Internado

A passagem de ano foi excelente. O desejo de um bom começo de 2009. Mas não tem passado disso, de um desejo.
Um dia a chave do carro deixa de funcionar. Já para não falar do enorme risco, feito propositadamente, quase de ponta a ponta da porta do dito cujo. Outro dia os estores do quarto avariam. Outro dia fundem-se 2 lâmpadas de casa. Outro dia, nestes pautados por um frio imenso, foi o aquecedor que pifou. O ambiente na escola está de cortar à faca, estranho, revoltado, revoltante, entristecido... E agora o pior. O meu Bruninho está hospitalizado.
Não é constipação. Não é gripe. Não é do excesso de peso. A castração levou-o aos quase 7 kg. Não se sabe o que é. Por ora sei que lá está, longe, sozinho, sem mim, sem a Camila, aos cuidados não sei bem de quem.

Em casa pingas de “água” um pouco por todo o lado. Chão, sofá, uma ou outra cadeira, em cima da tv, no edredon da cama... Só podia ser um deles. O que se passaria? Bruno. Da boca deixava cair pingas de saliva, pingas de um liquido transparente. Ia-se formando uma espécie de estalactites que, com a força da gravidade, lhe vertiam da boca. De resto, como se isto fosse pouco, parecia-me bem. Cumprimentou-me à porta, estendeu-se de barriga para cima para as festas do costume e ainda quis brincadeira. Mas as gotas caíam-lhe da boca.
Hospital Veterinário do Restelo. Consulta bem mais cara por ser “fora de horas”. Que estupidez! Como se as pessoas tivessem a culpa de precisarem de socorrer os seus animais depois das 21 horas. Como se os animais tivessem a culpa! Tantos quilómetros a desoras, o coração nas mãos e ainda tem de se pagar mais por ser de noite. Enfim. Lá vou a voar.
Análise à boca. Nada. Palpação. Nada. Temperatura. Nada. Auscultação dos batimentos cardíacos. Pois, arritmia. Batimentos rápidos e, problemático, descompassados. Preocupante, disse a novinha veterinária. Análise ao sangue. Espero. Nada. Análise à urina. Espero. Nada. Raio X. Espero. Nada. O que terá o meu menino? Não é envenenamento. Não há plantas em casa. Não há detergentes abertos.
"A baba enfim... isso... agora os batimentos cardíacos é que me estão a preocupar. É melhor deixá-lo cá até se saber o que tem este gatão lindo e tão bem comportadinho. És mesmo um amor, não és Bruno. Vai ficar a soro e mais logo volto a fazer-lhe os testes para ver os resultados bioquímicos. Mas é estranho porque estes testes de agora não acusam nada."
Ficou internado. Pelos menos 48 horas. Não se sabe o que é. Vão fazer mais testes, mais análises e vai estar a soro e mais soro.
Não almocei, não jantei e estou com uma brutal dor de cabeça. Mas não consigo dormir. A casa está um “gelo”. A Camila olha para mim. Sente que algo se passa. Olha-me como que perguntando "Onde é que está aquele palerma gordo?"
Depois de mais de três horas no hospital, o preço. 173 euros da consulta, análises e raio x, mais caução de 100 euros pelo internamento, soro, injecções não sei de quê e mais análises nas próximas horas ou dias. Tudo bem descriminado nos papéis mas eu só via o total. 273 euros hoje e uma previsão de, pelo menos, mais 100 euros daqui a dois dias. Cerca de 400 euros assim e na melhor das hipóteses.
Apetece-me gritar, mais até do que chorar. Tanto dinheiro, sempre contadinho até ao fim do mês, e sem o meu menino aqui. Sem saber o que ele tem. Sem saber como está, como virá, quando virá...
Os planos para Estocolmo, Copenhaga, Roma, Paris, Nova Iorque ou Istambul nas férias do Carnaval... já eram! Rio de Janeiro ou Cidade do Cabo, Joanesburgo e Kruger Park ou Tóquio ou Macau e Hong Kong na Páscoa, também! Nem com o grande desconto das viagens vai dar.
Já não se trata do risco do carro. Já não se vai ao dermatologista. Já não se vai ao oftalmologista. Já não se compram os óculos novos. A esterilização da Camila fica para outras datas. Aperta, aperta, aperta.
Mas isso agora pouco importa. É apenas algo abaixo do secundário. Não vou, não faço, não compro. Aperto ainda mais o cinto, os cordões à bolsa, pronto.
É muito dinheiro para mim, muito, mas isso agora é pouco mais que nada. Penso nisso depois. Quero é o meu Bruninho aqui e com saúde.

11 comentários:

João Roque disse...

Como eu te entendo e estou solidário contigo.
Abraço.

Anónimo disse...

