Tristeza abraçada à felicidade.

Passados 6 meses do início deste ano lectivo lá fui, mais uma vez (não tantas quanto gostaria), à minha antiga escola, ao espaço, ao ambiente que ainda trago comigo, que ainda sinto ser o meu. Afinal, foram 10 anos e uma década marca-nos por muito tempo, senão para sempre.
Nervoso, ansioso, de pernas bamboleantes, entrei naquela escola e, depois de ser recebido por ex-alunos que gritavam, que me abraçavam, que pulavam à minha volta (quem me manda a mim chegar mesmo num dos intervalos), entrei na sala de professores e os olhos fugiram-me, automaticamente, para o cacifo da minha turma do CEF. Fazia-o todos os dias e, meses depois, voltei a fazê-lo, como se tivesse estado ali no dia anterior, como se aquele cacifo ainda fosse meu, como se ainda fosse coordenador pedagógico, como se a turma ainda existisse. Os alunos do curso tinham já partido para outras paragens mas eu continuava ali, aquele era o meu espaço de trabalho, aquelas eram as pessoas com quem gostava de trabalhar. Em mente assim é, ainda é. Tenho tanta dificuldade em desligar-me do passado, do que fez parte de mim, de quem amo. Sinto sempre tudo tão presente.
Mais abraços, mais sorrisos, mais beijos, mais "vivas" e qual não é o meu espanto quando olho para uma parede enorme quase toda forrada com isto:

Nem sei como me senti. Sei que não consegui evitar as lágrimas. E estas causaram olhos marejados a algumas pessoas que me olhavam com tristeza por já não estar ali diariamente e com sorrisos comovidos porque também, como dizem, "tu és nosso, és daqui, esta é a tua escola e nunca iremos tirar a tua fotografia do ecrã do computador. Estás sempre ali presente. Até os colegas novos parece que já te conhecem de tanto falarmos de ti. És o nosso Zézinho e estás cá ".
Tinha tantas saudades daquelas pessoas, daquele ambiente, de tudo aquilo. Assolou-me uma tristeza imensa abraçada a uma felicidade do mesmo tamanho.
Foi tão bom, tão bom.
Voltarei mais vezes... sempre.

12 comentários:

Anónimo disse...

E nós adorámos ter-te lá. Já há tanto tempo que não nos visitavas. Adorámos e durante o dia não falámos noutra coisa.
Falamos em ti, as funcionárias perguntam por ti, os alunos falam em ti, adoram-te e estão sempre a perguntar por ti. Não sei se sabes mas tu marcaste muito muitos miúdos da escola, és como um idolo para eles. Viste a reacção da Andreia? Tu mudaste aquela miúda. Se não fosses tu, ela hoje estaria em caminhos que sabemos quais. E é só um exemplo.
Adorei, adorei, adorei não me canso de dizer. És daquelas pessoas e daqueles profissionais únicos e marcaste a escola de uma forma gigantesca, acrdita nisso. Hoje deu para perceber não? ;)
E o cartaz ficou giro, não ficou? Se visses a tua cara quando olhaste para ele! ;)
Até a dona Clotilde lançou as mãos ao lencinho, viste?
Agora volta e já para a semana, é uma ordem. Não fiques mais uns meses sem cá vir, nós não vamos tirar a tua fotgrafia do ecrã do pc. Ai de quem e atreva. Uma colega nova pos lá uma flor e a nossa tia tirou-a logo e ainda lhe deu um raspanete. Foi um fartote de risos. A foto fica digas tu o q disseres.
Volta, volta, volta. Fazes tanta falta, tanta falta.
E para terminar fica sabendo que em jeito de piropo continuas lindo mesmo com esse corte de cabelo novo. Uma colega nova veio-me logo perguntar quem era o borrachão. ah ah ah
Chega de elogios, tu sabes o quanto te adoro mas não te babes. ah ah ah
Volta, volta, volta depressa.

Anónimo disse...

Isso só acontece porque você é ESPECIAL, ESPECIAL e .... sei lá, ESPECIAL ....

LINDO DEMAIS PARA SER VERDADEIRO E REAL NUMA SOCIEDADE IRREMEDIAVELMENTE CORROMPIDA PELO DEMO ... e que já colheu a maior parte das Almas que por aí andam tresmalhadas em debandada.

Anónimo disse...

Deves mm ter ficado super feliz e comovido. Essas pessoas gostam mm muito de ti e tu delas e isso é bom, muito bom.
Confesso que até fiquei com uma certa inveja porque nunca senti grande ligação ao meu local de trabalho, pelo menos nada comparado com isso.

Anónimo disse...

Se me fizessem um cartaz assim acho que caía no chão.
Achei o comentário da Fátima muito bonito. Cá para mim ela está apaixonada. lol

Anónimo disse...

O quê???? Fizeram-te isso? Ohhhhhhhhh, fico feliz por ti.
Só a mim é que não me vens visitar.

Gostei muito do que li, do comentário da fátima e do brama que já vi que te adoram quase tanto como eu. QUASE!

Anónimo disse...

Anónimo:

Não se trata de estar apaixonada ou não (mm pq n teria grande hipótese) mas fui muito sincera no que escrevi e ainda assim foi pouco pq o adoro mesmo, eu e mais pessoas que tiveram neste rapaz um colega, um companheiro, um exemplo, um amigo sempre pronto e disponível. E temos esperanças de que ele ainda volte para junto de nós. Ele faz muita falta aqui.
Se fizemos o que fizemos foi pq ele merece e merece isto e muito mais.

Brama:

No teu jeito brincalhão, talvez sem te dares conta, tens toda a razão. É muito especial.

Volta, volta, volta!

Anónimo disse...

Não fátima ... eu dei-me conta ...

beijos

CarlaRamalho disse...

Fico feliz por ti!! Espero que nunca mudes e que te continues a dedicar da mesma forma à nova escola e aos novos alunos! São professores como tu que podem fazer a diferença na vida de um jovem...

Beijinhos

Anónimo disse...

Posso perguntar: por que tiveste que sair de um local onde és tão querido, onde gostas de estar e onde estiveste tantos anos?

Graduated Fool disse...

Anónimo, sim, podes perguntar.

Saí porque o querido Ministério da Educação garantiu, telefonicamente, que mais uma vez, à semelhança dos anos anteriores, eu seria destacado para a dita escola, no âmbito de uma unidade de apoio a alunos surdos (projecto do qual fiz parte vários anos) e, até hoje, não deram resposta oficial, nem que sim, nem que não.
Tudo se fez para, ao menos obtermos uma resposta, e... até hoje... nada.
Já é absurdo garantirem algo e não cumprirem, mais absurdo é o tempo ir passando e depois de telefonemas, faxes, e-mails... passarem a "batata quente" de gabinete em gabinete e não darem resposta alguma.
Fui eu prejudicado, foi uma outra colega e os alunos surdos também.

Anónimo disse...

Obrigado pela resposta! É mais um exemplo do modo como funciona este país e, especificamente, este "querido" ministério da educação (do qual também dependo...feliz/infelizmente...)
Abraço!

TheTalesMaker disse...

Estas situações são sempre estranhas e embaraçosas. Rever pessoas, sítios, acontecimentos. A tal mistura de alegria e tristeza (e a saudade). Mas é bom ver que não nos esquecemos por aquilo que passamos e que as outras pessoas também não.
Pode ser que ainda voltes, quem sabe no próximo ano lectivo.
Abraço grande