A loucura educativa continua...

Literalmente já não sei se ria, se chore, se me deixe ir com o rebanho, se vá contra tudo e todos, se mande tudo isto para a merda, faça as malas e me vá embora daqui. Já faltou mais, bem mais.

Esta brincadeira está a atingir proporções catastróficas!

Todos os dias saio indignado da escola. Todos! A cada dia as novidades sucedem-se de forma alucinante, acima de tudo, alucinada, impensada, desnorteada, absolutamente absurda. Hoje mais uma novidade deliciosa!

Há uns dias sei das fantásticas notícias sobre o próximo concurso de professores. Então parece que agora, de repente, vá-se lá saber com que argumento, os professores de Quadro de Zona Pedagógica vão ter de concorrer a 4 zonas pedagógicas. Lindo!
Já alguém pensou nas consequências trágicas disso? Já alguém naquele ministério sorridente e armado em muito sério, preocupado e eficiente, sequer perdeu um segundo a pensar no quão grave e ridículo isso é? É que basta ter um simples e raquítico neurónio para lá chegar.
Uns do Algarve, com anos e anos de trabalho no lombo, anos a saltitar de escola em escola percorrendo o país, que lá conseguiram ficar efectivos, estabilizar um pouco mais as suas vidas, vão efectivar em Setúbal. Outros do Porto, com mais de 10 anos de serviço, efectivos em QZP, com casa para pagar, carro e filhos para sustentar, lá vão assentar malas em Santarém. E por aí fora.
Eu ainda vou dar comigo na fronteira com Espanha ou para lá da Nazaré.
Se assim for e tendo em conta o ministério irredutor que temos, parece que assim vai ser, os que estão à frente nas listas vão-se dar mal, muito mal. Largam casa, companheiros, filhos e família e lá vão eles pelo menos 4 anos para longe. Os que estão mais para trás na lista, como não terão vaga para efectivar nem perto, nem longe, ainda vão continuar em Quadro de Zona perto de casa.
É esta a estabilidade que o ministério tanto defende? O envolvimento de professores em projectos nas escolas, a continuidade pedagógica, etc?
Porque é que me dei ao trabalho de terminar o curso com boa nota? Por este andar mais valia ter terminado com um mísero 10. Assim, agora não teria lugar para efectivar numa escola/agrupamento (para onde vou ser obrigado a concorrer) e ficava no QZP onde estou.

Pois, é verdade que para o dia 15 de Novembro está marcada mais uma manifestação de professores, mais uma que não dará em nada, mas hoje os meus ouvidos recebem nova sonora bombinha querida.
Hoje, numa absurda reunião sindical, venho a saber que agora os sindicatos resolveram marcar uma manifestação de professores para dia 8, portanto, uma semana antes.

Que parvoíce é esta? Hã?

Isso é que a ministra vai ficar contente. Uns para um lado, outros para o outro... professores e sindicatos separados.

5 comentários:

Anónimo disse...

Acho que não percebi bem porque não sei bem o que é isso do quadro de zona mas parece-me que mau, muito mau e grave.
Se não conhecesse alguns professores e visse só as notícias na tv até achava que os professores se queixavam sem mta razão. Mas conheço e fico boqueaberto com algumas coisas que me contam que se estão a passar.
E a ideia que tenho é que os sindicatos não vos representam muito bem. Estou enganado?

João Roque disse...

"Em casa em que não há pão, todos berram, todos têm razão"...

Anónimo disse...

Pois também já soube destas belas notícias. O que mais ainda falta acontecer?

Nem imaginas como andam as coisas aqui na escola. É mesmo a loucura sem sentido.

Frankenstakion disse...

Ainda não sabia desta última estupidez. Só visto. Não sabem o que inventer mais para tramar a vida das pessoas, com certeza.

Anónimo disse...

Olha ... não sei que diga a esta merda toda. A verdade é que também gostava de fugir daqui, estou farto deste país até à raíz dos cabelos.
Este governo, governa CONTRA o seu povo, governa CONTRA em tudo o que possa representar a sua governação ou desgovernação.