"Cartaz Cultural"

Se nos pedissem para analisar as notícias do jornal por ordem de relevância, em que lugar colocaríamos o horóscopo, a dita coluna social e as fofocas cor-de-rosa? Muito provavelmente, entre as mais fúteis, as menos relevantes. E estariam os inquiridos a ser sinceros nas suas respostas? Pois tenho-me apercebido que em grande parte dos jornais, essas “notícias” fazem parte dos cadernos culturais. O novo corte de cabelo da vazia Paris Hilton vem lado a lado com o concerto de Maria João no CCB. A nova crise da parvinha Britney ocupa uma das páginas culturais. As supostas amantes do Cristiano Ronaldo valem mais do que uma nova exposição em Serralves. As fotos de praia dos "famosos" ocupam tinta e mais tinta por todos os lados.
Não vale a pena negar, esta dita "culturazeca" afecta-nos a todos. Até ao maior intelectual da praça. Todos gostamos de cusquices, todos gostamos destas "noticiazinhas", mas chegou-se a um patamar alucinante de bombardeio visual e escrito absolutamente ridículo, vazio e absurdo que mina as cabecinhas de muitos e cada vez mais de outros. O look deste, o casaco da outra, o divórcio desta, as compras do outro, as plásticas, as lipo, as festas...
E quando me vejo rodeado de pessoas que não conseguem manter um discurso articulado, argumentado, consistente, inteligente e interessante, percebo que o patamar da alucinação é cada vez maior. E sinto-me mais alucinado ainda!
Apetece-me gritar, esbofetear, pontapear e enxovalhar mentes pobres assim. Já não me dão vontade de rir, dão-me pena!
Sejamos fúteis, mas sejamos muito mais do que isso!

3 comentários:

Anónimo disse...

Compreendo-te muito bem. A mim também me dão pena mas sobretudo uma certa raiva. É incrível para o que caminhamos a passos largos. O que é verdadeiramente importante parece que cada vez o é menos.
Sejamos mais do que isso de facto.

Anónimo disse...

Nunca tinha pensado nessa história das cuscovilhices virem muitas vezes na parte cultural. É mesmo verdade. Mais uma prova de que vivemos numa sociedade futil, cada vez mais vazia e cheia daquilo que menos interessa.

Anónimo disse...

A verdade é que todos concordamos com isto, mas é com o mediatismo, as fofoquices e as cusquices que acabamos por perder mais tempo.

Basta que tentes manter uma conversa mais promissora sobre um tema de maior interesse (ou pelo menos real), que darás e imediato de caras com o "desligar" do grupo que te acompanha. As pessoas já não uerem perder tempo com coisas muito "puxadas" e enquanto o povo pobre e humilde (mas armado em chique) se ocupa das vidas surreais de outrém, de total e efectivo desinteresse, estupificando todos os dias (e reparemos que aqui também não estão a viver efectivamente dia-a-dia), o governo diverte-se a f****-***, aumentando taxas de juro, portagens, metendo a mão ao bolso dos contribuintes aqui e ali para o gastar nos volvos, nas festas, nas viagens de representação ...

Graduated Fool, diga lá que estas calças não são fantásticas ... quase tão espectaculares quanto as malas de viagem de Louis Vitton do Castelo-Branco ...