Amália Hoje


"Amália Hoje" é um álbum que conta com a participação de elementos dos The Gift (Sónia Tavares e Nuno Gonçalves), dos Moonspell (Fernando Ribeiro) e Paulo Praça (Plaza).
"Amália Hoje" é polémico, claro. Uns acham excelente, outros abaixo da crítica. Só a ideia de tocar no intocável fado os arrepia. Ousado é com toda a certeza!
Pegar no fado, na figura máxima do fado, e fazer alterações para um estilo pop não é para todos e do agrado de todos. Poucos o conseguem, muitos o rejeitam.
Eu não gosto de fado, nunca gostei, mas gosto muito dos The Gift, sempre gostei. Por isso, estou curioso. Não sei se vou gostar do álbum, o pouco que já ouvi no site oficial não me impressionou, mas deste tema, já lançado, gosto.


(Gaivota)

11 comentários:

Tiger! disse...

Gosto muito, é um projecto ambicioso. Vários músicos dão as mãos para projectos novos, a ver se abanam o panorama nacional!

Abraço

Felisberto disse...

por acaso gosto muito de fado, e quando vi a reportagem amei a ideia...acho muito original, muito inovador...pode levar a beleza das letras a um público muito maior...além que a Sónia é fantástica, tive a sorte de a ver mais do que uma vez ao vivo, ela é espantosa...ansioso pelo projecto...

já ouviste o cd "bossa nossa"? é uma sugestão que dou...

abraço

Brama disse...

Não sei bem que opinião ter ... a ideia de ter sido a Sónia Tavares a dar voz a este projecto é a melhor parte da minha opinião.

Claro que só consigo gostar (por exemplo desta versão do Gaivota) se me descolar completamente do fado em si e deixar o meu ouvido assumir esta nova roupagem. Claro que esta nova roupagem é muito pior que o fado propriamente dito.

O que mais me aborrece na oferta musical portuguesa é estarmos sistematicamente a remexer no que já existe. Este projecto confere ao fado talvez um outro respirar, mas também lhe retira parte da magia ... eu acho.

Os The Gift tem excelentes músicas e bonitas músicas portuguesas ... será preciso isto?! ... não sei.

Angelo disse...

Pois eu adoro os The Gift e fado... E acho que isto resultou lindamente. Mas posso esperar para ver o que se segue.
Tens o link para o site oficial?

Só João disse...

Acabei de ouvir o album todo, e na minha opiniao, este é de longe o melhor tema (e não o acho grande espingarda) adoro a voz da sonia adoro os gift, aprecio o trabalho do paulo mas fiquei desiludido com o resultado final, falta alma! Alma essa k transborda em qualquer uma das versoes originais.
Abraço

João Roque disse...

Gosto de fado e também gosto do que já ouvi deste álbum; não me choca nada versões alteradas de músicas bem definidas...
Abraço.

Snl disse...

O fado é como o vinho, quem não gosta aprende a gostar, com a particularidade de que se aprendeu a gostar então não gosta de qualquer coisa. Não é todo o vinho que me sabe bem e fado também!

Experimenta ouvir Mísia ou Ana Sadio! ;)

fátima disse...

Já ouvi o album. De inicio não gostei lá muito mas depois ouvi mais vezes e comecei a gostar e muito. É algo de diferente a que nos habituamos, eu habituei-me e estou a gostar muito.

Rui disse...

Também estou curioso e quero ouvir. Desta canção adaptada gostei e a voz da Sónia dá uma qualquer coisa de especial, moderna e ao mesmo tempo clássica.

He disse...

Boas.... sou amante incondicional de música de estilos muitos diversos. Considero os The Gift uma das grandes bandas portuguesas, como tal não consigo ter uma opinião imparcial sobre o disco, já fui ouvi-lo com vontade de aprender a gostar dele.
Tinha algumas expectativas a cerca deste álbum, coisas que foram totalmente posta de lado, nunca imaginei que conseguissem dar esta roupagem.
Não fiquei nada chocado com o remexer nas raízes, talvez por ser de época pouco purista.
Compreendo a falta de sentimento proclamada por alguns, mas devo dizer que fui a procura do gaivota original e não gostei. Quanto as outras músicas não tive curiosidade de ouvi-la, possivelmente devido ao trauma com a gaivota lol.
Estava a espera de encontrar temas mais profundos ou talvez mais característicos de AMÁLIA, mas por outro lado acho que foi bom não serem músicas zombies.

Resultado final: Amei o resultado, já comprei o álbum e estou totalmente viciado...

Cumprimentos

CarlaRamalho disse...

Já ouvi o teima "Gaivota" e AMEI!!Acho que qualquer coisa na voz da Sónia soa bem!! Vou comprar o CD.