O Leitor
O Leitor é daqueles filmes que se adora logo à primeira, que se começa a adorar depois de ver uma segunda vez ou, pura e simplesmente, não nos entra nos gostos. A isso já nos havia habituado o realizador Stephen Daldry com "As Horas".
O argumento começa, logo de início, a ser previsível, até porque acontece na Alemanha pós-Holocausto, o que não levará muita gente ao cinema. Está tudo farto da dita Alemanha Nazi. Mas aqui a história é outra e retratada de uma outra forma também. O filme é lento sem ser, é calmo sem ser, é parado sem ser. O Leitor não se reporta às atrocidades dos campos de concentração, mas sim como uma pessoa pode mudar a vida de outra, como há coisas que nos marcam para sempre, dê a vida a voltas que der.
É um filme competente, respeitável e com uma fabulosa ambientação. É frio e, ao mesmo tempo acolhedor. A fotografia é exímia, as cores notáveis, a estética a rondar a perfeição.
O actor principal está muito bem mas, quer se queira, quer não, é impreterível destacar Kate Winslet, merecidíssima vencedora dos prémios já atribuídos este ano. É perfeita nos olhares, nos gestos duros masculinizados, no sotaque, na subtileza, no mistério que a rodeia. É perfeita nas técnicas de representação. Não se sabe bem o que pensar da sua personagem. Queremos gostar dela e não gostamos. Queremos não gostar e gostamos. Nem o protagonista consegue lidar com seu sentimentos por ela. E essa dicotomia, nada fácil de fazer, é encarnada na perfeição.
Os diálogos curtos e frios, sobretudo no final, agradarão a muitos, a outros nada mesmo. O Leitor pode parecer um tipo de filme ultrapassado para muita gente e constitui uma peça única nos nomeados para os principais prémios cinematográficos do ano. O filme de Stephen Daldry é quase o oposto dos restantes nomeados aos Oscares, por exemplo. Mas isso não lhe tira qualquer mérito, não mesmo.
Palmas Stephen, palmas Kate.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
É um filme absolutamente a não perder.
Abraço.
Eu disse-te que ias gostar. O filme é excelente e concordo com tudo o que tu escreveste.
Quero ver! Quero ver!
Como disse o piguim, absolutamente a não perder.
Enviar um comentário