Meu lindo desculpa o comentário ao primeiro post. Foi numa de brincar e afinal tu estás mal. Imagino. Eu a pensar que andavas felizmente ocupado e afinal só coisas más a acontecerem-te.
Que rombo no orçamento 400 euros. Eu passava-me, tinha que ir roubar.
Precisas de ajuda? Uns trocos posso emprestar-te.
E há novidades do gatinho? Como está ele?
Agora fiquei triste e indignada com o preço abusivo. Não admira que animais morram porque os donos não os levam ao veterinário durante a noite, com preços desses as pessoas pensam duas vezes e muitas vezes preferem esperar para o dia seguinte que é mais barato.

Vou-te ligar logo à noite.

Um beijinho grande e muita força.

paulo disse...

isto é que é um ano avariado! tenho pena pelo Bruninho e imagino a tua angústia! de facto, o resto que se lixe desde que o bichinho fique bem! as melhoras dele!
abraço

Felisberto disse...

meu caro amigo, realmente, e infelizmente sei como é o que estás a passar...tenho duas gatas siamesas que são a alma cá de casa e da família, no ano passado uma apanhou um virus muito perigoso, mas que nada tem a ver com os sintomas do teu Bruninho, e também foi muito dinheiro para a tratar em dois dias...eram lágrimas e lágrimas porque faltava a nossa Xaninha, enfim, é um sofrimento interior muito grande, são filhos, irmãos autênticos...é uma dor horrorosa...só te posso dar toda a minha força e desejar e rezar que tudo corra bem e que seja só um sustinho.
O dinheiro, é uma frustração aproveitarem-se do desespero das pessoas...mas...é o teu amor por ele que no final conta mais.
Muita força e tudo de bom*

Individual(mente) disse...

Já somos dois que começamos mal 2009. Apesar disso, as melhoras para o felino!
Abraço

Anónimo disse...

Que cenário tão dramático, até estou sufocado. Sabes que mais, aqui neste país é que não se vive mesmo. É sempre a mesma coisa e não podemos ter percalços (é assim que se escreve?!). Qualquer coisa que nos fuja ao corrente é logo um problemão e boicota-nos as esperanças e os mínimos sonhos. MERDA !!!

MERDA p'ra tudo e p'ra este país. É sempre a mesma conversa.
Já vi que o ano começou mal. P'ra mim também, estou mesmo pior que estragado com tudo. Adiante, espero que pelo menos o Bruno fique bom, é o mínimo que se exige depois de largados 400 euros assim de rajada (ordenado minimo de algumas pessoas que teriam obrigatoriamente de deixar os seus gatos morrer).
Uma vergonha!

Graduated Fool disse...

Bem, o moço esteve internado dois dias e duas noites em tratamentos e eu em casa com o coração nas mãos e com o bolso vazio.
Ontem fui lá buscá-lo. Esteve a soro para "limpar" o sangue e não desidratar (porque a saliva em excesso estava a desidratá-lo), fez tratamentos, mas não sabem bem a causa do que se passou. Tinha as amigdalas inflamadas mas não se sabe porquê. Pronto, foi uma coisa qualquer, disseram-me. Estranho, enfim.
O que interessa é que ele está bem melhor, já está quase fino. Vou ter de lhe dar antibiótico e anti-inflamatório durante 7 dias e esperar que volte a ficar bom de vez.

Obrigado a todos os que perguntaram e deram uma palavra amiga.

Obrigado.

CarlaRamalho disse...

Opá ... que merda!! Sempre a porra do dinheiro contado... Mas ao menos ele está melhor!

Se isto te serve de consolação, o ano passado tb não fui a Paris pq gastei dinheiro com o "Sem Nome". Lembraste?!

Fizeste bem em salvar o amiguinho de 4 patas!

Beijinhos

Anónimo disse...

Já sei que o gatito está melhor, ainda bem. :)

Cá em casa quando um cão adoece é um ai jesus. A minha mãe então fica mais doente que o animal, o que ainda nos poe pior a nós.
Os veterinários, quando a situação é mais grave e complicada levam-nos os olhos da cara. Já gastámos fortunas com os cães e quando há ninhadas só em vacinas e desparatizações sao dezenas de euros.

Mas o que mais queremos é que eles fiquem bem de saúde e por isso fazemos o que podemos e não podemos.

Agora dá-lhe mtos miminhos.

Abraço

F disse...

Olá. Depois da aflição fico contente por saber que o pai do Yorick já está melhor. O rombo no orçamento é que foi mau, eles abusam um pouco, mas uma vida é uma vida. Um abraço

Frankenstakion disse...

O Yorick e Cª já lhe deixaram as melhoras para o papa Bruno. Vais ver que vai ficar tudo bem. Abraços e miaus