N é nada o genero para o eurofestival.

A musica do Sakis tem graça mas de facto n passa disso, mas ele terá mtos pontos pq é mto giro (n o acho o homem mais bonito do mundo). Infelizmente é assim, e o mm se passa com a Turquia, não se avalia só as canções mas tb o q se passa no palco e mtas vezes a beleza ou a parolice vencem pontos. Mas isso reflecte o panorama mundial da música, n é só algo do eurofestival.

Anónimo disse...

Tenho que ouvir melhor mas por agora gostei da Noruega, Israel, Moldávia, Reino Unido e Suíça. Todas muito diferentes mas boas no seu género.
A Suíça não tem hipóteses de vencer, longe disso, tal como disseste.
A música russa é horrível!!!

E a música portuguesa? Volta Senhora do Mar. Não temos qualquer hipótese.

Anónimo disse...

12 pontos -Turquia
10 pontos - Grécia
8 pontos - Azerbaijão
Depois Espanha, Noruega e Moldávia.

Anónimo disse...

Hi..

I'm from Uk and i must say i loved last year portuguese song.
Congrats, it was beautiful.

Anónimo disse...

Noruega, Espanha, Grécia ou Turquia, uma destas ganha!!!



A música portuguesa é pobrezinha como nós.

Anónimo disse...

A musica suíça é boa demais para o E.s.contest!!!!! Nada a ver com o resto.

Hydrargirum disse...

Ai Grad, obrigado pelo facto de teres posto aqui as cancoes..assim escuso de andar a procura delas...

O Sakis Rouvas outra vez?....so lhe perdoo as calcas apertadas que ele usou qd apresentou o Festival na Grecia...Saudades da Anna vissi!...Detesto a musica dele...e homem mais bonito do mundo...qual mundo? Jupiter se calhar!...

Os teus comments as musicas sao um mimo!!!!....Curiosamente a da Noruega....hum...desgosto da metrica arrastada e mal encaixada nos compassos...e aqueles violinos no principio sao tao sei la...ja tao usados!!!...mas pronto...viva PT:)

Jinhos:)

Anónimo disse...

Começou a febre!
LOL.

Anónimo disse...

Bem, minha canção favorita é Düm Tek Tek *Hadise - Turquia*. Esse ano está repleto de canções maravilhosas assim como *La noche es para mi, Is it true?, Carry me in your dreams, Fairytale entre outras*, mas a predileção pela Turquia está clara e óbvia, lembrando que não conta apenas a apresentação nos dias de festival, mas sim, devemos saber sobre todos os caminhos que o candidato trilhou até chegar ao "Eurovision", e este é um dos critérios que o juri está usando desde 2003. Hadise tem grandes chances de ganhar sim, pois seu desempenho desde suas primeiras atuações foi ótimo em todas as categorias -dança, música, vóz, etc...- Alguns candidatos foram desfavorecidos na votação, esse é o caso de Montenegro e Chipre, as candidatas mereciam ir à Final, mas não foram, pois nem todo mundo agrada aos ouvidos do universo e principalmente quando esses ouvidos estão destreinados. Enfim:

Turquia = 12 pontos
Noruega = 10 pontos
Espanha = 08 pontos


TURQUIA + HADISE = DÜM TEK TEK

Tuga disse...

Eu cá não concordo com a opinião da nossa música, Portuguesa, ser pobrezinha, aliás foi uma das mais originais e que nela levava a cultura portuguesa, é pena ter sido sobre love também. Também sei que Portugal nunca iria ganhar, mas que não merceu ficar na posição 15. marcia ficar pelo menos em 10º lugar.