Adivinha

"Comé qui é pessoal?"
Vamos lá a isto, uma adivinhazinha gira para alegrar:
Qual é a profissão, qual é, em que uma pessoa não pode ter "Excelente" na sua avaliação de um ano inteiro só porque chegou um dia, por qualquer motivo, atrasado 5 minutos?
Vamos lá pensar!
Vá... não é uma anedota, é uma adivinha. Claro que tem lógica, claro que é aceitável, claro que existe uma profissão assim. Vamos lá pensar um "cadinho", vá!
Pois é. A "puta" da 2ª circular, por exemplo, é motivo para se ficar num engarrafamento e, como tal, levar falta ao primeiro tempo lectivo. Resultado: Pronto, o seu carro não tem asas, o senhor professor chegou atrasado e, portanto, teve falta. É a vida! Não sabe que gente superior, gente pensante e dotada assim o acha? Se eles acham que tem lógica é porque tem, ouviu? Você é um mero professorzeco, sabe lá! Isto é o resultado de um longo, intenso e apurado estudo no âmbito das Ciências da Educação. Laaaaaamento, o carimbo a vermelho no livro de ponto já lá esta. Chegasse a horas! Agora já não há nada a fazer, paciência. Está lá a vermelho, é a prova de que já não é um excelente professor! Atrasou-se, a funcionária tem ordens para carimbar e pronto. Um excelente professor não chega atrasado nunca, ai! É tudo uma questão de lógica e bom senso!
Vá, se posteriormente quiser ser um excelente docente, deixe-se de merdas e trate já de, por exemplo:
1- Colocar asas no carro para passar por cima de todos os outros que, imagine-se, ousem estar na estrada à mesma hora.
2- Colocar asas substitutas, convém. É que um desgraçado qualquer, à hora que você se desloca para a escola, pode resolver ter um acidente e empatar ainda mais o trânsito.
3- Se insistir em fazer 50 km de carro e, armado em fino, não se quiser deslocar a pé, então aconselho-o a que todas as noites varra a estrada, tape todos os seus buracos, para que nenhum pneu do seu carro, ou de outro, fure. Vá, pense nisso. Os professores não fazem nada, não mexem a peida para nada, calões, vá a pé para a escola. Não sabe que o combustível está caro? Depois não se queixe. Seja adepto do slogan "Mexa-se, será um excelente professor!"
4- Alugar, imediatamente, um apartamento junto à escola, de preferência sem estrada para atravessar, num rés-do-chão, porque o elevador pode avariar numa das manhãs ou, quem sabe, pode cair escadas abaixo. Que maçada! E aos fins-de-semana é de evitar ir visitar os familiares, o marido ou mulher, o namorado ou namorada, os filhos... não se esqueça que no regresso pode acontecer alguma desgraçeira.
5- Não tem dinheiro para alugar uma segunda casa? Está já a pagar outra, a sua? Quem manda? O que é que o ministério tem a ver com isso? Os professores não ganham mal, ora essa! Venda já a sua casa, olha que coisa! Agora é a altura ideal para vender casas, não sabe disso?
6- Divorcie-se, entregue os seus filhos para adopção. Só terá vantagens! Não se esqueça que a sua vida são os filhos dos outros, são esses que gerem a sua vida, são esses que de si tiram tripas e coração para transitá-los. Chumbar? Qué lá isso?
Vá, que parvoíce tão grande, filhos? Para quê ter os seus!? Seja moderno, evolua. A taxa de natalidade quer-se a aumentar mas deixe lá que os outros tratem disso. Esses que tenham muitos gaiatos, você é pago para cuidar deles e passá-los, não para ter os seus. Ter os seus já é um bocadinho de abuso, não lhe parece? Não vê que os miúdos podem vomitar de manhã e depois já viu a chatice que é ter de ir a correr dar aula e deixar o miúdo todo vomitado em casa? E se ele acordar com dor de cabeça? Já viu que não pode ficar com ele em casa nem uma meia horazinha? Dói-lhe a cabeça, a garganta, a barriguinha...? Deixe-o aos gritos sozinho em casa e corra, corra muito porque o toque está quase a dar. Cuidado, atenção, não caia, não deixe que nada se lhe atravesse à frente. Rápido, o carimbo vermelho está a descer em direcção ao papel. O seu ano lectivo está absolutamente em risco. Porque raio o miúdo não engoliu o vomitado? Porque é que sequer lhe deu o pequeno almoço?
Corra para a escola, deixe tudo e todos para trás! Ou então corra noutra direcção. Corra para o médico. Ao mínimo lamento do pequenote, um espirro, uma agudíssima dor na ponta da unha, vá logo a correr para o médico. É urgente um atestado. Use e abuse deles! Assim tudo bem, tudo contente. Afinal, seriedade e honestidade acima de tudo. Vá, para ser um professor excelente justifique tudo com idas ao médico. Vá imenso ao médico, não deixe é que nada o atrase. Os pais não apreciam, a ministra odeia e você, temos pena, deixa, ali mesmo, naquele instante, de ser um excelente profissional.

