Gorecki

Levantou-se cedo. Não porque queria ver se conseguia estar acordada durante o dia e deixar a noite para dormir, ir contra a quase norma naturalmente instituída nas férias. Mas porque se tinha deitado cedo na noite anterior.
Sentia a cabeça e o coração tão cheios mas cortados ao meio. E por isso a alma estava vazia. Isso, nada mais. Não conseguia sentir nada mais além disso. Um vazio a apertar-lhe a alma.
Em vez de ouvir algo que a animasse, não. Como que por penitência, por masoquismo, estendeu-se no sofá a ouvir Gorecki dos Lamb.
Não conseguia chorar. Tinha chorado e chorado horas antes na cama. A almofada parecia ter vindo da Amazónia. De tão molhada atirou-a para o chão.
Chorou até adormecer.
Estupidamente, acordou entre o quarto e o corredor. Isso ainda a fez sentir-se pior. Ali estava ela, no chão frio, entre o quarto e o corredor.
Já não chorou. Já não conseguia verter mais nada dos olhos. Sentia o corpo frio, um frio que nem a alma atingia. Essa estava vazia, sem qualquer temperatura.
Deixou-se ficar ali no sofá a ouvir a música. Levantou-se, colocou-a em repetição e foi tomar banho.
Sem forças nas pernas, deixou-se sentar na banheira e ali ficou, não sabe quanto tempo, ali ficou com a água quente a cair-lhe pelo rosto, pelo corpo. Ali ficou estática, sozinha, vazia, com uma dor imensa no peito. Os olhos molhados de água, não de lágrimas. Nem para essas tinha força.
Mas sentia-as a acumular dentro de si. Sentia que elas voltariam e não tardariam. Talvez ainda misturadas com a água que lhe inundava o corpo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu simplesmente amo esta música, sobretudo na sua versão completa pois aqui está resumida.
Em relação ao post consegui imaginar a cena ao ponto de sentir uma grande tristeza. é preciso estar-se numa grande dor par se chegar a este ponto.

Anónimo disse...

Não tenho o álbum onde vem esta musica mas é uma musica muito etérea. Transmite calma e dor, daí entender que quando uma pessoa não está bem se deixe ir abaixo com ela.

Anónimo disse...

O que quer dizer Gorecki? A música é linda. Transporta-nos para um local qualquer de uma espécie de sonho, ou melhor transportaria se não fosse o texto pq assim só se consegue imaginar toda a cena e não outra.

Anónimo disse...

:(
:(
:(

Anónimo disse...

Não sei o que dizer. Apetece-me abraçar, proteger.

Anónimo disse...

Um texto tão simples e tão forte. Faz-me ver a sortuda que eu sou cada vez que tomo o meu duche matinal.
Parabéns pelo texto.

Anónimo disse...

Vai-te tratar. Psiquiatra mesmo, não psicólogo. Precisas de ajuda.

Anónimo disse...

Eu adoro esta música, é linda. Gostava de perceber se o texto se refere a alguém específico pois fico sem perceber a contextualização.
Já agora, porque insistes em aceitar os comentários deste anónimo? gostava que me respondesses ...

Graduated Fool disse...

A letra não se refere a ninguém específico. É um tema lindo, só isso.