Medalhas



A nossa eterna mania de dizer mal e de meter alguém no altar em detrimento de outros automaticamente desgraçados, vergonhosos, tristes.
Vamos lá ver uma coisa, não é porque a Vanessa Fernandes ganhou uma medalha que significa que se tenha empenhado e lutado mais que os outros atletas portugueses. As coisas não são lineares assim. Vamos metê-la num pedestal e aos outros atirar-lhes bosta? Quem disse que, aparte qualquer comentário menos feliz junto da comunicação social, não houve outros atletas a dar o seu melhor a cada prova? Ou o que se diz junto dos media é que caracteriza cada atleta? Alguns são miúdos, pouco instruídos, pessoas muito simples, nem sabem bem o que dizer perante uma câmara. Não estou a desculpa-los, obviamente. Mas isso significa que foram jogar no parque infantil de Pequim aquando das suas provas? Não creio.
Ainda hoje vi provas de atletismo em que os favoritos nem medalhados foram. E então? Isso faz deles uma porcaria, uns preguiçosos? Não. Tropeçaram, não estavam no seu melhor, estavam nervosos, outros foram melhores... E basta que um seja, naquele momento, melhor para que a medalha dourada não seja de quem a mais quer. Bastam centésimos de segundo, milímetros, para que não se tenha lugar no pódio.
Simpatizo com a Vanessa mas também com outros e não vou atirar-lhe flores a ela e pedras aos outros. Podem ter tido comentários infelizes na tv, mas passam a ser calões, molengas e pouco esforçados por isso? Certamente que, a grande maioria não foi para os Jogos Olímpicos de forma ligeira, em jeito de brincadeirinha e passeio. Podem não ter conseguido o seu melhor, mas não andaram a brincar aos legos do desporto. Estão lá por algum motivo. É a profissão deles, nem que seja por isso. Talvez, simplesmente, haja quem seja melhor que eles, pronto. E só porque uns são melhores, os portugueses já não prestam? Os factores são muitos.
Se vamos só elogiar a Vanessa, então não era suposto ela ser a tão aclamada melhor do mundo na sua área? É que não o foi agora. Ou só porque ela teve uma melhor que ela e os outros alguns melhores, já faz dela um mártir e os outros ralé.
E se por algum motivo mais duas lhe passassem à frente, já a adorávamos tanto assim? E se ela tivesse caído? E se estivesse num dia "não"? É que podia ter acontecido. Aconteceu a tantos outros noutras provas. Não têm de ser maus por isso.
Dou palmas à Vanessa mas não vou vaiar os outros.
Já me chegam os chineses ultra decepcionados, a abandonar o Ninho de Pássaro e de fronha tristonha e trombuda nas ruas só porque o seu atleta favorito e idolatrado em todo o país desistiu da sua prova. Ok, é triste mas e os outros não contam tanto, não são excelentes, não merecem apoio? Claro que sim.
Vivo muito intensamente os Jogos Olímpicos. Enervo-me, emociono-me, stresso-me, alegro-me e entristeço-me. Coloco uns no trono mas não sinto vontade de colocar outros na lixeira.
Estão lá, devem dar o seu melhor, não pelo seu país, mas por eles. São eles que têm o valor, não quem apenas os vê e comenta.
Estão lá, podem não ser os melhores, podem não vencer medalhas, podem não saber falar para os jornais, podem dizer disparates para o zoom, mas estão lá por algum motivo.
Quero acreditar que deram o melhor, naquele dia, naquela hora, mesmo que isso nos pareça muito fraco e vergonhoso.

6 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso é verdade. Já só se diz maravilhas da Vanessa Fernandes e mal dos outros todos. Diz-se mal muitas vezes sem sequer se ter visto as provas, sem sequer se saber o que se passou efectivamente.
Eu própria dou comigo a dizer mal dos atletas portugueses sem andar a acompanhar muito os Jogos Olimpicos. Falo porque ouço falar e muitos devem fazer o mesmo. Vê-se um comentário qualquer na tv e tiramos logo conclusões.

Anónimo disse...

Nem sei pq tanto alarido à volta da Vanessa Fernandes? É mm só porque nenhum dos outros ganhou qq medalha e ela ganhou. Se formos a ver bem não era suposto ela ter ganho a de ouro? Tanta coisa de q era a melhor e afinal.
Se ela ganhasse a prata e outros portugueses ganhassem ouros já diziam que a Vanessa n fez o seu melhor, que decepcionou, etc.
Se um qq ganhasse o ouro e dissesse porcaria na tv já ninguém queria saber, ele é q era o melhor e ninguém ligava mto à Vanessa.

