- O ser humano é mau por natureza. É a sociedade, são os valores, as leis, as normas vigentes, as morais, as culturas, as religiões,... que nos fazem tentar ser melhores pessoas, crescer e caminhar num caminho de bondade. Umas pessoas conseguem ser muito boas, outras muito más, outras mais ou menos. Mas, na base, na raiz, nascemos com propensão a sermos maus. Desde pequenos que nos tentam ensinar o certo e o errado, o que devemos e não devemos ser. Somos maus mas aprendemos a ser bons. Tentamos ser educados, cordiais, simpáticos, trabalhadores, correctos, verdadeiros, honestos, bons amigos, bons amantes, bons companheiros, bons filhos, bons pais, bons. Mas na base somos animais, umas bestas. Quando nos contrariam, quando as coisas não são como nós queremos, lutamos, caçamos, devoramos, maltratamos. Vamos lá ao fundo buscar o bicho e, assustadoramente, ele está mesmo ali tão perto. Olha as guerras. Os povos não se entendem e portam-se quais animais ferozes. Na base somos bestas, bichos, somos animais. É assim o ser humano, em última instância.
- Ser humano é evitar essa última instância. É isso que nos distingue dos animais. E isso faz uma grande diferença.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
A frase final arrebatou-me.
Excelente, excelente.
Assino por baixo do que a fátima escreveu. Excelente.
Estava a ler o texto e até estava a concordar, até que li o que a outra pessoa disse e vi que essa é que tinha razão. É mm isso.
Concordo com tudo
Great ending.
Eu estava a franzir um pouco o sobrolho com a leitura do texto, mas realmente a frase final veio a dar-lhe toda uma coerência.
Enviar um comentário