Hoje olhei a escola de outra forma.

Na escola o ambiente está, cada vez menos subtilmente, de cortar à faca. Bocas para o ar, silêncios, conversas em baixo tom, grupinhos, olhares... Surreal!
Todos são contra esta dita Avaliação. Contra de raiz. Contra as "queridas" alterações feitas pela ministra. Logicamente contra. Mas na hora "H", na hora das tomadas de decisão... vem o medo. Uns pensam no ordenado que têm medo de perder, outros têm medo de não progredir na carreira, outros temem represálias, outros desistiram da luta, outros dizem uma coisa mas fazem outra... pois, na hora "H" há de tudo e conhecem-se melhor algumas pessoas. O medo até posso entender, eu próprio o tenho, agora a falta de carácter, não!
Hoje foi o dia último para a requisição das 2 ou 3 aulas assistidas. Só com essas se pode ter avaliação superior a "Bom". Só quem as requisitar poderá vir a ter "Muito Bom" ou "Excelente". Incrivelmente, este ministério considera que 2 ou 3 aulas fazem essa diferença. 2 ou 3 aulas definem o tipo de professor, a sua qualidade como docente.
Por mim podem ir assistir-me a 20, 30 ou 40 aulas, quero lá saber. Até acho que se é para assistir então devem ser muitas, a várias turmas, etc... Isso seria mais lógico, daria para tirar mais conclusões. Aulas assistidas por gente com habilitações para o efeito. Agora 2 aulas? Isso significa o quê? Nada!
Eu não entreguei requisição nenhuma! Eu e mais uns muitos colegas. E mesmo que fossem poucos, não entregava! Sim, também tenho medo, mas recuso-me a ir atrás deste rebanho pintado de negro desde o início. Um rebanho que acaba por ir direitinho por um caminho cheio de curvas macabras, absurdas, ridículas. Um caminho cheio de pedras duras lamentáveis. Um caminho sem qualquer sentido lógico. Um caminho desenhado por gente que não sabe o que é dar aulas, estar diariamente nas escolas de hoje. Avaliação sim. Mas isto, isto não é nada. Não avalia nada. Mas hoje, no limite do prazo para entrega do documento, lá foram muitos formar o rebanho.
Muitos dos que mais reclamam e apupam a ministra foram entregar a requisição. Os professores contratados até posso entender. O medo de ficarem desempregados. Os professores do Quadro de Zona Pedagógica entendo bem menos. Os professores do Quadro de escola não entendo mesmo. Baixam as armas? Então esta luta foi para quê?
Estão no seu direito, claro. Cada um sabe de si, claro. Mas então não reclamem mais.
Eu também gostava de ter Muito Bom" ou "Excelente", claro. Quem não gostaria? Mas assim? Assim não. É apenas uma avaliação de papel que não corresponde à realidade. Assim isto não me diz nada. É uma avaliação completamente viciada e sem sentido.
Há até gente sinistra ao ponto de entregar a requisição porque assim podem entrar nas cotas daqueles que irão progredir na carreira. "Quantos mais não entregarem a requisição, quantos mais não entregarem os Objectivos Individuais, mais possibilidade tenho eu de ter Excelente e passar-lhes à frente. Quantos menos entregarem, mais possibilidades tenho eu de ter melhor nota!", pensam algumas mentes. Mentes que depois pegam no livro de ponto e se dirigem para uma aula para leccionar "Formação Cívica", transmitir valores.
A isto chama-se esperar que uns se deitem para esses lhes passarem por cima. São estes profissionais excelentes? Moralmente serão?
Hoje não entreguei a requisição, já não sou um excelente, sequer muito bom professor, e em breve não vou entregar os ditos Objectivos Individuais. Quero lá saber se entregam muitos ou poucos. Se estivermos todos à espera do que os outros vão fazer, não vamos a lado nenhum.
É pena que assim seja. É pena que não sejamos, de facto, unidos até ao fim. É pena que, já hoje, muitos se "cortaram". É pena! Uma coisa é certa: se o rebanho aumentar, se poucos ficarem para trás, daqui para a frente o ministério fará mesmo tudo o que quiser de nós. Aí a culpa é nossa, muito nossa.
Passem-me à frente, recebam mais ordenado, congratulem-se por ter melhor classificação que eu. Sejam "Muito Bons" ou "Excelentes"!
Posso vir a dar-me mal, muito mal até, sei bem. Mas não compactuo com isto. Isto não é ser professor, isto não é ser avaliado, isto não é ser coerente.
Hoje olhei a escola de outra forma.
Prefiro ser dos poucos que ficam para trás, se tiver de assim ser, mas olho-me melhor ao espelho todas as manhãs. Hoje alguns já não olharão, talvez.

6 comentários:

Felisberto disse...

acho muito triste, mas muito triste toda esta situação...compreendo e sinceramente aplaudo a tua atitude, a tua GRANDE moral, é de louvar. Mas, eu, um pensador frio, também considero que no mundo de hoje ter princípios não nos põe comida na mesa...é um pau de dois bicos. Eu, como jurista, decidi não ser advogado, pois escolhi a moral, mas por causa disso, sei que tenho que pagar um preço caro.
É complicado...não obstante, muita força.

PS - como está o Bruninho?

Graduated Fool disse...

O Bruno está melhor.

Tenho a explicação nos comentários ao post "Internado".

Obrigado e abraço.

paulo disse...

há sempre ovelhas negras! eu não apresentarei requisição nenhuma. para quê? sinceramente, o tema da avaliação está a deixar-me esgotado, mas poder livrar-me de um muito bom ou excelente deixa-me DESCANSADO, acreditas? trabalhar para eles e depois ser sujeito às cotas e não haver cotas... aconteceu-me o ano passado e a frustração ainda foi maior. só quero é que isto acabe de vez!


abraço

Anónimo disse...

é preciso teres tomates para tomares uma atitude dessas. Mas já pensaste que podes ser mm mto prejudicado? Mas força!

Entendo a atitude dos outros mas ao menos que não reclamem. É revoltante.

Anónimo disse...

O quê?
Não vais entregar os objectivos? Estás louco?
Mas tu és um excelente professor, melhor do que a maioria. Tens um dom especial para cativar os alunos. Ainda hoje aqui na escola falam em ti e perguntam quando é que voltas para cá.
Vais-te ficar pelo Bom quando com 2 aulas assistidas podes ter mais que é o que mereces? Pensa bem.
Eu miseravel contratada tenho mesmo que entregar, caso contrário para o ano arrisco-me a ficar desempregada.
Mas acabo por perceber o teu ponto de vista, isto tudo é horrível e injusto e percebo a tua revolta e o facto de ires por principios e não desistires de lutar contra esta estupidez. Só que já viste que depois ficas para trás e outros que não merecem passam-te à frente, esses tais de que falas e que aqui na escola também cá andam? E isso é justo?
Pensa bem. Mas sei que é um pau de dois bicos, ires com um rebanho de quem discordas ou ficares para trás agarrado aquilo em que acreditas.
De qualquer forma admiro muito a tua postura e sinceramente já estava à espera. Mas continuo a dizer que deves pensar bem.
O mundo pertence aos cabrões e às vezes temos de ser assim também.

ψ Psimento ψ disse...

Lamentavelmente o mundo está virado para aqueles que ficam bem na fotografia. Espero sinceramente que essa vossa “luta” vos leve a algum lado embora veja que ainda têm um longo caminho a precorrer…