Mexa-se, corra, bata, voe, abandone, mude-se, largue tudo e todos, altere o movimento de rotação da Terra se for preciso mas, por favor, respeite a profissão e os superiores que consigo tanto se têm preocupado. Se quer ter excelente, não se atreva, por nada de nada, a faltar! É um mínimo que se pode pedir, cambada de calões!

Mas por que carga de água é que estes professores complicam tudo? Então não sabem que nas outras profissões as pessoas também são avaliadas? Que coisa!

10 comentários:

Anónimo disse...

Um ano de não excelência por causa de uma falta? Estás enganado, são dois anos. Chegas atrasado 5 min e isso prejudica-te a avaliação por 2 anos.
E como estas há outras coisas que me estão a tirar do sério. A sério isto é inadmissível.

O teu texto deu-me tanta vontade de rir mas mais ainda triste me deixou.

Felisberto disse...

Como aluno, e estudante da vida, sei que se há coisa que faz de um professor excelente é tudo menos...faltar um dia...aliás adorava nos meus tempos de aluno que de vez em quando os professores faltassem. lol mas so de vez em quando.
É triste estar inserido num mecanismo mesquinho, que por muito "exigente" que queira ser, jamais vai ser útil verdadeiramente. É dentro duma sala de aula que se vê a excelência dum professor. Tantos professores são exímios assiduamente e na sua pontualidade e dentro daquelas quatro paredes fazem os alunos ainda mais ignorantes.

Um excelente para esses que fazem aquelas coisas todas que tu disseste acima:-P

Para ti, és digno de pena, porque não tens um rés-do-chão para jamais chegar atrasado. Devias ter vergonha e fazer alguma coisa de útil pela sociedade, vai trabalhar!! (como o outro que fala "achim")

Agora a sério, acho que como pessoa pelo que dá pa avaliar pelo teu blog, ñ vai ser um mero titulo de excelência que te vai inferiorizar cmo pessoa, o importante é que na tua consciência sabes que foste e deste o melhor! A minha homenagem e os meus parabéns!

paulo disse...

meu amigo, o problema não é só ter-se o azar com uma qualquer situação desse tipo... é que ainda há as cotas! eu já contei o que aconteceu com a minha avaliação no ano que terminou (a escola não tinha cotas para atribuir excelente, podia ter dado 4 muito bons... e? nada, deu bons e está a andar). para quê, então, suar por se ser excelente? não vale a pena. pior: ninguém exterior o ensino parece perceber isso. claro, só os professores é que são uns calões de primeira. sabes que mais: merda para isto tudo!

Anónimo disse...

Este texto criou-me um dilema:

Não percebi se deveria chorar ou antes, rir.

Quer então dizer que chegaste atrasado ao primeiro tempo.
Sim ... podes esquecer o Excelente, mesmo sendo Deus não o conseguirias porque há uma falha, falha essa que se designa: 5 minutos após o toque

João Roque disse...

Tudo isto é triste...

Graduated Fool disse...

Calma, isto não aconteceu comigo ainda. Mas é mais do que certo que vai acontecer, pois então. Só se eu montar tenda à porta da escola... e ainda assim, não sei não.

Não aconteceu comigo mas já deve ter acontecido com outros... "tadinhos" os não excelentes.

Anónimo disse...

Ao menos isso ... sim, mas é improvável escapares a uma situação dessas uma vez que seja, durante todo o ano lectivo.

Sabes que mais, temos de começar a mexer-nos para fugir de Portugal, este país não nos contém

CarlaRamalho disse...

Porque é que os profs não se juntam e contratam um assassino profissional para abater a ministrazeca e o valter tontinho?!! A coisa está a ficar surreal...

Aequillibrium disse...

Gostava de saber se a ministra chega a horas...

Melhor, imagina que isso contava para a sua avaliação...

Anónimo disse...

Chama-se rir da tristeza e injustiça.