E o chineses são outros que tais. Ganham medalhas atrás de medalhas mas andam todos chateados pq o seu preferido não ganhou.

Os portugueses deviam era estar calados pq só dão importancia ao futebol e agora é q se lembram q temos atletas e ainda dizem mal deles.

CarlaRamalho disse...

Pois eu acho mesmo que houve atletas que não se empenharan o suficiente e cuja mentalidade (pouco competitiva, pouco ambiciosa e algo fraca) marcou o seu desempenho. Claro que é a sua profissão, claro que até não o terão feito de forma consciente, mas é necessário colocar o dedo na ferida e ver o que está mal e quem está mal.

De qq forma, certos atletas não falham sozinhos. Falha o país q não os apoia, não lhe dá estruturas e depois espera milagres (lei-se medalhas).

João Roque disse...

Caro Graduated
não estou totalmente de acordo contigo e por uma razão muito simples; não estou especialmente decepcionado com a actuação dos portugueses, embora esperasse mais de alguns claro; e dou todo o relevo à Vanessa, pois segui a par e passo a sua prova e ela "deu tudo", a outra foi melhoe e pronto.
O que me entristece muito, para não dizer que me envergonha, são 3 declarações de atletas que passaram a si próprios um atestado de atraso nental e que não são dignod de representar Portugal: o tipo do lançamento do peso, que parece estar a gozar com o pessoal, a lançadora de martelo, que afirma não ser aquela a sua melhor modalidade (então qual é ?) e o tipo dos 5000 metros que já vai na sua terceira participação em JO e só agora se intimida com um estádio cheio. Isto nada tem a ver com desporto, mas com mentalidade. Claro que não misturo a esta gente, a Naíde Gomes, que não deixa de ser uma grande atleta por ter um dia menos feliz, nem meritórios comportamentos na vela, no remo e noutras modalidades. É preciso é relativizar as questões; e separar o desporto praticado das "besteiras" que se dizem...
Abraço e desculpa o testamento.

Anónimo disse...

De certa forma concordo com os comentários de todos embora considere, tal como a suspeita e o pinguim, que houve observações menos felizes (que denegriram o trabalho dos próprios atletas e até do país, porque eles são a sua imagem)e que não houve por parte de alguns atletas portugueses aquele espírito de competição e tal como referiu a Vanessa e muito bem,"algo que vem cá de dentro".

Podíamos prolongar-nos nos "ses" e e suposições várias, mas o facto incontestável é que foi a Vanessa Fernandes a conseguir uma medalha para o seu país e não nenhum dos outros, tal como inicialmente previra.Claro que houve alguns azares, é verdade (Naíde Gomes)e há dias maus.Todavia, uma coisa é certa, se apenas esperei medalha da Vanessa Fernandes foi porque, atendendo à sua atitude e à sua determinação, confiei que seria da parte dela que isso seria possível.
Evidentemente que não temos por isso de a colocar no mais alto pedestal e "escarrar" para os outros mas esses outros deveriam ter-se empenhado muito mais do que aquilo que demonstraram.
Mesmo que os outros conseguissem ouro e a Vanessa apenas prata, continuaria a valorizá-la por todo o seu trabalho anterior e pela prestação em causa. O triatlo é uma modalidade extremamente exigente a nível da resistência dos atletas mas, se estes não tiverem também uma determinação do tamanho do mundo, sucumbem facilmente ao cansaço. A Vanessa está sem dúvida de parabéns.

Mas também é evidente que num país onde existe apenas e só futebol, torna-se complicado esperar mais do punhado de atletas portugueses que se apresentam nos Jogos Olímpicos a competir noutros desportos que não o considerado rei.

paulo disse...

começando pela Vanessa: o triatlo, já o disseram aqui, é uma modalidade exigente, muito exigente! facilmente se percebe isso perante os treinos que a moça faz e que a privam de imensa coisa. treinar na Austrália por exemplo de onde vêm as melhores do mundo e de onde a mais aclamada acabou por ganhar o ouro.
de facto, não sei o que farão os outros, acredito que se esforcem, mas deviam também esforçar-se por honrar o seu país e o dinheiro (pouco) que recebem. a mim, parece-me mesmo que alguns foram passear e isso também me enerva e não é por não ganharem medalhas, mas por, de alguma forma, terem projectado noutros factores o seu fracasso. claro, pode acontecer, mas porque acontece realmente com uns e não com outros? só por pura sorte? não me parece.

um abraço